psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

A prática da Gratidão - Psicóloga explica

 A prática da Gratidão - Psicóloga explica

A prática da Gratidão - Psicóloga explica


A prática da gratidão é um conceito poderoso e comprovadamente benéfico para a saúde mental e emocional. Quando uma psicóloga aborda a gratidão, ela geralmente explora como essa prática impacta o bem-estar psicológico das pessoas.

A gratidão envolve reconhecer e apreciar as coisas positivas da vida, mesmo nas situações mais desafiadoras. Ao focar nas coisas pelas quais somos gratos, podemos alterar nossa perspectiva e cultivar emoções mais positivas, como alegria, contentamento e otimismo.

Ao explicar a prática da gratidão, uma psicóloga pode destacar alguns pontos:

1. Benefícios psicológicos: A prática regular da gratidão está associada a níveis reduzidos de estresse, ansiedade e depressão. Ela promove emoções positivas e fortalece a resiliência emocional.

2. Melhoria nos relacionamentos: Expressar gratidão pode fortalecer os laços sociais e melhorar relacionamentos, pois demonstra apreço e reconhecimento pelos outros.

3. Foco no presente: A gratidão nos ajuda a valorizar o momento presente, a encontrar alegria nas pequenas coisas e a desenvolver uma perspectiva mais positiva da vida.

4.Cultivo da empatia: Ao praticar a gratidão, também tendemos a ser mais sensíveis às necessidades dos outros, desenvolvendo empatia e compaixão.

5. Promoção da saúde mental: Estudos mostram que a gratidão está ligada a um melhor sono, maior autoestima e aumento da sensação de felicidade e satisfação com a vida.

Uma psicóloga pode recomendar várias maneiras de incorporar a gratidão na rotina diária, como manter um diário de gratidão, expressar verbalmente agradecimento às pessoas, refletir sobre as coisas positivas ao enfrentar desafios e praticar atos de bondade.

Ao explicar a prática da gratidão, uma psicóloga enfatiza como ela pode ser uma ferramenta poderosa para promover a saúde mental e o bem-estar, e como sua incorporação na vida cotidiana pode fazer diferença na forma como percebemos e vivemos nossas vidas.

A GRATIDÃO NA PSICOLOGIA


A gratidão está conectada a traços de personalidade ligados ao comportamento pró-social. Pessoas gratas tendem a ser mais amáveis e menos narcisistas, incapazes de expressar gratidão devido à dificuldade em admitir dependência dos outros. 

Essa dificuldade pode vir de uma sensação de autossuficiência que os narcisistas buscam manter. 

A valorização de bens materiais também parece diminuir a gratidão, segundo indicativos de Kashdan e Breenan. 

Baumgarten-Tramer, em 1938, já sugeriu uma relação entre personalidade e gratidão, destacando que indivíduos com personalidade mais realista tendem a sentir uma dívida proporcional ao favor recebido, enquanto os mais generosos podem sentir uma dívida exagerada.

"O fato de a gratidão ser relativamente pouco estudada deve-se, em parte, à natureza evasiva deste construto. Emmons e McCoullough (2003) afirmaram que a gratidão é difícil de ser definida, permitindo muitas classificações. Ela tem sido conceitualizada como uma emoção, uma atitude, uma virtude moral, um hábito, um traço de personalidade ou uma resposta de coping."

Referências

KLEIN, M. Inveja e gratidão: um estudo das fontes inconscientes. Rio de Janeiro: Imago, 1957-1974.       

KOLLER, S. H. Gratidão em contextos de risco: uma relação possível? Revista Psicodebate Psicología,Cultura y Sociedad, v. 7, p. 55-66, 2006. 

PIETA, Maria Adélia Minghelli  e  FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Sobre a gratidão. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.1 [citado  2023-12-11], pp. 100-108 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000100010&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1809-5267

Postar um comentário

0 Comentários

Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: