Pular para o conteúdo principal

Psicologia e misticismo não se misturam


Psicologia e misticismo não se misturam

O aumento no número de denúncias de profissionais, que incluem práticas místicas em suas sessões, preocupa por deturpar a imagem da profissão.
A prática da ética na psicologia é essencial para a profissão.

Matéria publicada no Jornal PSI ed 140. Disponível neste link [copiada na íntegra]

https://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/jornal_crp/140/frames/fr_questoes_eticas.aspx. Acesso em 07-10-2021

O item "e" do Artigo 2º do Código de Ética, que dispõe sobre Responsabilidades Gerais do psicólogo, prevê que a ele é vedado "induzir a convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas, quando do exercício de suas funções profissionais". 

Já o item "c" do Artigo 1º determina que o profissional preste "serviços psicológicos em condições de trabalho eficientes, de acordo com os princípios e técnicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional". 

Ou seja, a Psicologia não pode se misturar a práticas que envolvam fé ou misticismo, uma vez que ela se propõe, através da atuação de seus profissionais, uma relação diferente da proposta por esses campos.

São práticas próprias do homem desde a Antiguidade, em que o conhecimento sobre o sujeito era de domínio religioso e os problemas patológicos (que nem levavam essa denominação, mas eram considerados de possessão ou sobrenaturais) das pessoas eram levados a curandeiros, xamãs, bruxos, astrólogos ou sacerdotes de diferentes crenças.


A onda mística, que assola o País já há alguns anos, bateu às portas da Psicologia, gerando conflitos no exercício profissional. Para se ter uma dimensão do problema, cerca de 25% dos processos no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo são relativos a denúncias contra psicólogos que inserem práticas místicas ou não reconhecidas pela profissão em suas sessões psicoterápicas, comprometendo o trabalho psicológico e a imagem da profissão no Brasil. 

"Os usuários,  muitas vezes um público leigo, não denunciam, porque aceitam aquilo que o profissional oferece na sessão como Psicologia. 

Por conta disso, acabamos identificando o problema, muito mais claramente, na publicidade feita por esses profissionais, que se promovem como psicólogos ligados a alguma prática mística, do que na denúncia de usuários", revela a coordenadora da Comissão de Ética do CRP-SP, Elisa Zaneratto Rosa.

Ela afirma que surgem muitos e variados casos que ferem o artigo 2º, como aqueles que oferecem e desenvolvem terapia de vidas passadas ou que realizam com o cliente algum tipo de ritual místico ou religioso, como acender uma vela para um santo ou dar um "passe" espiritual no paciente.

"Se o psicólogo oferece algum tipo de prática mística, ou não reconhecida, ele não pode misturá-la à prestação de serviço psicológico. 

Se ele é, ao mesmo tempo, astrólogo e psicólogo, deve separar constantemente as duas atividades, seja no cartão de visitas ou em outras formas de divulgação, nos locais em que trabalha, nas atividades que realiza, quando procurado para cada tarefa. 

Vincular as duas coisas e oferecer àquele que procura a Psicologia uma prática que não pode ser reconhecida enquanto tal é deturpar a profissão", adverte Elisa.

A professora de Ética Profissional na PUCSP, Bronia Liebesny, acrescenta que parte do problema é de responsabilidade da categoria. "A própria classe falou por muitos anos o 'psicologuês'. 

E não deixou claro para a população sua atividade, atuação e limites", observa. 

Ela lembra que, de acordo com várias pesquisas sobre a imagem do profissional, o imaginário popular associou, no decorrer da história, o trabalho do psicólogo a outras inúmeras atividades que se prestavam aparentemente aos mesmos objetivos. 

Alguns autores usaram e pensaram produções culturais que serviram de base para suas teorias. "Por desinformação, essas produções culturais fizeram com que estudantes/profissionais e as pessoas, em geral, passassem a considerará-las a própria Psicologia", afirma Liebesny.

Quando as práticas alternativas, incorporadas à psicoterapia, envolvem a fé em uma religião, a situação se torna mais complicada. 

Bronia cita, como exemplo, a chamada "terapia de vidas passadas", que propõe ao paciente a crença na reencarnação, e é considerada inaceitável pela Psicologia, porque, ao procurar a origem do problema em "outra vida do paciente", ao invés da concepção deste como ser ativo, prega um tipo de passividade, de desresponsabilização do indivíduo. 

"A pressuposição de que há vidas passadas pode ser válida para muitas pessoas, mas não pode fazer parte da Psicologia, porque há o preceito da fé", explica.

