psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

TDAH, Hiperatividade, Dislexia infantil - Psicóloga SP

TDAH, Hiperatividade, Dislexia infantil - Psicóloga SP


O Transtorno do Défict de Atenção e hiperatividade (TDAH): trata-se da dificuldade de manter o interesse e a sequenciação em uma  única atividade, seja escolar ou não.

Percebe-se esta disruptura comportamental mesmo em atividades que, em teoria, deveriam manter a criança concentrada, como por exemplo: brincadeiras, filmes, jogos, etc.

Até mesmo na alimentaçao: uma criança com TDAH raramente senta pra comer, e termina de consumir os alimentos.

Em uma festa, pode se servir de vários tipos de doces e não comer, "esquecendo-os" em algum lugar.

A criança muda de atividade constantemente, sem conseguir se concentrar em uma delas. 

Segundo a Dra. Ana Beatri Barbosa, a criança com TDAH "parece estar “a mais”, mais agitada, mais bagunceira, mais impulsiva, mais dispersa" (Fonte:  Criança com TDAH e a sua Integração com a família e a escola).

Principais Sintomas

O simples fato de uma criança não conseguir manter o foco em algo, não é, nem de longe, suficiente para disgnosticar um quadro de TDAH.

É preciso muito mais, como por exemplo, que a criança apresente um conjunto de sinais:

Comportamentais:

Tendência à exibir comportamentos agressivos, às vezes violentos, exagerados e impulsivos, inquietação, tendência a começar atividades e não concluí-las. Hiperatividade (Fazer muitas coisas ao mesmo tempo); Explosões de raiva.

Cognitivos:
Dificuldade de atenção, concentração e memorização.

Afetivos/emocionais:
Ansiedade, raiva


(Fonte: Einstein: TDAH em adultos o que fazer?)

Consequências do TDAH

  • Dificuldades escolares;
  • Dificuldade de conciliar o sono;
  • Dificuldade em relacionamentos sociais;
  • Irritabilidade;
  • Isolamento.


Hiperatividade 

É esperado que toda criança seja ativa.

O que não é esperado é que esta hiperatividade lhe traga prejuízos físicos, emocionais e sociais. 

Nestes casos, podemos cogitar um quadro de hiperatividade.

A partir de certa idade, a criança passa a introjetar as normas sociais, compreendendo que em determinados locais e momentos, deve permanecer em silêncio. 

A criança hiperativa é aquela que compreende estas regras, mas não as segue. 

E não deixa de segui-lás porque "quer" mas simplesmente não consegue ficar parada.


Dificuldades escolares:

São as difculdades que a criança apresenta exclusivamente no âmbito escolar, sem que isso, encessariamente reflita em TDAH.

Infelizmente muitos profissionais da Educação e da Psicologia confundem este problema com TDAH.

Por isso é importante que seja feita uma avaliação, de preferência com um Neuropsicólogo para que o diagnóstico seja feito de maneira correta.

Dentre as principais dificuldades escolares, a mais conhecida é a:

Dislexia:

Trata-se de uma dificuldade exclusivamente de aprendizado, sem que isso caracterize TDAH, embora algumas crianças com o Transtorno do Defict de atenção, possam também apresentar Dislexia.

A Dislexia foi subdividida em 6 tipos específicos de Desordem de aprendizado:
Dificuldades:
  • na leitura de palavras;
  • na fluência de leitura;
  • na compreensão da leitura;
  •  na expressão escrita;
  • no cálculo matemática;(Discalculia)
  • na resolução de problema de matemática
  • (fonte Wikipédia)


Diagnóstico da Dislexia:


A criança que apresenta dislexia geralmente escreve de forma espelhada, trocando letras parecidas, como o b e d, o p e q, etc.

Desmotivação Infantil:


Mas, e quando a criança não apresenta nenhum problema psicológico e ainda assim, está desmotivada? 

Desmotivação na escola:


Muitas crianças alegam que a escola é um lugar "chato", que a lição "é difícil" etc. 

Em alguns casos, esta pode ser a chave do problema, mas ainda não é a resposta definitiva. 

Se o aluno está apresentando dificuldades em acompanhar a aula, isto pode em alguns casos se relacionar com o ambiente escolar, bullying, deslocamento social, etc.

Este quadro exige mais atenção dos pais e dos educadores neste sentido.

Porém, em outros casos, o ambiente escolar é favorável, e ainda assim, a criança não quer ir.

Nestes casos, convém verificar se:

1) Existem problemas familiares que estejam bloqueando o interesse da criança; Não é regra geral, pois algumas crianças aprendem, mesmo com problemas, enquanto outras não tem problema algum e ainda assim, não aprendem;

2) O ambiente escolar é opressivo. Para algumas crianças a simples troca de escola, ou de horário é suficiente para resolver o problema. Mas é importante conversar com os educadores e a criança conjuntamente.

Desmotivação generalizada.


Depressão infantil


Segundo a Fiocruz


"Ao contrário do que muitos pensam, criança também sofre de depressão. A depressão que sempre pareceu um mal exclusivo dos adultos hoje em dia afeta cerca de 2% das crianças e 5% dos adolescentes do mundo.

Diagnósticar depressão é mais difícil nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com malcriação, pirraça ou birra, mau humor, tristeza e agressividade. O que diferencia a depressão das tristezas do dia-a-dia é a intensidade, a persistência e as mudanças em hábitos normais das atividades da criança."



Outros casos:

Existem casos em que acriança não tem transtorno, não tem problema em casa, tem saúde, está bem alimentada, não é "mimada", tem material, e ainda assim, apresenta dificuldades. 


Diagnóstico

O diagnóstico para os transtornos infantis é sempre feito por um Neuropsicólogo, ou um Psicólogo cuja experiência e formação seja em Avaliação Psicológica.

É feita uma bateria de testes, e emitido um Laudo Psicológico.

Vale ressaltar que o Psicólogo que faz a Avaliação não deve ser o memso que fará o tratamento, pois são práticas diferentes, o que exige posturas profissionais diferentes.


Como tratar o TDAH e outros problemas psicológicos infantis.


Com Psicoterapia, afinal, a criança precisa aprender que alguns padrões de seu comportamento estão trazendo prejuizos.

A Psicopedagogia também pode auxiliar nas questões específicas de aprendizado e dislexia, mas não abrange os problemas psicológicos inconscientes.



Postar um comentário

0 Comentários

Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: