A ♥ romantização do trabalho
O que é "Romantização do Trabalho?" Em linhas gerais, para a psicologia, romantizar trabalho significa colocar no trabalho uma energia emocional desproporcional ao que é exigido.
O indivíduo que romantiza trabalho tende a esperar que os colegas de trabalho, chefes, gestores, subordinados, etc se comportem como se fossem mais próximas do que realmente são, e como se o trabalho fosse o eixo principal da vida.
A romantização do trabalho gera projeção psicológica de afetos:
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Por que isto ocorre?
Como não romantizar o trabalho
No trabalho colocamos nosso cérebro, não nosso coração.O que está em jogo ali é algo material, não afetivo. Então siga as regras: não pague com emoção aquilo que será pago de outra forma. Não desperdice suas emoções.
Dê ao trabalho o melhor de si, em termos de cognição: coloque sua atenção, concentração, memória, capacidade de resolução de conflitos, capacidade discriminatória, foco, tomada de decisões, enfim todas as habilidades executivas que nosso cérebro possui. Trabalhe com responsabilidade, cumprindo seu dever da melhor forma, mas..... DEIXE AS EMOÇÕES DA PORTA PRA FORA.
Abuso moral no trabalho

- Aprenda a dizer não. Comece pelas pequenas coisas.
- Tente não levar trabalho pra casa, nem problemas de casa para o trabalho. Esta dica é útil para estabelecer limites;
- Evite participar de"panelismos";
- Responda às solicitações dos colegas com firmeza, determinação e sinceridade; Tente não alterar a voz
- Não mencione situações pessoais para justificar erros no trabalho, exceto se for estritamente necessário;
- Se for preciso "bajular" pessoas para conseguir algo, é hora de rever esta atitude, pois fazer este tipo de concessão só reforça este tipo de comportamento;
- Se está sofrendo algum tipo de assédio, é importante levar o caso para algum gestor.
Veja também: A Romantização do trabalho