O que é Psiquiatria:
Psiquiatria é Psiquiatria é o campo da medicina que cuida dos transtornos mentais e problemas emocionais das pessoas. A área de abrangência da psiquiatria é bastante ampla e inclui desde o tratamento das situações mais comuns – ansiedades, depressões, situações de crise existencial, somatizações, transtornos alimentares; até os quadros mais graves – como as esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar e dependência de álcool e drogas.
O psiquiatra faz sua formação em medicina por 6 anos e depois se especializa através da residência médica por mais 03 anos. É um profissional que está apto a diagnosticar e tratar o sofrimento psíquico a partir de recursos biológicos, por exemplo, a partir do uso criterioso de medicamentos e através de recursos de elaboração das vivências pessoais, pela psicoterapia.
Fonte: https://psiquiatriabh.com.br/faq-items/o-que-e-psiquiatria/
O que faz um Psicólogo?
Nas últimas décadas, o papel dos profissionais de psicologia (Psicoterapeutas, Psicólogos e Psicólogas) tem se expandido, agregando novas formas de abordagens dos problemas sociais que afetam as pessoas.
Ou seja, a Psicologia se molda àquilo que uma sociedade precisa, em determinados contextos.
Isto significa que o psicólogo hoje tem uma função mais ativa na sociedade.
O Psicólogo é um profissional que oferece ajuda emocional, afetiva e racional; que ajuda as pessoas a entenderem seus medos, suas raivas, seu stress cotidiano; que ensina a expressar sentimentos como amor, raiva, indignação; que ampara na hora da dor; que motiva; que mostra ao outro suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.
Nossa profissão existe para cuidar do SEU BEM BEM-STAR afetivo, emocional.
O que é Psicologia Clínica?
A Psicologia Clínica é o trabalho do Psicólogo que atende em consultório e pode oferecer: Psicoterapia, Avaliações Psicológicas, Orientações vocacionais, testes psicológicos, etc.
É procurada por quem precisa de Psicoterapia, ou por pessoas que precisam fazer avaliações psicológicas para fins de trabalho, escolares ou de Saúde Mental
O que é Psicoterapia?
A psicoterapia (do grego psykhē - mente, e therapeuein)Psicoterapia, é o tratamento Psicológico unicamente pela fala. Neste atendimento, é possível identificar as distorções do comportamento humano, identificar problemas psicológicos e restaurar a saúde mental. É a forma mais procurada pelas pessoas que querem "desabafar" ou tratar causas de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento.
A Psicoterapia pode ter várias abordagens. As mais conhecidas são a Psicanálise, a Terapia Cognitivo comportamental e a Humanista.
- identificação modificação de Pensamentos disfuncionais,
- identificação e modificações de crenças - sobre si mesmo, o mundo, e o futuro;
- identificação e modificação de comportamentos que lhe trazem prejuízos.
- Como material de apoio utilizo a música, os filmes, leituras, desenhos, pinturas, etc..
O Psicoterapeuta é o profissional que atua na área da Psicoterapia, e deve ter formação específica para este fim.
A Terapia não é apenas para quem está com algum ou sofrendo com ansiedade, depressão ou dificuldade de relacionamento. É também querem se conhecer melhor, ou demonstrar sentimentos, e também lidar com pessoas difíceis, ou se preocupam com pessoas muito queridas que estão sofrendo.
O que é Psicanálise?
A Psicanálise é a "cura pela fala" abordagem criada por Sigmund Freud, no final do século XIX, e busca acessar conteúdos inconscientes por meio de algumas técnicas exclusivas.
O Psicanalista é o profissional especializado em Psicanálise, com, no mínimo 04 anos de formação.
O que é Terapia de Casal?
A terapia de casal é uma forma de terapia ajudaria o casal a encontrar o bem estar na vida a dois. Além disso, recomendamos a todos os que têm dificuldades em sua vida afetiva que procurem ajuda.
- Auxiliar o casal a compreender sua dinâmica de funcionamento, os pontos de embaraços afetivos (relações confluentes); desenvolver em cada um a compreensão acerca de si mesmo e do outro, dentro e fora da relação.
- Ampliar a percepção sobre as fronteiras do comportamento individual e do casal e das suas respectivas famílias de origem e relacionamentos anteriores e amigos; É possível ter uma convivência harmoniosa com todos, sem perder a noção de casal.
- Facilitar a comunicação; Orientar sobre como discutir determinados assuntos, mostrando que a diferença entre pontos de vista, na maioria das vezes é algo bem pequeno diante do sentimento que os une;
- Criar uma identidade própria para o casal;
- Identificar e corrigir comportamentos abusivos, agressivos, violentos.
Comentários
Postar um comentário
conteúdo aguardando aprovação.