Qual a melhor terapia para você? •

Qual a melhor terapia para você? Online ou presencial? Terapia individual ou de casal?  Semanal, mensal ou quinzenal? Longe ou perto de casa? Psicanálise, comportamental ou Humanista?

Você já deve ter perguntado isso e ouviu muitas respostas diferentes, não é mesmo?

O que considerar quando escolher Psicoterapia

Certamente, o tipo de terapia mais eficaz para você, será aquele que ajudará a produzir os resultados que você busca, para romper com padrões limitantes de pensamentos e comportamentos.
 A primeira coisa que você deve fazer é escolher um Bom Psicólogo, que atenda em um local de acessível para você.

Existem basicamente três linhas teóricas: 
  • Psicanálise: Focada em compreender o inconsciente por meio da fala. Nesta abordagem, geralmente o Psicólogo fala pouco e ouve muito analisando a relação do discurso do paciente com possíveis conteúdos inconscientes;
  • Comportamental: Foca em resolver probblemas pontuais, por meio da mudança de comportamento, pensametos e crenças. Indicada para quem tem problemas pontuais para resolver
  • Humanista: prioriza o acolhimento do paciente.

É possível que alguns psicólogos trabalhem com mais de uma abordagem. 

Considere também outros fatores:

Quando procurar psicólogos, verifique a missão, visão e valores éticos do profissional. Os bons psicólogos disponibilizam vídeos falando sobre seu trabalho, o que já colabora para que o futuro paciente tenha uma dimensão da abordagem do Psicólogo.

Localização

Este detalhe parece pequeno, mas se considerarmos a dimensão do seu compromisso com a terapia, passa a ser um detalhe importante.

Certamente, você não vai gostar de perder sessão, por causa de dificuldade com deslocamento. 

E a maioria dos psicólogos atende com hora marcada e raramente conseguem "estender" ou modificar um horário, em função de outros compromissos posteriores.
E você também tem outros compromissos, certamente.

Por isso, é importante escolher um consultório que fique na sua linha de acesso, para garantir da melhor forma que você não perca seu atendimento, pois a falta de regularidade pode impactar negativamente nos resultados.

Horários.


A terapia exige tempo de reflexão. É fundamental que você escolha um consultório que atenda suas necessidades de tempo.

A duração do atendimento também é relevante.
Em geral, trabalhamos com uma média de 50 minutos por sessão, pois é o tempo médio que um cérebro precisa para elucidar ideias.

Porém, você pode negociar este tempo para mais ou para menos, dependendo da sua capacidade particular e da disponibilidade do Psicólogo

Preços

Com relação ao preço de terapia, existem muitas opções: 

Começando pelos atendimentos gratuitos, passando pelos preços acessíveis ou atendimentos sociais em psicologia, até os tratamentos mais caros. 

Mas não use o preço como critério. 

Gabbard (1999) afirma que:

O tratamento mais adequado para um paciente não é necessariamente o mais eficaz em termos de custo (p. 210)

Nem sempre o tratamento mais caro é eficaz; e nem sempre o barato é ineficiente. 
Em todos os casos, é dever do psicólogo acolher e escutar toda e qualquer queixa da mesma forma, sem julgamentos, e com a verdadeira intenção de ajudar, pautando seu trabalho pelos princípios da Ética Profissional.

Referências:


GABBARD, O. Gleen. Psiquiatria Psicodinâmica. Porto Alegre. Artmed, 1999





Com a Terapia Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo

Psicóloga Presencial e Online em São Paulo



Não é a toa que você está lendo este artigo: se encontrou esta página de Psicologia, certamente tem algum interesse em assuntos relacionados à mente humana, ou está em busca de algum Psicólogo ou Psicóloga que o entenda completamente. 

Em algumas fases da vida, nós precisamos de ajuda psicológica, porque algumas situações dramáticas realmente são difíceis de atravessar sozinhos:

Por exemplo: lutos, términos de relacionamentos, brigas de família, traições conjugais, etc..
Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 

Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior*

A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. 

Entenda como funciona uma sessão de terapia.



Comentários

Terapia informações

Agende sua sessão com a Psicóloga SP Acolhimento Humanzado

Postagens recentes