Dificuldade nos relacionamentos afetivos - Psicóloga SP

Psicóloga explica porque algumas pessoas apresentam muitas dificuldades nos relacionamentos afetivos.

Compreendendo a dinâmica dos relacionamentos afetivos


Os relacionamentos amorosos são um reflexo da sociedade contemporânea, na qual coexistem tendências variadas de valores, condutas e pontos de vista dissonantes em constante transformação. As relações amorosas são influenciadas por diversos fatores, como mudanças nas estruturas sociais, econômicas e tecnológicas, bem como pelas transformações nos padrões culturais e comportamentais.

Hoje em dia, as pessoas estão mais livres para escolher seus parceiros e formas de relacionamento, e há uma maior diversidade de configurações amorosas, como relacionamentos abertos, poliamorosos e não-monogâmicos. Essa diversidade reflete a crescente aceitação de diferentes formas de amor e relacionamento, além de mostrar uma maior autonomia das pessoas na construção de suas vidas amorosas.

Além disso, as redes sociais e os aplicativos de namoro estão mudando a maneira como as pessoas se conectam e se relacionam, permitindo um acesso mais amplo a possíveis parceiros e um contato mais fácil e rápido. No entanto, essa facilidade de conexão também pode levar a um maior desapego emocional e à efemeridade dos relacionamentos.

Apesar de todas essas mudanças, ainda existem desafios nos relacionamentos amorosos, como a comunicação, a confiança e a construção de uma intimidade significativa e duradoura. Ainda assim, é importante reconhecer que os relacionamentos amorosos são dinâmicos e estão em constante evolução, assim como a sociedade em que vivemos.

Dificuldade nos relacionamentos afetivos

Um dos motivos é a falta de comunicação assertiva: são pessoas que têm dificuldade em expressar sentimentos, emoções e aborrecimentos e emitem comportamentos opostos ao esperado naquele contexto.
 

Fatores que prejudicam os relacionamentos



Escuta excessiva - “escutar demais” em linguagem comum significa interpretar erroneamente aquilo que foi dito. Por isso é importante perguntar antes de fazer inferências inadequadas ou inoportunas.


Escuta deficitária - Escutar “de menos” também pode colocar uma relação em xeque. É importante ouvir o que o outro tem a dizer, mesmo que não concordemos.


Olhar excessivo - Consiste em observar o comportamento do outro além do que é permitido pelos limites da individualidade. Podemos citar como exemplo: espiar, bisbilhotar, vasculhar, etc. e inferir, tirar conclusões precipitadas. Isto é invasivo. Invadir o outro é romper com os limites colocados.


Exigências - ou com a exigência de mais espaço na vida alheia, quando esta possibilidade é inviável. É importante que saibamos reconhecer nosso lugar e nossos limites.


Olhar deficitário - Consiste em não enxergar aquilo que é obvio e ululante, seja por comodismo ou insegurança, mas o fato é que algumas pessoas preferem vivem em um castelo de cristal, sem querer colocar os pés no chão de barro.


Distanciamento - Não se importar com o que o outro está pensando, sentindo ou fazendo pode ser um fator determinante para o futuro da relação. Não é necessário invadir o outro, ou saber tudo o que ele ou ela faz, mas é om saber o básico.
Dificuldade nos relacionamentos afetivos mediados por redes sociais

Os namoros virtuais são formas de aproximar pessoas com afinidade, que estão muito longe. Nas redes sociais, é possível conhecer o outro de dentro pra fora, ou seja, sua forma de pensar, de agir, e só depois, tende-se a perceber sua aparência física, o que é muito bom.



Porém o que temos verificado na prática clínica é o contrário: as pessoas parecem não se entenderem, nem com relação ao conteúdo das mensagens, nem com relação à forma como elas são visualizadas e nem ao tempo das mensagens.

Relações de controle


É difícil para alguns emissores aceitarem que não são prioridade na vida do receptor 100% do tempo. E que a pessoa amada prioriza outras atividades, que não o incluem, que tenha interesses diversos dos seus e uma vida fora do relacionamento.

As redes sociais jamais devem servir como forma de controle da vida alheia. É importante que se policiem para não se tornarem invasivos demais, e desta forma, acabar com a relação, que tinha tudo para dar certo.

Como lidar com a dificuldade nos relacionamentos afetivos


Quando estamos numa relação, é bom manter a clareza, a concisão e a objetividade os diálogos.


Experimente: quando algo no comportamento ou no discurso do outro não estiver dentro dos princípios da coerência, tente expor com clareza seu ponto de vista. Perguntar qual o sentido daquela atitude ajuda bastante.

Agindo assim, você certamente estará se preparando para vivenciar relações com mais qualidade.


E se a dificuldade for muito grande, saiba que a Terapia de Casal pode ajudar muito. 

Vários casais apontam que conseguem se relacionar melhor depois do início da Terapia de Casal. 

Referências

Millan, M. P. B., Vicente, R. G., Saito, J. K., Soares de Azevedo Neto, R., Santos, M. F. S., Taborda, F. F., Queiroz, B. da S., Ronque, G. K. T., & Guerreiro, A. M. (2022). Relacionamentos amorosos na contemporaneidade: um estudo exploratório sobre expectativas e experiências das mulheres. Psicologia Revista, 31(1), 180–206. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p180-206




Psicologa sp Maristela tem mais de 12 anos de experiência em psicoterapia, atendendo crianças a partir de 10 anos, adultos, casais e indivíduos na terceira idade. Sua missão é oferecer um ambiente seguro e confidencial para explorar pensamentos, emoções e comportamentos, visando uma vida mais saudável e satisfatória. Sua abordagem é adaptada às necessidades de cada cliente, focada em superar desafios emocionais, psicológicos e comportamentais, promovendo o autoconhecimento e o bem-estar.