Diferença entre Psicóloga, Psicoterapeuta e Psicanalista.

Diferença entre Psicóloga, Psicoterapeuta e Psicanalista. 

As pessoas muitas vezes confundem os termos "Psicóloga", "Psicoterapeuta" e "Psicanalista" devido à sobreposição e à falta de clareza nas definições desses conceitos. 

Além disso, a área da saúde mental e da psicologia pode ser complexa e diversificada, o que pode levar a uma compreensão equivocada dos diferentes papéis e práticas dos profissionais.


As pessoas muitas vezes confundem os termos "Psicóloga", "Psicoterapeuta" e "Psicanalista" devido à sobreposição e à falta de clareza nas definições desses conceitos.   Além disso, a área da saúde mental e da psicologia pode ser complexa e diversificada, o que pode levar a uma compreensão equivocada dos diferentes papéis e práticas dos profissionais.


Qual a diferença entre Psicólogo, Psicoterapeuta, e Psicanalista.


Psicólogo: São profissionais com formação em Psicologia e podem atuar em diversas áreas, como clínica, educacional, organizacional, entre outras. O psicólogo possui conhecimentos teóricos e práticos para compreender o comportamento humano, as emoções, os processos mentais e as interações sociais.
  • O termo "Psicólogo" é um título profissional que abrange diversas áreas de atuação, desde a clínica até a educacional, organizacional, esportiva, entre outras. Assim, nem todo psicólogo é necessariamente um psicoterapeuta ou um psicanalista. Essa ampla gama de especializações dentro da psicologia pode gerar confusão sobre quais são as práticas específicas de cada profissional.
A profissão de Psicólogo é regida pelo Conselho Federal de Psicologia. A profissão é respaudada pelo Código de Ética do Psicólogo.

Psicoterapeuta:  refere-se ao profissional que realiza a prática da psicoterapia, que é um tratamento psicológico destinado a ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais, comportamentais ou psicológicos. 

  • Psicólogos clínicos frequentemente atuam como psicoterapeutas, mas também há outros profissionais de saúde mental, como psiquiatras, que podem se dedicar à psicoterapia.

Psicanalista: É um profissional, geralmente psicólogo, com formação em psicanálise. 
A psicanálise é uma abordagem terapêutica que se baseia no estudo do inconsciente humano, buscando compreender os processos psíquicos e os conflitos emocionais que influenciam o comportamento. 
O psicanalista utiliza técnicas específicas para explorar o inconsciente e promover a análise dos conteúdos reprimidos.

  • "Psicanálise" é uma abordagem teórica e terapêutica específica dentro da psicologia. 
  • Os psicanalistas são profissionais, geralmente psicólogos, que receberam formação específica em psicanálise. A psicanálise tem como foco principal a compreensão do inconsciente e a análise dos processos psíquicos, utilizando técnicas específicas para acessar e explorar conteúdos reprimidos.

Qual profissional devo escolher?


Ao decidir entre um psiquiatra e um psicólogo, é importante considerar suas necessidades individuais e o tipo de suporte que você está buscando. 

Psiquiatra: Se você está lidando com questões de saúde mental que envolvem sintomas psiquiátricos, como alterações no humor, ansiedade intensa, pensamentos obsessivos ou comportamentos impulsivos, pode ser indicado procurar um psiquiatra. 

  • Os psiquiatras são médicos especializados em saúde mental e podem avaliar, diagnosticar e tratar condições psiquiátricas. Eles estão habilitados a prescrever medicamentos quando necessário, além de oferecerem orientação e acompanhamento terapêutico. Se você suspeita de um transtorno mental específico ou acredita que a intervenção medicamentosa pode ser benéfica, um psiquiatra é o profissional indicado para ajudar no seu tratamento.

Psicóloga: Se você está buscando um espaço seguro para explorar questões emocionais, desenvolver habilidades de enfrentamento, melhorar relacionamentos ou promover crescimento pessoal, é recomendado procurar uma psicóloga. 

  • Os psicólogos são profissionais especializados em saúde mental, com formação acadêmica em psicologia. Eles oferecem psicoterapia, que envolve o diálogo, técnicas terapêuticas e apoio emocional para ajudar as pessoas a lidarem com desafios psicológicos. 

Umz psicóloga pode auxiliar no autoconhecimento, na resolução de conflitos internos, na promoção do bem-estar emocional e no desenvolvimento de estratégias eficazes para lidar com problemas do dia a dia. 

Se você está enfrentando dificuldades emocionais ou deseja melhorar sua qualidade de vida, um psicólogo é o profissional mais indicado para fornecer suporte terapêutico.


Ao escolher entre diferentes abordagens terapêuticas, como a Terapia cognitivo comportamental
 (TCC), a Psicanálise e a Abordagem Humanista, é importante considerar suas preferências pessoais e as características específicas de cada abordagem. 

  • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem terapêutica focada no presente, que busca identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para problemas emocionais e comportamentais. 

É uma abordagem estruturada e baseada em evidências, que visa fornecer técnicas práticas para lidar com problemas específicos. 

Se você está procurando uma terapia mais orientada para a resolução de problemas, focada em objetivos concretos e estratégias práticas para mudança, a TCC pode ser uma boa opção.

  • Psicanálise: A Psicanálise é uma abordagem terapêutica desenvolvida por Sigmund Freud, que enfoca a exploração do inconsciente e a compreensão dos processos psicológicos mais profundos. 

A Psicanálise busca identificar e trabalhar os conflitos inconscientes que influenciam o comportamento e as emoções. É uma abordagem mais longa e voltada para o autoconhecimento, explorando as raízes profundas dos problemas emocionais. 

Se você está interessado em uma abordagem mais reflexiva, que busca compreender os aspectos inconscientes e simbólicos da mente, a Psicanálise pode ser uma escolha adequada.

  • Abordagem Humanista: A Abordagem Humanista, representada por terapias como a Terapia Centrada no Cliente, enfatiza a importância da autenticidade, do crescimento pessoal e da compreensão da experiência subjetiva do indivíduo. 

Essa abordagem terapêutica valoriza a relação terapêutica e o respeito pelas escolhas e valores do cliente. 

Se você busca um ambiente terapêutico acolhedor, não diretivo e focado no desenvolvimento pessoal, a Abordagem Humanista pode ser a mais adequada para você.

É importante também considerar que muitos psicólogos integram diferentes abordagens em seu trabalho, adaptando-as às necessidades individuais de cada cliente.



Você pode agendar sua consulta diretamente na página de Agendamento Online.