Como Combater a Inveja em nós mesmos
Falar da inveja no outro é mais fácil. O ponto mais delicado — e também mais transformador — é reconhecer quando esse sentimento aparece em nós.
A inveja raramente se apresenta de forma clara. Ela não costuma dizer “eu gostaria de ser como o outro”, mas aparece disfarçada — como crítica, incômodo, desinteresse ou até desprezo. Por isso, o mais difícil não é lidar com a inveja, mas reconhecê-la sem distorcer o que se sente.
Existe um ponto delicado aqui: a inveja toca em algo que falta, que dói ou que ainda não foi possível realizar. E, diante disso, a tendência humana é se defender — diminuindo o outro, negando o sentimento ou criando explicações que aliviem esse desconforto.
Se policiar, nesse contexto, não é se vigiar de forma rígida, mas interromper esses movimentos automáticos antes que eles se transformem em atitudes que prejudicam o outro — e, principalmente, você.
Conteúdo informativo desenvolvido pela
CRP-SP 06-121677
sem a finalidade de substituir a consulta psicológica, nem esgotar o tema.
Trata-se apenas de um convite à reflexão
Se este tema faz sentido pra você saiba como a psicóloga poderia ajudar na compreensão
Na psicoterapia, o trabalho é organizado para possibilitar a identificação de padrões emocionais e comportamentais que se repetem ao longo da história do paciente e acabam por afetar relacionamentos, autoestima ou bem-estar emocional.
Também envolve a análise das circunstâncias em que determinadas reações surgem, incluindo seus contextos e possíveis gatilhos.
São examinadas as formas de interpretação das situações e a maneira como a pessoa se percebe dentro de suas relações.
Recursos psicológicos de enfrentamento podem ser explorados dentro do enquadre clínico, assim como questões relacionadas a posicionamento pessoal e clareza interna.
A Psicóloga sp conduz a sessão de terapia de maneira individualizada, considerando a singularidade de cada pessoa e seu ritmo.
Atendimento em Terapia Cognitivo-Comportamental com Acolhimento Humanizado,
Psicóloga SP Maristela Vallim Botari
CRP-SP 06-121677
◈ Atendimento
Considero como relevantes para a compreensão da pessoa, seus aspectos sociais, culturais e históricos, elementos que compõe a totalidade de um indivíduo.
Considero que somos mais do que a soma das partes, e meu trabalho consiste em ajudar o cliente a montar o quebra cabeça da vida, juntando peças, que aparentemente não fazem sentido separadamente.
Localização e Contato:
Psicoterapia na Avenida Paulista, Bela Vista, SP
Terapia Online e Presencial
Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar.
Email: contato@psicologa-sp.com.br | Whatsapp: (11) 95091-1931
Psicologa SP | Psicoterapia | Consulta com Psicóloga
Mais conteúdos relacionados
Carregando...
Saiba mais sobre: Atuação da Psicóloga e a Prática Clínica
Mais conteúdos relacionados
Carregando...