Para Bronia, além da questão de fé, esses tipos de prática fogem ao objetivo da Psicologia, que é o de permitir ao indivíduo controlar e se apropriar de seu processo de desenvolvimento das relações. 

 "Para a Psicologia, o indivíduo é um sujeito ativo na solução dos problemas, nas relações. 

Ele é partícipe na construção de sua saúde no processo de desenvolvimento psicológico, não importando qual é a linha teórica do profissional", enfatiza.

"Se o paciente é ativo em seu processo, a questão não pode ser colocada num plano do qual ele não possa dar conta. 

O indivíduo tem de lidar com suas próprias questões", argumenta. Ela observa que, se essas atividades não respondem aos objetivos da Psicologia, obviamente não fazem parte da atividade. 

A professora comenta que várias pesquisas sobre a imagem do psicólogo perante o leigo apontam para a visão de um indivíduo que tem quase super-poderes, com capacidade de ler a mente e ver o interior do paciente. 

"Isso advém de sua sensibilidade de ouvir o sujeito e ajudá-lo a resolver seus problemas - que é já algo discutível enquanto conceituação porque não são todas as teorias que concordam com essa leitura. Isso supõe um poder da técnica, que também é discutível", afirma.

Ela diz que faz parte do senso comum pensar que o psicólogo tem esse poder. No decorrer da história social, o psicólogo era visto como um sucessor ou quase um adjunto do médico que tinha condições para resolver problemas físicos e metafísicos. 

"As pesquisas mostram que, para o usuário, o psicólogo se aproxima do médico e às vezes do padre, pois é sensível, confidente, e não revela os segredos", afirma.

Se essa imagem se fortaleceu e a categoria não se empenhou em desfazê-la, é natural que a natureza da demanda pelos atendimentos psicológicos inclua soluções de ordem mística. 

"Se formos levar em conta a Psicologia, tal como ela se propõe, ela nem é resolutiva e muito menos imediatista. 

Seja qual for a técnica utilizada, ela tem por objetivo lidar com as condições que levam o indivíduo a apresentar aquele determinado comportamento, o modo como as relações estão ocorrendo e também as condições que levam a isso", diz a professora da PUC-SP, Bronia Liebesny.

Para ela, cabe ao Psicólogo  dizer ao usuário, que está fragilizado, quais são os limites da psicoterapia. "Se o profissional não faz essa explicação, ele estará alimentando

uma expectativa. E acontece que, premidos por satisfazerem essa expectativa, muitos psicólogos utilizam técnicas alternativas para auxiliar na satisfação da demanda. Muitos saberes - apesar de serem respeitosos -, não são da Psicologia. 

A Astrologia, por exemplo, é um corpo de conhecimentos, que tem objetivos diferentes da Psicologia. Temos de respeitar esses saberes, mas deixando claro que são saberes de outra alçadas".

A professora acredita que o profissional, ao recorrer às práticas não reconhecidas, está dizendo ao leigo que a Psicologia não dá conta de resolver seus distúrbios mentais e seu sofrimento emocional

.
"Ou se abandona a Psicologia ou se produz algo adequado para torná-la eficaz no problema. 

Temos que produzir conhecimento que questione a não utilidade daquilo que existe. 

Para isso, existem os fóruns acadêmicos e associações científicas. 

E para o conhecimento que não é reconhecido pela Psicologia, mas que revela algum fundamento, há sempre o caminho da pesquisa".

"Muitos psicólogos utilizam técnicas alternativas que acham que vai auxiliar na satisfação dessa demanda. 

Porém, muitos saberes - apesar de serem respeitosos - não são da Psicologia"
Bronia Liebesny

Discussão antiga

Não é de hoje que a mescla de práticas místicas à Psicologia tem sido motivo de discussão. 

Em novembro de 1988, durante o I Congresso de Psicologia do CRP-SP, o tema foi levado à gestão "Palavra Aberta II", tendo como debatedores o bacharel em Psicologia e professor do Instituto de Matemática e Estatística, José Severo de Camargo Pereira; a astróloga e psicóloga clínica, Lídia Vainer; o parapsicólogo e médium Luís Antonio Gaspareto; e a professora de Psicopatologia do Departamento de Psicologia Clínica da USP, Tánia Tsu.

A discussão era sobre os limites entre a Psicologia e as práticas da Parapsicologia, Astrologia, tarô, quiromancia, e outras já em voga na época. Na ocasião, Severo fez uma breve análise de cada prática e concluiu: 

"Tarô, Astrologia, quiromancia, Parapsicologia e outras coisas que tais são apenas produtos especulativos de um pensamento místico e desejoso. 

