Psicóloga Explica: amor não correspondido Como lidar


Como identificar um amor não correspondido? 

Em alguns casos, os sinais de amor amor não correspondido são óbvios, em outros ambíguos e em alguns inexistentes.

Identificar um amor não correspondido pode ser um desafio, mas existem alguns sinais que podem ajudar a reconhecê-lo. 

A Psicóloga Maristela pode explicar e orientar nesse processo.

  • Desequilíbrio emocional: Você se sente profundamente apaixonado(a) pela pessoa, enquanto percebe que ela não corresponde da mesma forma.

  • Investimento desproporcional: Você está sempre disponível, fazendo esforços para agradar e conquistar a pessoa, mas ela não demonstra o mesmo nível de interesse.

  • Falta de reciprocidade: As demonstrações de afeto, atenção e cuidado não são correspondidas pela pessoa amada.

  • Indisponibilidade emocional: A pessoa não está aberta para um relacionamento ou demonstra claramente que não deseja se envolver romanticamente com você.

  • Sofrimento constante: Você experimenta sentimentos de tristeza, angústia e frustração em relação a essa situação, afetando sua qualidade de vida.

A Psicóloga Maristela pode ajudar a compreender esses sinais, explorar suas emoções e pensamentos, além de desenvolver estratégias para lidar com a situação de forma saudável. 
A Story da Srta X.

A Srta. X tinha um amor secreto por um rapaz há anos. 

Ela o conheceu na universidade, onde estudavam juntos, e desde então ela sentia uma forte atração por ele. 

Ele era engraçado, inteligente e gentil, e ela não conseguia deixar de pensar nele. 

Mas, infelizmente, o rapaz não parecia sentir o mesmo por ela.

A Srta. X tentou várias vezes se aproximar dele, mas sempre recebia apenas amizade em troca. 

Ela achava que estava lendo sinais mistos e isso a deixava confusa e frustrada. Ela não conseguia entender por que ele não via o quanto ela o amava.

A cada dia que passava, a Srta. X se apaixonava ainda mais, mas a dor de um amor não correspondido também crescia. Ela tentava esconder seus sentimentos, mas muitas vezes era difícil. 

Ela se pegava olhando para ele com os olhos marejados e imaginando como seria se ele sentisse o mesmo por ela.

Mesmo assim, a Srta. X não desistiu do amor. 

Ela continuou acreditando que um dia ele iria perceber o quanto ela era especial. 

Mas, com o tempo, ela começou a perceber que talvez ele não fosse a pessoa certa para ela. 

Ela percebeu que estava se apegando a uma fantasia e não à realidade.

Então, ela começou a abrir o coração para novas possibilidades. 

A Srta. X decidiu buscar ajuda da psicóloga Maristela para lidar com a dor de um amor não correspondido. 

Durante as sessões de terapia, a psicóloga ajudou a Srta. X a entender melhor seus sentimentos e a encontrar formas saudáveis de lidar com a situação.

Maristela primeiro encorajou a Srta. X a falar abertamente sobre seus sentimentos e experiências, permitindo que ela se expressasse livremente sem julgamento. 

A Srta. X se sentiu confortada ao ter alguém com quem pudesse compartilhar suas emoções, sem medo de ser rejeitada.

Maristela então ajudou a Srta. X a enxergar a situação sob uma nova perspectiva, encorajando-a a refletir sobre seus desejos e necessidades em um relacionamento. 

A Srta. X começou a perceber que estava se apegando a uma ideia de amor, ao invés de um amor real e correspondido. 

Ela percebeu que precisava se concentrar em si mesma, em vez de tentar mudar alguém que não estava disposto a corresponder seus sentimentos.

Ao longo das sessões, Maristela ensinou técnicas de relaxamento e meditação para ajudar a Srta. X a acalmar a mente e encontrar paz interior. 

Ela começou a se concentrar em si mesma, em seus sonhos e desejos. 

Ela se esforçou para encontrar a felicidade em outras áreas da vida, como na carreira e nos hobbies.

A Srta. X aprendeu que  o amor é uma jornada de autodescoberta, que pode nos levar a lugares inesperados. 

E mesmo que aquele amor não tenha dado certo, ela não perdeu a esperança de encontrar um amor verdadeiro e correspondido no futuro.

E na Psicoterapia, descobriu o grande amor de sua vida: Ela mesma!


O que é o amor na Psicologia?


Considera-se que o amor é a fusão de três atitudes: paixão, intimidade e comprometimento.  (Steinberg, 1986). 

  • Paixão: apego físico, necessidade de tocar e sentir o corpo do outro; pele com pele.
  • Intimidade: vai além da confiança básica, chegando às confidências íntimas; não há medo de julgamento ou rejeição. Exige aceitar o outro como ele é.
  • Compromisso: desejo de estar com o outro apesar de todos os empecilhos; de levar a relação adiante; de manter proximidade.


Psicóloga Explica Como lidar com um Amor não correspondido 

O amor não correspondido pode ser uma experiência dolorosa e desafiadora para muitas pessoas. 

Na psicologia, existem várias abordagens para lidar com essa situação:

  • Reconhecer e validar seus sentimentos: É importante que você permita-se sentir suas emoções e reconhecer que elas são válidas. Não tente negar ou reprimir seus sentimentos, pois isso pode levar a um acúmulo de emoções negativas que podem afetar sua saúde mental.

  • Procurar apoio social: Compartilhar suas emoções com amigos ou familiares pode ajudá-lo a lidar com o amor não correspondido. Ter alguém para conversar pode ser reconfortante e ajudá-lo a obter uma perspectiva diferente sobre a situação.

  • Praticar a auto-aceitação: É importante lembrar que o amor não correspondido não é uma reflexão de sua autoestima ou valor pessoal. Praticar a auto-aceitação pode ajudá-lo a lidar com a rejeição e permitir que você se concentre em si mesmo e em suas necessidades.

  • Aprender com a experiência: O amor não correspondido pode ser uma oportunidade para aprender sobre si mesmo e suas necessidades emocionais. Pode ser útil refletir sobre o que você procura em um relacionamento e quais são seus limites e desejos.

  • Buscar ajuda profissional: Se você está enfrentando dificuldades significativas para lidar com o amor não correspondido, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta. Eles podem ajudá-lo a explorar suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com a situação.

Como a Psicóloga pode ajudar?


Lidar com um amor não correspondido pode ser desafiador, mas a Psicóloga Maristela está aqui para ajudar. 

Com sua experiência em terapia individual, ela pode auxiliar no processo de compreensão, aceitação e superação dessa situação emocionalmente difícil. 

Através de abordagens terapêuticas como a terapia cognitivo-comportamental, Maristela trabalha junto com seus pacientes para explorar suas emoções, identificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias saudáveis para lidar com o amor não correspondido. 

Com seu apoio e orientação, você poderá encontrar resiliência, fortalecer sua autoestima e abrir caminho para novas possibilidades amorosas e pessoais. 

Não hesite em buscar ajuda e agendar uma consulta com a Psicóloga Maristela para começar a cuidar do seu bem-estar emocional.

Ela irá oferecer suporte emocional, ajudando você a reconstruir sua autoestima e a encontrar caminhos para seguir em frente. 

Agende uma consulta e conte com o apoio da Psicóloga Maristela para lidar com o amor não correspondido e investir em seu bem-estar emocional.