Como lidar com a dificuldade nos relacionamentos familiares.
Depois que passam as festas de fim de ano, algumas pessoas sentem um certo mal-estar.
Analisando essas situações, depois de muitos anos atuando como psicóloga clínica, cheguei à hipótese de que essas interações familiares trazem à tona um monte de sentimentos que estavam submersos em várias camadas de simpatia forçada.
A cordialidade forçada
é um fenômeno comum nas relações familiares, especialmente durante as festas de fim de ano.
Muitas vezes, por trás dos sorrisos e abraços, escondem-se sentimentos negativos como mágoas e ressentimentos, que não foram devidamente trabalhados.
A pressão social para manter a harmonia familiar, o medo do conflito e a influência de padrões familiares aprendidos na infância contribuem para essa dinâmica.
Essa repressão emocional pode gerar ansiedade, depressão e dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis. Além disso, pode levar a desconfiança em outras esferas da vida como trabalho e relacionamentos amorosos, por exemplo.
"deixar as mágoas de lado" durante as festas de fim de ano pode soar simplista diante da complexidade das relações familiares.
Muitas vezes, as feridas abertas do passado são profundas e complexas, e o tempo, por si só, não é suficiente para cicatrizá-las.
A sensação de que alguns problemas simplesmente não têm mais solução pode gerar um sentimento de impotência e frustração, o que torna muitas vezes, impossível a convivência com alguns familiares.
Como lidar com as dificuldades familiares
Se você sofreu injustiças por parte dos familiares, tenha em mente que, neste caso, são eles que têm dificuldade em aceitar as pessoas, e isso não significa que você é uma má pessoa, mas sim que você vive no meio de pessoas com capacidade de compreensão limitada, o que pode incluir familiares narcisistas e/ou pessoas consideradas tóxicas.
Nestes casos, não há muito o que fazer. Apenas aceite com serenidade.
Amplie sua compreensão de que eles ainda não desenvolveram a capacidade de compreensão que você desenvolveu e tenha com eles um olhar de paciência.
As vezes, tentar agradar algumas pessoas é como enxugar gelo.
Se você realmente foi injusto(a) ou teve um comportamento reprovável no passado, o primeiro passo é reconhecer seus erros e assumir a responsabilidade por suas ações.
Pedir desculpas sinceras pode ser um ponto de partida importante para a reconciliação.
No entanto, é preciso ter em mente que a outra pessoa pode precisar de tempo para processar o que aconteceu e perdoar.
Mas, se você acredita que um pedido de desculpas não seria suficiente, pode tentar outras formas de reparação, como a reformulação das suas atitudes deste ponto em diante.
Na verdade, você não precisa do perdão alheio. Você precisa perdoar a si mesmo (a), e seguir em frente.
A Psicoterapia pode ajudar a superar as dificuldades e a resgatar ou construir o amor próprio e conviver pacificamente com aqueles familiares que te causaram magoas e injustiças.
Pessoas que estão caminhando pela vida em busca de paz e tranquilidade, procurando a superação das angústias inevitáveis que o mundo nos traz.
Para lidar com esses contratempos, temos que ser fortes, mas de onde vem essa força?
De você mesmo(a).
Ela está aí, guardada dentro de você, mas, às vezes, não é possível enxergá-la, porque as forças do mundo bloqueiam nossa capacidade de perceber quem nós somos.
Nesses momentos, uma ajuda pode ser bem-vinda. Por isso, nós, psicólogos, estamos aqui: para ajudar você a desbloquear seu potencial e resgatar sua força interior.
Psicóloga Maristela Vallim Botari – Psicologia Clínica em São Paulo A psicóloga clínica Maristela Vallim Botari atua há mais de 12 anos oferecendo psicoterapia presencial na Avenida Paulista, em São Paulo, e atendimento psicológico online para pacientes em diferentes regiões. A experiência inclui o cuidado de crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais, com foco no tratamento de ansiedade, depressão, dificuldades de relacionamento, dependência afetiva, baixa autoestima e questões emocionais diversas.
psicóloga Bradesco perto de
mim, Bradesco psicóloga perto de mim, psicólogo Bradesco perto de mim, Bradesco
psicólogo perto de mim, atendimento psicológico Bradesco perto de mim,