Mas, como bom cientista, estou disposto a mudar minha opinião diante de provas irrefutáveis. 

Enquanto elas não vierem, continuarei sendo materialista e determinista probabilista."

Psicologa SP - Acolhimento Humanizado perto de você

Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.
Psicologa sp, psicóloga SP, psicólogos em São Paulo, psicologo sp, psicólogo SP, psicóloga perto de mim, consulta com psicóloga, agendar consulta cm psicólogos, psicólogos em são Paulo, onde encontrar psicólogos Bradesco, convenio reembolso de consultas psicológicas, terapia casal sp, atendimento psicológico online, atendimento online, psicólogo apoio, psicológico online, site de psicologia online, psicologa zona norte sp, melhores psicólogos de sp, consulta com psicóloga online, neuropsicologo online, psicólogo online preço, psicologo online whatsapp, onde encontrar psicóloga acessível, psicóloga barata, psicóloga grátis, preço acessível de terapia


O que esperar da consulta com a Psicologa clinica Maristela:

O objetivo do atendimento psicológico é promover a saúde mental e emocional, reduzindo o sofrimento causado pela ansiedade, depressão e estresse.

Ao buscar atendimento com a Psicologa sp Maristela, você pode esperar:

* Ambiente de confiança e segurança, onde se sentir à vontade para compartilhar suas emoções e pensamentos.
* Experiencia profissional e ampla, com mais de 14 anos de atuação como Psicologia Clínica em São Paulo.
Acolhimento Humanizado e personalizado, que prioriza sua saúde mental e bem estar emocional, individualizado e  adaptado às suas necessidades e objetivos específicos.
* Análise e compreensão das suas emoções e experiências, ajudando a identificar padrões e causas de seus problemas.
* Desenvolvimento de estratégias e ferramentas para lidar com situações estressantes e melhorar a qualidade de vida.
* Comprometimento ético e excêlencia dos atendimentos, garantindo um cuidado profissional e responsável.


Experiência profissional


Ao longo de sua trajetória, a psicóloga é focada em elaborar métodos personalizados de atendimento que satisfazem 95% do seu público.

Além disso, vem criando novas dinâmicas para atender em terapia de casal. 

Ela se compromete em apoiar a pessoa em sua jornada de cura e auto-descoberta, ajudando a superar desafios e promovendo um entendimento mais profundo da mente humana para melhorar a qualidade de saúde mental.

Sua abordagem é adaptada às necessidades e objetivos específicos de cada cliente, com foco em ajudá-los a superar desafios emocionais, psicológicos e comportamentais.

Seu trabalho consiste em oferecer um atendimento diferenciado para que seus clientes possam explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, e trabalhar em direção a uma vida mais saudável e satisfatória.


Isto é apenas um reflexo de sua paixão pela Psicologia e desenvolvimento humano.

A prática do atendimento psicológico abrange diversas abordagens terapêuticas, incluindo a Terapia Cognitivo-Comportamental e Acolhimento humanizado

Formação Acadêmica

A formação acadêmica da psicologa sp Maristela inclui renomadas universidades como PUC, Mackenzie, UNIP, USP e UFAC.

Isto permite uma abordagem integrativa e inovadora em seu trabalho como psicologa clinica.

Psicologa sp, Psicologa sp, psicóloga SP, psicólogos em São Paulo, psicologo sp, psicólogo SP, psicóloga perto de mim, consulta com psicóloga, agendar consulta cm psicólogos, psicólogos em são Paulo, onde encontrar psicólogos Bradesco, convenio reembolso de consultas psicológicas, terapia casal sp, atendimento psicológico online, atendimento online, psicólogo apoio, psicológico online, site de psicologia online, psicologa zona norte sp, melhores psicólogos de sp, consulta com psicóloga online, neuropsicologo online, psicólogo online preço, psicologo online whatsapp, onde encontrar psicóloga acessível, psicóloga barata, psicóloga grátis, preço acessível de terapia
Quem pode passar na consulta Psicológica?

A Psicóloga se dispõe a elaborar cuidadosamente um atendimento personalizado para cada paciente. 

Seu trabalho pode ser procurado para quem busca tratamentos para questões emocionais muito profundas, ou simplesmente para quem precisa de um conselho ou orientação.

A consulta com psicologa individual e o acompanhamento psicológico realizados de forma virtual permitem que as sessões de terapia sejam acessíveis mesmo para aqueles que possuem restrições de tempo ou mobilidade. 

Além da terapia individual, a terapia de casal é outra modalidade importante. 
Nesses casos, o foco está em melhorar a comunicação e resolver conflitos dentro do relacionamento.

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz para ajudar o paciente a superar ansiedade, depressão e outros desafios. 

O acolhimento humanizado em terapia é essencial para criar um ambiente de confiança e segurança para o paciente. 

É uma abordagem que prioriza o respeito, a empatia e a compreensão das emoções e experiências do indivíduo, permitindo que o paciente se sinta compreendido e valorizado, facilitando o processo de autoconhecimento, crescimento pessoal e superação de desafios emocionais.

Essa combinação de abordagens pode trazer muitos benefícios, incluindo uma melhor compreensão das emoções e experiências do paciente, uma maior capacidade para lidar com situações estressantes e uma maior confiança nos próprios recursos. 

Em resumo, a combinação da terapia cognitivo-comportamental com o acolhimento humanizado em terapia oferece um tratamento mais completo e eficaz para ajudar os pacientes a superar seus desafios emocionais.

Terapia Presencial na Av. Paulista 

Psicóloga SP atende pacientes em seu consultório na Av. Paulista, 2001 cj 1911- Bela Vista, Perto do Metrô Consolação. 

Para você que busca uma psicologa perto de mim significa que você pode contar com uma psicóloga presencial em uma região bastante acessível,  sem precisar se deslocar para longas distâncias. 

Mas, para aqueles que não estão perto da Av. Paulista, também oferece a opção de realizar uma consulta individual com a psicologa online.

consulta com psicologa online 

A terapia online é uma opção confortável e prática para quem precisa de ajuda. 

Atualmente, milhares de pessoas recebem atendimento online, beneficiando-se da conveniência e acessibilidade que essa forma de atendimento psicológico oferece. 

Desde março de 2020, a psicologa sp Maristela atendeu mais de 1.200 pacientes online. E este número não para de crescer. 

Consulta Psicóloga Valor

O preço sessão de terapia é diferente para casal e infantil mas é o mesmo valor para terapia online ou presencial.

A 1ª consulta individual custa R$ 99,00

A consulta com psicologa pode ser uma alternativa valiosa para aqueles que buscam um atendimento mais coloquial, sem perder a qualidade técnica/teórica.

Embora muitas pessoas possam confundir com um bate-papo casual, na verdade, a Psicóloga sp se concentra em compreender as emoções embutidas na fala e no olhar do paciente.

A prática da psicologia, seja presencial ou online, busca oferecer suporte emocional e psicológico, ajudando os pacientes a enfrentar desafios e alcançar seu potencial máximo. 

Psicóloga SP Maristela Vallim Botari está preparada para oferecer esse suporte, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento humano em cada sessão de terapia.

O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a prática da profissão e estabelece diretrizes para garantir que o atendimento psicológico seja realizado de maneira ética e eficaz. 

O papel do psicólogo é essencial para a saúde mental, pois é necessário um profissional qualificado para ajudar outras pessoas. 

Os psicólogos podem trabalhar em equipe ou individualmente, fornecendo apoio e orientação para que os pacientes sejam capazes de viver melhor e sentir-se mais confortáveis.

Seu trabalho é indicado para todos que buscam melhorar sua qualidade de vida e sentir-se mais bem estar. 

Os melhores psicólogos são aqueles que incentivam e apoiam o crescimento emocional de seus pacientes, estabelecendo uma relação empática e acolhedora que os faça sentir à vontade para compartilhar suas preocupações e buscar soluções. 

A empatia e a compreensão são fundamentais para uma relação terapêutica eficaz e produtiva. 

Os melhores profissionais compreendem a individualidade de cada pessoa, adaptando suas abordagens de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada paciente.

Em breve você poderá receber nossa newsletter semanal, que oferece dicas, informações e atualizações deste site de Psicologia que trata de temas que vão além da Psicoterapia, como cuidados com a saude mental, qualidade de vida e relacionamentos.

Para cuidar da sua saúde mental, é fundamental buscar suporte adequado quando necessário.

No entanto, é fundamental compreender que este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.

Além disso, cabe destacar que os textos escritos pela psicologa sp neste site de psicologia, em hipótese alguma substituem o trabalho do Psicólogo, servindo apenas como parâmetro para informação geral sobre a Psicologia.

O Conselho Regional de Psicologia orienta que em caso de emergências psicológicas, é crucial ter acesso rápido a apoio profissional. 

