psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

Declarações de amor são realmente necessárias? Psicóloga SP

Escrito por Psicologa sp -  Maristela Vallim Botari CRP-SP

Psicóloga Clínica 

Psicóloga Presencial  na Av. Paulista


Declarações de amor são realmente necessárias? 


As declarações de amor  podem ser analisada de várias maneiras, incluindo a perspectiva de um psicólogo e a aplicação da terapia de casal.

terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp



Validação Emocional: 

Declarar amor é uma forma poderosa de validação emocional. 

Quando um parceiro expressa seus sentimentos positivos e afetivos, isso pode fazer o outro se sentir valorizado, amado e aceito. 

A validação emocional é crucial para a construção de relacionamentos saudáveis, pois fortalece o vínculo emocional.

Comunicação Afetiva: 

As declarações de amor são uma forma de comunicação afetiva, e a comunicação eficaz é uma parte essencial de qualquer relacionamento. 

Quando os parceiros expressam seu amor, estão compartilhando seus sentimentos e emoções de forma clara e positiva. Isso ajuda a criar uma atmosfera de carinho e intimidade.

Fortalecimento do Vínculo: 

A expressão de amor fortalece o vínculo entre os parceiros. Sentir-se amado e desejado é fundamental para a saúde emocional em um relacionamento. 

As declarações de amor ajudam a nutrir esse vínculo, criando uma base de segurança e confiança.


A Importância das Declarações de amor na Psicologia de casais.


A partir de uma perspectiva da Psicologia de casal, as declarações de amor podem ser uma parte importante da terapia. 

A Psicóloga que conduz uma sessão de terapia de casl, pode incorporar as Declarações de amor, para:



Expressão Emocional: 

A terapia de casal pode ajudar os parceiros a entender a importância da expressão emocional e como isso pode afetar positivamente o relacionamento. 

Encorajar os casais a expressar seus sentimentos e apreciação um pelo outro é uma estratégia psicológica comum.

Comunicação Positiva: 

A terapia pode ensinar técnicas de comunicação mais eficazes, incluindo a expressão de amor e afeto de maneira construtiva. 

A Psicóloga pode ajudar os casais a aprender a se comunicar de maneira mais gentil e amorosa.

Reconexão: 

Às vezes, os casais podem ter perdido o hábito de expressar amor ao longo do tempo. A terapia pode ajudar a reavivar essa chama, lembrando aos parceiros a importância de demonstrar seu amor um pelo outro.

No entanto, é importante observar que a expressão de amor deve ser genuína e não forçada. 

A terapia de casal não deve pressionar os parceiros a fazerem declarações de amor, mas sim criar um ambiente onde eles se sintam à vontade para expressar seus sentimentos de maneira autêntica. 

Além disso, a terapia de casal aborda questões mais profundas além das declarações de amor, como comunicação, resolução de conflitos e construção de um relacionamento saudável e duradouro.




Psicologia - Refletindo sobre a necessidade das Declarações de amor


Alguns indivíduos consideram a declaração de amor como o suprassumo do relacionamento afetivo, pois se trata do momento onde o outro entra em contato com sua emoção, conseguindo expressá-lo.

Este comportamento verbal dá margens a algumas questões pertinentes:

1. Qual  finalidade  das declarações dentro das relações?
2. São realmente necessárias?
3. Têm prazo de validade?
4. Como saber se são falsas ou verdadeiras?

1 -  Qual sua finalidade das declarações de amor?


Vivemos em uma sociedade onde o individualismo dita as regras de convivência social, o que nos leva a não confiar plenamente no outro, e isso se estende aos parceiros afetivos. Neste cenário de desconfiança e insegurança, as relações afetivas tendem a ser construídas sobre bases pouco sólidas. 

Desta forma, as declarações de amor teriam como finalidade transmitir segurança afetiva ao parceiro.


2. Declarações de amor são realmente necessárias?


Depende de vários fatores: a forma como a relação foi construída; os níveis de sensibilidade de quem declara e de quem ouve; o momento da relação; do nível de intimidade do casal; da autoestima de cada um.

São desnecessárias quando os pares conseguem demonstrar seu amor ao outro, de forma que não deixe dúvidas. 

Mas para isto é importante que ambos consigam compreender que alguns comportamentos substituem as declarações de amor de forma bastante vantajosa.

Um exemplo disso: é quando seu (sua) parceiro (a) passa a noite no hospital cuidando de você, quando poderia delegar esta tarefa a outras pessoas da sua família.

São necessárias em momentos extremos e justamente por isso não devem ser banalizadas, pois perde-se a credibilidade.

