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Comunicação não violenta - Psicologa Sp


Psicóloga Sp explica o que é a Comunicação não violenta

Comunicação não violenta (CNV) é a habilidade de falar coisas desagradáveis, sendo minimamente desagradável. O objetivo da CNV é colaborar para reduzir os níveis de ansiedade nas pessoas e tornar a comunicação mais efetiva, seja no trabalho, nos relacionamentos amorosos ou no cotidiano.
 
Aprender a se comunicar pode trazer inúmeros benefícios, além de reduzir o estresse causado pela forma de se comunicar.
 

Este conceito foi desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg para viabilizar a comunicação entre as pessoas, e hoje algumas corporações empregam estas técnicas a fim de promover a colaboração amigável de todos os envolvidos nos projetos.

De acordo com Rosemberg (2006) a CNV passa por 4 estágios:

1. observação

2. sentimento

3. necessidade

4. pedido


1. Observação:

Consiste em observar o que está de fato acontecendo ao nosso redor, e como e o quanto isto nos afeta.

Esta parte é sumamente importante, uma vez que nos obriga a pensar se não estamos "procurando pelo em ovo".

Segundo Rosemberg (2006), esta observação deve ser feita sem nenhum juizo de valor.

2. Sentimento

Um ponto muito importante da CNV é identificar o tipo de sentimento que temos quando algo acontece. Observe que isto é particularmente, porque os sentimentos tendem a ser contagiosos, ou seja, se eu me expressar de maneira raivosa, existe uma enorme probabilidade de que eu receba uma resposta parecida.

3. Necessidade

Identificar a necessidade (ou não) de falar sobre algumas coisas é especialmente relevante, pois nem sempre há necessidade de falar tudo o que pensamos, na hora em que sentimos.


4. Pedido

O grande segredo da CNV consiste em saber como pedir algo: uma mudança, ou fazer uma sugestão.

Cabe aqui uma observaçao importante: é preciso desenvolver o hábito de fazer solicitações suprimindo o julgamento de valor.


Alguns exemplos:

Expressando insatisfação com serviçoes prestados:

Não é preciso ofender o garçon, o motorista da Uber, o médico, a diarista. 

Basta que você aprenda a falar de maneira empática. 

Sim, você entendeu bem. 

Ter empatia com quem comete erros, não significa que você esteja concordando com eles. 

Além disso, você se poupa de ampliar o estresse de uma situação que po si só já é estressante.

Imagine que eu precise fazer uma queixa sobre a qualidade do prato que pedi no restaurante. 

Usar a agressividade como ferramenta só vai ampliar o problema, que, convenhamos, não é tão grave.

Neste caso, eu falaria assim:

" Eu imaginava que este arroz estivesse um pouco mais cozido. Você poderia, por gentileza, trazer um arroz mais cozido?"

Ou

"Senhor motorista, imagino que o caminho que estamos fazendo não seja o mais viável. 

O senhor poderia, por gentileza, aceitar a sugestão de mudar de caminho?"


Comunicação Não Violenta no Trabalho.

Muitas empresas estão perdendo talentos, por causa da forma como seus gestores tratam as pessoas.

É preciso considerar que o mundo mudou bastante depois da popularização da Internet e dos meios de comunicação, portanto, as pessoas esperam outro tipo de tratamento.

Antigamente, os patrões tinham a última palavra: eles mandavam e os colaboradores simplesmente obedeciam; e quando algum colaborador errava, era exposto a humilhações de todo tipo e depois demitido, ficando muitas vezes, sujeito a novas humilhações antes de conseguir um novo trabalho.

Infelizmente esta ideologia opressiva ainda deixa marcas na atualizade e algumas empresas insistem em adotar este ultrapassado modelo de gestão.

Felizmente, as pessoas não estão aceitando isso com naturalidade. 

Atualmente, existem leis que protegem a classe trabalhadora dos possíveis abusos que podem acontecer no trabalho.

Isso significa que os colaboradores não devem aceitar gestores grosseiros, rudes e abusivos; devem recorrer quando forem mal tratados, pois existem recursos que protegem e pessoas que podem orientar, como Advogados, Psicólogos, Consultores de Rh, etc.

Se você é Gestor:

Aprenda a falar com seus colaboradores de forma não violenta. Existem muitos cursos que ensinam isso, vídeos, na Internet, etc. Desta forma você evita problemas para os outros e para si mesmo, o que torna seu trabalho menos difícil.

Não xingue pessoas: tratá-las como "burro", "incompetente", "prequiçoso", "estressado", "difícil" não vai ajudar em nada (como você já deve ter notado). Além disso, pode dar margem para um desgastante processo por danos morais.

Firmeza não é violência:

Não confunda firmeza com atitude violenta. Ser firme com alguém não significa ser violento. Posso ser firme com o meu colaborador, que não entrega seus projetos no prazo, sem passar pela comunicação agressiva.

Uma dica para ser firme, é usar o prazo como limite. Ao invés de falar:

"eu quero este projeto pronto até amanhã, se vira e faz"

posso falar:

"Este projeto precisa estar pronto até as 15 horas de amanhã. Voltarei a falar com você neste horário".

Posso usar a firmeza aliada a frieza, jamais a violência nas comunicações.


