TDAH, Hiperatividade, Dislexia e Desmotivação infantil
O Transtorno do Défict de Atenção e hiperatividade é caracterizado pela dificuldade de focar a atenção em uma atividade (incluindo as não-escolares). A criança muda de atividade constantemente, sem conseguir se concentrar em uma delas
Tenho refletido muito sobre a condição da criança que não aprende a ler e/ou escrever.
Não é um tema fácil de discorrer, porque trata-se de um problema com múltiplas causas e muitos aspectos mantenedores.
Infelizmente alguns diagnósticos são feitos de forma equivocadas, pois a maioria das crianças saudáveis não costuma manter a atenção concentrada na escola. A diferença é que a criança com TDAH não se foca em NADA, nem mesmo aquilo que prende a atenção de outras crianças, como cinema, televisão, brincadeiras, etc.
Hiperatividade
É esperado que toda criança seja ativa.
O que não é esperado é que esta hiperatividade lhe traga prejuízos físicos, emocionais e sociais. Nestes casos estamos diante de um quadro de hiperatividade.
A partir de certa idade, a criança passa a introjetar as normas sociais, compreendendo que em determinados locais e momentos, deve permanecer em silêncio. A criança hiperativa é aquela que compreende estas regras, mas não as segue. E não deixa de segui-las porque "quer": ela simplesmente não consegue ficar parada.
A criança que apresenta dislexia geralmente escreve de forma espelhada, trocando letras parecidas, como o b e d, o p e q, etc.
Somente os profissionais especializados (médicos, psicólogos, neuropsicólogos, neurologistas) podem fazer o diagnóstico adequado sobre o TDAH, a Hiperatividade e a dislexia, pois é preciso compreender como o cérebro da criança responde aos estímulos do ambiente, e somente estes profissionais têm os instrumentos corretos.
Mas.. e quando a criança não apresenta nenhum impedimento? o que faz com que deixe de aprender?
Segundos alguns pesquisadores, a falta de motivação poderia estar entre as variáveis que impedem o aprendizado.
Ok. Mas no que consiste esta "falta de motivação"?
Muitas crianças alegam que a escola é um lugar "chato", que a lição "é difícil" etc. Em alguns casos, esta pode ser a chave do problema, mas ainda não é a resposta definitiva. Se o aluno está apresentando dificuldades em acompanhar a aula, isto pode em alguns casos se relacionar com o ambiente escolar, e vai exigir mais atenção dos pais e dos educadores neste sentido.
Porém, em outros casos, o ambiente escolar é favorável,e ainda assim, a criança não quer ir, e se vai não faz nada, além de "bagunçar o coreto". Nestes casos, convém verificar se:
1) Existem problemas familiares que estejam bloqueando o interesse da criança; Não é regra geral, pois algumas crianças aprendem, mesmo com problemas, enquanto outras não tem problema algum e ainda assim, não aprendem;
2) O ambiente escolar é opressivo. Para algumas crianças a simples troca de escola, ou de horário é suficiente para resolver o problema. Mas é importante conversar com os educadores e a criança conjuntamente.
Existem casos em que acriança não tem transtorno, não tem problema em casa,tem saúde, está bem alimentada, não é mimada, tem material, e ainda assim, apresenta dificuldades. a dica aqui é que busque avaliação psicopedagógica para que se possa compreender corretamente os motivos,pois pode ser que a criança não entendeu completamente o papel da alfabetização na sua vida.
Tenho refletido muito sobre a condição da criança que não aprende a ler e/ou escrever.
Não é um tema fácil de discorrer, porque trata-se de um problema com múltiplas causas e muitos aspectos mantenedores.
TDAH

Hiperatividade
É esperado que toda criança seja ativa.
O que não é esperado é que esta hiperatividade lhe traga prejuízos físicos, emocionais e sociais. Nestes casos estamos diante de um quadro de hiperatividade.
A partir de certa idade, a criança passa a introjetar as normas sociais, compreendendo que em determinados locais e momentos, deve permanecer em silêncio. A criança hiperativa é aquela que compreende estas regras, mas não as segue. E não deixa de segui-las porque "quer": ela simplesmente não consegue ficar parada.
Dislexia:
Dislexia foi dividida em 6 diagnósticos de Desordem de aprendizado distintos e mais específicos:
- Desordem na leitura de palavras;
- Desordem na fluência de leitura;
- Desordem na compreensão da leitura;
- Desordem na expressão escrita;
- Desordem no cálculo matemática;
- Desordem na resolução de problema de matemática
- (fonte Wikipédia)

A criança que apresenta dislexia geralmente escreve de forma espelhada, trocando letras parecidas, como o b e d, o p e q, etc.
Somente os profissionais especializados (médicos, psicólogos, neuropsicólogos, neurologistas) podem fazer o diagnóstico adequado sobre o TDAH, a Hiperatividade e a dislexia, pois é preciso compreender como o cérebro da criança responde aos estímulos do ambiente, e somente estes profissionais têm os instrumentos corretos.
Criança desmotivada
Mas.. e quando a criança não apresenta nenhum impedimento? o que faz com que deixe de aprender?
Segundos alguns pesquisadores, a falta de motivação poderia estar entre as variáveis que impedem o aprendizado.
Ok. Mas no que consiste esta "falta de motivação"?
Muitas crianças alegam que a escola é um lugar "chato", que a lição "é difícil" etc. Em alguns casos, esta pode ser a chave do problema, mas ainda não é a resposta definitiva. Se o aluno está apresentando dificuldades em acompanhar a aula, isto pode em alguns casos se relacionar com o ambiente escolar, e vai exigir mais atenção dos pais e dos educadores neste sentido.
Porém, em outros casos, o ambiente escolar é favorável,e ainda assim, a criança não quer ir, e se vai não faz nada, além de "bagunçar o coreto". Nestes casos, convém verificar se:
1) Existem problemas familiares que estejam bloqueando o interesse da criança; Não é regra geral, pois algumas crianças aprendem, mesmo com problemas, enquanto outras não tem problema algum e ainda assim, não aprendem;
2) O ambiente escolar é opressivo. Para algumas crianças a simples troca de escola, ou de horário é suficiente para resolver o problema. Mas é importante conversar com os educadores e a criança conjuntamente.
Outros casos:
Existem casos em que acriança não tem transtorno, não tem problema em casa,tem saúde, está bem alimentada, não é mimada, tem material, e ainda assim, apresenta dificuldades. a dica aqui é que busque avaliação psicopedagógica para que se possa compreender corretamente os motivos,pois pode ser que a criança não entendeu completamente o papel da alfabetização na sua vida.
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que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia (realizada
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Quem pode se
beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente
pessoas com transtornos mentais,
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