- Saber quando a terapia funciona;
- Quanto tempo leva para a terapia apresentar resultados?
- Qual o resultado da Psicoterapia?
1.Quando a terapia funciona: como saber
Todas têm demonstrado eficácia científica, e todas têm evoluído e sofrido modificações ao longo dos anos.
2. Quanto tempo leva para a Psicoterapia apresentar resultados?
Depende.
3. Qual o resultado da Psicoterapia
Aquele paciente que na semana passada tinha dúvidas sobre determinadas decisões, na sessão seguinte estava mais determinado; aquele outro que estava cheio de certezas, agora parece estar carregado de dúvidas e conflitos. Lágrimas se transformam em sorrisos e vice-versa a cada nova sessão.
Concluindo:
- Passam enxergar suas qualidades, melhorando sua autoestima;
- aprendem a tomar as próprias decisões e expor sentimentos;
- Não se contaminam pelas emoções ruins do ambiente
- dizem Não aos relacionamentos abusivos;
- Desenvolvem a capacidade de reversibilidade adquirem coragem para enfrentar novos riscos;
- Ampliam a capacidade de organização cognitiva e tendem a levar uma vida mais organizada, obedecendo o SEU CONCEITO de organização;
- Desenvolvem as habilidades sociais e tendem a cultivar relações sociais melhores, pois compreendem o que o outro está sentindo, minimizando as dificuldades de relacionamentos;
- Não deixam de ter sentimentos ruins,(como inveja, ciúme,raiva e medo) mas compreendem o que eles significam.
- Autorizam-se a mudar. Dão se ao luxo de mudar de opinião no momento em que bem entender, afinal, estão ampliando seu senso crítico e retirando as máscaras;
- Respeitam o outro, pois a necessidade de aceitação agora não é "Gênero de primeira necessidade", portanto entendem quando o outro pensa diferente e não se sente ameaçado por isso.
- Conseguem lidar com as Perdas, abandonos e solidão de forma madura. Na prática isto significa dar-se ao luxo de sentir saudade, de chorar e expressar seu sofrimento da forma que achar adequada, pois compreende que todo sofrimento um dia chega ao fim. Mas enquanto o fim não chega, ele não deve ser ignorado.
- Não vive em busca de um "Sentido para a existência", pois aprendeu que a vida deve ser vivida momento-a-momento, e não como uma novela.
- Entende que há uma explicação para tudo, mas não se importa se não descobrir qual é a verdadeira.
- Supera-se a dependência afetiva, pois aprendeu que não devemos nos anular por amor; na verdade, o afeto serve para construir, para dar qualidade às relações e não para escravizar.
- Aprendem que o verdadeiro perdão é aquele que proporciona a serenidade, não o esquecimento.
Portanto, a psicoterapia que funciona não é milagrosa; é fruto de muita reflexão tanto da parte do terapeuta, quanto do paciente.
◈Quer agendar uma sessão de terapia?