Referências:

A CNV foi desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg e ainda não há muitos autores nacionais específicos sobre o tema. 

No entanto, alguns brasileiros abordam questões relacionadas à comunicação interpessoal e resolução de conflitos. Alguns exemplos incluem:

Marshall Rosenberg: Apesar de não ser brasileiro, é essencial mencionar Marshall Rosenberg, o criador da Comunicação Não Violenta, pois suas obras são referências fundamentais.

Rosa Krausz: Psicóloga brasileira que aborda temas relacionados à psicologia e comunicação interpessoal.

Luciano Lannes: Com experiência em mediação e resolução de conflitos, Lannes aborda temas relacionados à comunicação e relacionamentos.

Embora esses autores não se concentrem exclusivamente na CNV, eles contribuem para o entendimento da comunicação eficaz e da resolução pacífica de conflitos. 

Recomenda-se explorar materiais específicos de Marshall Rosenberg para uma compreensão mais aprofundada da Comunicação Não Violenta.

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Psicologa clinica Maristela Vallim Botari 

Maristela é uma psicóloga SP com mais de 16 anos de experiência clínica e mais de 25 anos de trabalho com desenvolvimento pessoal. 

CRP-SP - 06-121677


Terapia presencial individual ou casal em São Paulo

Experiencia profissional

  • Com mais de 16 anos de experiência em Psicologia Clínica, Maristela atua em São Paulo, na Av. Paulista, Região da Bela Vista, Cerqueira César,  com foco em recuperação da saúde mental,  e construção do bem estar emocional, oferecendo atendimento personalizado para , adultos, idosos e casais. 
  • psicologa sp - Objetivos profissionais: 
    Acolher e apoiar nas mudanças, colocando a Psicoterapia mais próxima de você, valorizando a formação e a história de vida das pessoas

    Entenda o que acontece  quando a terapia funciona.

    Seu atendimento é acolhedor e humanizado, e ela ajuda pessoas com diversos problemas emocionais, como ansiedade, depressão, fobias, traumas, luto, separação e estresse.

    Terapia de Casal é outra especialidade da Psicóloga sp, que ajuda os casais a melhorar a comunicação, resolver conflitos, diminuir o estresse e a ansiedade, e a encontrar uma maneira de trabalhar juntos de maneira mais harmoniosa.

    No atendimento de crianças, a Psicóloga sp ensina a criança a identificar e lidar com suas emoções, orientando os pais sobre como conduzir um diálogo enriquecedor com seus filhos.
     

    A psicóloga tem como missão guiar seus pacientes no labirinto emocional, oferecendo apoio personalizado e confidencial.

    Visão - promover o equilíbrio emocional, o autoconhecimento e o respeito aos limites, tanto pessoais quanto interpessoais, visando um futuro de bem-estar emocional. Buscando sempre a Excêlencia dos atendimentos, reside capacidade de proporcionar experiências significativas e personalizadas para cada paciente, oferecendo um cuidado que faça a diferença na vida de cada pessoa.

    Seus valores profissionais incluem:

    • Empatia e Respeito: Compreensão e valorização da individualidade de cada paciente.
    • Ética e Responsabilidade: Compromisso com o Código de Ética Profissional e com o bem-estar dos pacientes.
    • Confidencialidade e Transparência: Garantia de sigilo e clareza na relação terapêutica.
    • Competência e Sensibilidade Cultural: Busca constante por aprimoramento profissional e respeito à diversidade.
    • Colaboração e Comunicação Eficaz: Estabelecimento de um diálogo aberto e construtivo com os pacientes e colegas.
     


  1. Valores e  Tabela atualizada de honorários. O preço sessão de terapia é calculado de acordo com a média dos atendimentos no mês anterior e a média do valor da consulta psicológica praticado pelo mercado.

  2. Reembolso de Terapia por Convênios: A Psicóloga não atende convênios, mas fornece o Recibo da Receita Federal para o cliente solicitar o reembolso junto à sua operadora de Saúde, de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia.



Diferenciais

  • 95% de Satisfação. Os melhores profissionais compreendem a individualidade de cada pessoa, adaptando suas abordagens de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada paciente.

  • Acolhimento Empático: Ambiente confidencial para expressar emoções sem julgamentos.

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  • Flexibilidade: Atendimento online para quem tem restrições de tempo ou mobilidade; Possibilidade de atendimento aos sábados e a noite. Consulte a Psicologa sp para mais detalhes.


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A Psicóloga SP Maristela não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
  • Crises Emocionais: Em casos de emergência, contate o CVV (188) ou busque atendimento psiquiátrico em uma Unidade de Saúde próxima a sua localização.

    Saiba Onde e como encontrar 

     
    Cabe destacar que os textos escritos pela psicologa sp neste site de psicologia, em hipótese alguma substituem o trabalho do Psicólogo, servindo apenas como parâmetro para informação geral sobre a Psicologia.

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Os melhores psicólogos são aqueles que incentivam e apoiam o crescimento emocional de seus pacientes, estabelecendo uma relação empática e acolhedora que os faça sentir à vontade para compartilhar suas preocupações e buscar soluções. 
 
Para você que busca uma psicologa perto de mim significa que você pode contar com uma psicóloga presencial em uma região bastante acessível, sem precisar se deslocar para longas distâncias.  

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