3. Têm prazo de validade? 


Certamente. Uma declaração de amor do ano passado talvez não tenha mais o mesmo impacto se for realizada hoje.
Por isso é fundamental observar de que forma o relacionamento está se desenrolando a fim de que se possa validar a declaração.

4. Como saber se são falsas ou verdadeiras? 


É necessário ter sensibilidade suficiente para perceber quando são autênticas, já que não existem regras exatas de identificação.
Importante observar o contexto em que as declarações são feitas: 
  • Podem soar como falsas quando ditas por alguém que acabou de se conhecer; ou quando o parceiro está apresentando comportamento de esquiva e frieza afetiva notória; ou ainda quando algum interesse material está envolvido; ou quando quem declara o faz com bastante frequência.
  • Soam mais verdadeiras quando: a saudade é grande ou durante alguma ocorrência que mobilize emoções, podendo ocorrer em outras ocasiões também.
Conclusão


Não é a declaração de amor que faz com que a relação seja autêntica, e nem sempre uma declaração de amor traduz sentimentos: pode traduzir outros interesses que visam somente o benefício de quem declara.

Os grandes gestos, a troca afetiva autêntica, a sinceridade do olhar, o toque caloroso, o sorriso espontâneo valem muito mais que uma declaração de amor forçada.




Referências:


Giddens, Anthony. A transformação da intimidade sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Unesp, 1993.


Psicóloga SP -  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-12-1677 O Acolhimento Humanizado da Psicóloga Maris começa aqui Sempre em busca da Excelência dos atendimentos psicológicos, afinal não existe distância entre a Psicologia e você




Pontos Relevantes do Atendimento Psicológico:

✦ Sigilo:

    O princípio do sigilo é sagrado na prática da psicologia. Nada do que for compartilhado em uma sessão de terapia será revelado a terceiros. Este é um alicerce fundamental para a construção da confiança e liberdade de expressão durante o processo terapêutico.

        ✦ Segurança:
          A segurança é um compromisso primordial do psicólogo. É sua responsabilidade garantir a segurança e integridade das intervenções, métodos, diagnósticos e análises, assegurando que o paciente se sinta protegido e acolhido ao longo de sua jornada terapêutica.

              ✦ Serenidade:
                Uma sessão de terapia é um espaço de serenidade e acolhimento. É onde o paciente pode explorar suas emoções, pensamentos e experiências em um ambiente tranquilo e seguro.

                A serenidade proporciona um cenário propício para a reflexão e o autoconhecimento, permitindo o enfrentamento das questões internas com calma e clareza.

                    ✦ Sincronicidade:
                      A sincronicidade representa a harmonia entre o psicólogo e o paciente. 

                      A Psicóloga SP precisa estar atenta e em sintonia com o discurso do paciente, compreendendo sua história, acolhendo suas dores e desafios. 

                      Essa sincronia é essencial para que a psicóloga seja um agente de mudanças efetivo, auxiliando o indivíduo a reescrever sua narrativa e promover transformações positivas em sua vida.
                        Ao considerar esses pontos cruciais durante o atendimento psicológico, a psicóloga Maristela Vallim Botari, CRP-SP 06-121677, busca criar um ambiente terapêutico onde o sigilo, a segurança, a serenidade e a sincronicidade sejam garantidos. 

                        Cada sessão é uma oportunidade de caminhar junto ao paciente, respeitando sua singularidade e apoiando-o em sua busca por bem-estar e crescimento pessoal.

                        Psicóloga em SP Maristela oferece a Terapia de Casal como um processo terapêutico que visa ajudar os casais a entenderem e resolverem os problemas que estão enfrentando em seu relacionamento. 


                        Como encontrar psicóloga perto de mim?


                        Se você procura psicólogos perto de mim, Psicóloga onlinepsicóloga presencial, psicóloga consulta convido você a agendar uma sessão de Terapia com Acolhimento Humanizado na Avenida Paulista.
                        Saiba como agendar uma sessão com a Psicóloga


                        Caso os serviços oferecidos não estejam em concordância com o que procura, sugiro que prossiga na bsca por psicólogos, de maneira mais específica:

                        Psicóloga SP, Psicólogos Cognitivo comportamental, Psicóloga presencial São Paulo, Psicóloga centro sp, ou Psicóloga Bela Vista, Terapia em São Paulo, psicóloga preço, sp, terapia online, terapia presencial, psicóloga presencial sp, psicologa consulta, psicologa presencial sp, terapia individual, terapia de casal, terapia online, psicóloga na av. Paulista, Psicóloga pinheiros, Psicóloga Vila Mariana, preço consulta com a Psicóloga



                            Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

                            Quero cuidar da minha saúde mental 

                            Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
                            Clique nos botões abaixo.
                             
                            psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


                            Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

                            WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
                            Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

                            Quem leu estes artigos, se interessou por: