Como melhorar a *autoestima*

Como melhorar a autoestima


De acordo com a morfologia, "auto" significa "próprio", "self", "si mesmo"; estima quer dizer "apreciar", "gostar".

O que é autoestima?


Portanto, autoestima poderia ser reduzida a simplesmente “gostar de si mesmo”.  Esta forma de entendimento não está incorreta, mas incompleta.  

Para alguns teóricos (Dini, Rodrigues; Ferreira, 2004), a autoestima envolve alguns fatores:

1 -  satisfação pessoal;
2 – sentir-se qualificado para algumas tarefas;
3 – reconhecer as próprias qualidades (e defeitos);
4 – sentir-se satisfeito com as próprias realizações;
5 – sentir-se útil;
6 – ter consciência adequada dos seus valores;
7– reconhecer as vitórias e as derrotas;
8 – manter atitude positiva


Esclarecendo sobre autoestima


Porem, o conceito é mais amplo, envolvendo a boa capacidade de socialização, adaptação, a capacidade de enfrentamento de situações adversas, e o justo reconhecimento de seus defeitos e qualidades.

Para ampliar a discussão, é importante que alguns pontos sejam esclarecidos:

Primeiro: Autoestima pode ser flutuante - Um indivíduo pode ter autoestima empobrecida num dado momento, e no momento seguinte em alta! Trata-se de um processo, de uma construção, que pode desmoronar a qualquer momento, mas sua reconstrução requer esforço e mudanças.

Segundo: Autoestima: não é algo que possa ser medido apenas com o olhar. Algumas pessoas podem apresentar uma excelente aparência física, mas não conseguem se sentir bem, ou adequadamente posicionada no seu meio social. 

O oposto também pode ser verdadeiro: aquele indivíduo que se apresenta com maior simplicidade pode ocultar uma personalidade feliz e realizada.

O que significa "ter autoestima"? 


Significa  ter a capacidade de  reconhecer seus defeitos e qualidades, e desenvolver formas de lidar com suas características, adaptando-se às mais diversas circunstâncias.

De acordo com Nathaniel Baden:




  • Quanto maior a nossa auto-estima, maiores serão as nossas possibilidades de manter relações saudáveis, em vez de destrutivas, pois, assim como o amor atrai o amor, a saúde atrai a saúde, e a vitalidade e a comunicabilidade atraem mais do que o vazio e o oportunismo.


  • Quanto maior a nossa auto-estima, mais inclinados estaremos a tratar os outros com respeito, benevolência e boa vontade, pois não os vemos como ameaça, não nos sentimos como “estranhos e amedrontados num mundo que nós jamais criamos” (citando um poema de A. E. Housman), uma vez que o auto-respeito é o fundamento do respeito pelos outros.


  • Quanto maior a nossa auto-estima, mais alegria teremos pelo simples fato de ser, de despertar pela manhã, de viver dentro dos nossos próprios corpos. São essas as recompensas que a nossa autoconfiança e o nosso auto-respeito nos oferecem.  

Não é algo que possa ser medido apenas com o olhar. Algumas pessoas podem apresentar uma excelente aparência física, mas não conseguem se sentir bem, ou adequadamente posicionada no seu meio social. O oposto também pode ser verdadeiro: aquele indivíduo que se apresenta com maior simplicidade pode ocultar uma personalidade feliz e realizada.

Portanto, não é adequado julgar os indivíduos pela sua aparência ou postura, uma vez que nem sempre os bem aparentados tem autoestima elevada.Compete a cada um reconhecer suas características.


Como melhorar a autoestima

Algumas dicas.....

1. Forme conceitos sobre si mesmo (a) sem depender dos outros;
2. Tome atitudes;
3.  Enfrente seus medos gradualmente;
4. Enfrente a crítica de cabeça erguida  - todos nós, em algum momento, receberemos críticas, e nem por isso seremos aniquilados (as);

5. Em contrapartida, evite as críticas desnecessárias, pois sua atitude crítica em relação aos outros faz com que você seja mais crítico e exigente em relação a si mesmo (a)
6. Aceite-se exatamente como é, sem comparações desnecessárias. Afinal qual o propósito das comparações?
7. Aceite que muitas pessoas gostarão de você como você é, mas outras não gostarão. Nem por isso você deve mudar seu jeito. Portanto aceite que não é possível agradar a todos.


Referência:

DINI, Gal Moreira; RODRIGUES, Mariana; FERRIRA, Lidia Masako.
Adaptação Cultural e validação da versão Brasileira da escala de autoestima de Rosemberg.
São Paulo.
Revista Soc. Bras. Cirurgia Plástica
V. 19; N1, p. 41-52, jan/abr 2004



Com a Terapia Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo

Psicóloga Presencial e Online em São Paulo



Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 

Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior*

A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. 

Entenda como funciona uma sessão de terapia.


Psicóloga São Paulo SP. 

Acolhimento humanizado Psicoterapia Acessível

Quer agendar uma sessão de terapia?
Terapia Online Por Whatsapp Ou Presencial

Psicóloga Bradesco Amil Sulamérica  Reembolso.
Terapia Infantil | Terapia de Casal | Terapia Individual

Quanto custa uma sessão de terapia em São Paulo?

Buscando psicólogos Gratuitos?


Informações sobre atendimento Psicológico por meio de Plano de Saúde
(Psicologa Bradesco Saúde, Amil, Sulamérica, Intermédica Notredame POR REEMBOLSO)



Para você quer faz Psicoterapia, ou ainda não começou e não sabe exatamente o que esperar do psicólogo, aqui vão algumas dicas. O Psicólogo é um profissional que vai te acolher com brandura, sem julgamento.


O que é um atendimento psicológico? Quais os tipos de atendimentos psicológicos que existem? Saiba mais


Saiba de que forma a psicoterapia pode te ajudar: Favorecendo o autoconhecimento; diminuindo a ansiedade, controlando e tratando os sintomas da depressão



O valor cobrado por uma sessão de Psicoterapia em São Paulo, é uma média do preço praticado na cidade de São Paulo, mais precisamente, na zona sul de sp. Neste consultório, as sessões custam a partir de 55,00

Se você busca *Psicólogos de preço acessível* *terapia acessível* saiba que eu disponibilizo Atendimento Social

✦Para saber o *preço da consulta psicológica*, clique aqui



Pessoas que amam demais precisam fazer terapia para que aprendam a amar de maneira menos dolorosa e mais feliz; a Psicoterapia pode ajudar pessoas com quadro de dependência afetiva a se amarem mais e em primeiro lugar.




A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso.



Terapia para que os casais possam compreender melhor a si mesmos, buscando a compreensão do relacionamento e resgatando os motivos que os uniram.



Psicologa Online: faça terapia pela internet a qualquer hora, em qualquer lugar. 
Fazer terapia é sempre muito bom.
Resgata o bem estar, promove a paz interior e ajuda a deixar a vida mais leve.

❖Tratamento psicológicos

Transtorno de Humor
Ansiedade
Ansiedade crônica, Ansiedade generalizada, transtorno do estresse, estresse pós-traumático transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Fobias
Fobias em geral, síndrome do pânico.

Relacionamentos

Vícios
Compulsões por comida, trabalho, compras e outras. Vício em celular, FOMO e dependência química.

Problemas de Sono
Insônia e Hipersonia não-orgânica.


Desenvolvimento pessoal
Necessidade de aceitação, Baixa autoestima, desmotivação, estresse, dificuldade em tomar decisões, sentimento crônico de vazio, pensamentos obsessivos, ideação suicida, comportamento de automutilação, dificuldade de se expressar, insegurança, indecisão, auto cobrança excessiva e instabilidade emocional.

Sentimentos
Lidar com sentimento de culpaSentimentos reprimidos, Dificuldade de demonstrar afeto, Carência afetiva, Dependência emocional e afetiva,

Trabalho e Carreira
Estresse   Dificuldades de relacionamento no trabalho, desenvolvimento e/ou escolha da carreira, problemas no trabalho, 

Estudos
Dificuldade de aprendizagem, TDAH











Geralmente as pessoas procuram Psicoterapia quando:


Acolhimento Humanizado

Agende a 1a sessão com a Psicóloga SP

Bem vindo(a). 


Se chegou até aqui, certamente busca o começo do processo de reforma interior, rumo à evolução emocional que permitirá levar a vida de forma mais leve e saudável

       





Postagens recentes