Procure atendimento profissional imediata

Em momentos de crise, é importante contatar o CVV pelo número 188 ou acessar o site cvv.org.br para conversar com um voluntário treinado.

É importante ressaltar que a terapia individual, seja presencial ou em consulta online, pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar sua saúde mental e lidar com situações de crise.
 
Informações úteis.

Saiba Onde e como encontrar Psicóloga Bradesco, Psicologos Gratuitos, Psicologa perto de mim.
psicologa perto de mim, saude é,psicologa preço sessão, sessão de terapia valor, psicologa, psicóloga psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Consulta com a Psicóloga em SP, Psicologa por whatsapp: Psicólogos  em São Paulo, terapia online e Presencial Av. Paulista, Psicólogo São Paulo, terapia individual, terapia onlinepreço sessão, psicologa vila mariana, psicologos perto de mim, psicólogo em são paulo

Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento - Psicóloga SP

Se você está buscando uma psicologa perto de mim   para tratar de dificuldades em mostrar seus sentimentos, é importante saber que essa é uma questão comum que muitas pessoas enfrentam. Em consulta com psicóloga,   exploramos os padrões de pensamento e comportamento que podem estar impedindo a expressão de sentimentos e trabalhar com o paciente para desenvolver estratégias eficazes para lidar com esses desafios. Compreendendo a dificuldade A complexidade das emoções humanas muitas vezes se manifesta através da dificuldade em expressá-las.  Em um mundo onde a comunicação é fundamental, o desafio de transmitir sentimentos genuínos pode ser uma barreira significativa para muitos.  Como  psicologa sp , tenho sido testemunha ocular essa luta em muitos dos meus pacientes, cujas experiências variam desde dificuldades interpessoais até questões mais profundas de autoconhecimento e aceit

Diferença entre: paixão e amor. psicologa sp

A diferença entre paixão e amor é um tema frequentemente explorado na psicologia e é essencial para entender as dinâmicas dos relacionamentos.  A psicologa sp Maristela Vallim Botari explica que a paixão é geralmente caracterizada por uma intensa emoção e atração física, sendo muitas vezes impulsiva e avassaladora.  É comum no início dos relacionamentos e pode ser acompanhada por sentimentos de euforia e excitação.  Por outro lado, o amor é mais profundo e duradouro, envolvendo um vínculo emocional e um compromisso genuíno com o bem-estar do outro.  O amor se baseia em confiança, respeito mútuo e um desejo de crescimento conjunto.  Enquanto a paixão pode diminuir com o tempo, o amor tende a se fortalecer e evoluir, proporcionando uma base estável para relacionamentos saudáveis e duradouros. Vamos falar mais sobre isso? Quando as pessoas ficam confusas M. estava confuso em relação aos seus sentimentos por uma mulher que acabara de conhecer.  Ele decidiu procurar a ajuda de uma psicólog

As 05 fases do luto afetivo | Psicologa sp

Psicóloga sp    Maristela Vallim Botari As 5 fases do luto:  Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. As propostas apresentadas por Elisabeth Kübler-Ross em seu livro Elisabeth Kübler-Ross   (Bióloga que estuda as relações afetivas). "Sobre a Morte e o Morrer", publicado em 1969, são consideradas fundamentais para a compreensão dos diferentes estágios que as pessoas atravessam ao lidar com a perda e o processo de luto. Suas ideias revolucionaram a maneira como a sociedade encara o tema da morte e oferecem insights valiosos sobre a experiência humana diante da perda de entes queridos. Ilustrando com uma história Fictícia: Há alguns anos, J e P namoravam há cinco anos e planejavam se casar em breve. No entanto, um dia P acabou o relacionamento de forma abrupta, deixando J

Perguntas que a Psicóloga faz na primeira consulta

Eu não começo a consulta Psicologica perguntando, mas sim,agradecendo a oportunidade de atender o paciente   E pergunto se tem alguma pergunta antes de começar. Geralmente, as pessoas querem saber sobre minha experiência profissional . Em seguida, faço perguntas genéricas: Dados Pessoais: Nome completo: Idade: Data de nascimento: Já fez terapia antes? Se sim, há quanto tempo? Quanto tempo durou? Por que motivo procurou a terapia anterior? Por que motivo procura a Terapia agora, neste momento da sua vida? (Esta é a pergunta principal) Quando começou a sentir o estas angústias? Tem sintomas físicos? taquicardia sudorese calafrios tremores enxaqueca queda ou aumento de