Psicóloga explica: Por que os elogios incomodam tanto?



Já percebeu que muitas pessoas sentem-se desconfortáveis com elogios?

E porque os Elogios incomodam tanto?

Em tese deveria ser "legal" receber um elogio, afinal, trata-se do reconhecimento das boas características de alguém ou de algo.

Os elogios servem, basicamente para que as características positivas se acentuem, correto?

Quando elogiamos sinceramente uma criança por fazer uma licão corretamente, pretendemos deste modo, que esta criança continue neste modo.

Porém, na prática, não é bem assim.

Recebo diariamente vários relatos de pessoas, brilhantes em suas áreas de atuaçāo, que relatam um estranho sentimento de incômodo ao serem elogiadas. Algumas afirmam que gostariam de "cavar um buraco e sumir".

Se o elogio é algo tão bom, porque incomoda tanto?


Eu entendo que para algumas pessoas seja difícil tanto fazer, quanto receber, afinal vivemos em um universo onde a bajulação substituiu o elogio sincero, o que deixa muitas pessoas constrangidas quando precisam fazer ou receber um elogio.

MAS, CONSIDERANDO QUE O ELOGIO SEJA SINCERO, qual o sentido do incômodo?

1) O elogio te coloca em evidência: e esta em situação de evidência criou uma demanda, ou seja, um dever de sempre corresponder ao elogio. Por exemplo, se me elogiam pela minha pontualidade, ficarei duplamente desconfortável em chegar 3 minutinhos atrasada, pois quem fez o elogio certamente não espera que eu me atrase. Além disso, eu posso ficar tão incomodada a ponto de alterar minha rotina para nunca, jamais me atrasar.

2) Atrai pessoas invejosas, ciumentas e afins: infelizmente isto ocorre. Pense nas pessoas que receberam elogios públicos e depois de um tempo foram prejudicadas por outras que se sentiram injustiçadas. Você certamente já viu isso acontecer. E certamente tem medo que isso ocorra com você, se é que ainda não aconteceu.

3) Afasta os amigos: também já vimos isto acontecer. Quem nunca perdeu um amigo ou amiga depois de uma cena de elogio, afinal quem quer ser a amiga ou o amigo da pessoa mais bonita da festa, da mais inteligente da classe, da mais alegre do passeio, da mais simpática da festa? 
Claro, que algumas pessoas já atingiram o "nirvana emocional" e superaram isso, mas algiunas ainda estão desenvolvendo este lado altruísta de ver o outro receber um elogio e ficar, na melhor das hipóteses, indiferente.

4) Gera desconfiança, em alguns casos. Receber elogio do Pai e da mãe é natural, quase não gera incômodo, porque geralmente, os elogios deles são sinceros, e cheio de orgulho. Mas, a situação confortável termina neste ponto.

Qualquer outra pessoa que nos elogie, e com a qual não temos criado uma rota de confiança, vai nos deixar desconfiados (as).

Esta desconfiança tem relação com o fato de não sabermos quais são as intençōes de quem elogia. Será que eu preciso devolver o elogio? Será que vão criar uma cobrança encima de mim? etc...


Como receber um elogio?

Por mais desconfortável que seja, simplesmente agradeça. Não se subestime diante de um elogio.
Independente do motivo pelo qual o elogio foi feito, ignorá-lo não muda o fato de que alguém te notou.

Quando recebemos um elogio, o comportamento mais elegante é agradecer a observação de quem o fez. E nada mais.


Leia também
Você se sente desconfortável com Elogios? Entenda porque e como mudar isso.  




Psicóloga Maristela Vallim Botari
CRP-SP (06-121677)


Com a Terapia Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo 

Se chegou aqui, certamente busca uma PSICOLOGA, PSICOLOGO, psicoterapia, terapia online ou presencial ou tratamento para sua ansiedade, depressão, estresse ou dificuldade de relacionamento, terapia de casal, terapia infantil

Assista os vídeos do canal de Psicologia no Youtube sobre relacionamentos, comportamento humano, Psicoterapia e Psicologia.

Leia também alguns artigos neste Blog da Psicóloga SP

Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia pode ajudar a compreender e superar estas fases. Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior*