A Psicologia explica a dificuldades em tomar decisões.

Você tem dificuldades em tomar decisões?


Tomar decisões pode ser um processo desafiador e muitas vezes pode gerar muita ansiedade e dúvida. 

A psicologia pode desempenhar um papel importante em ajudar as pessoas a navegar por esses momentos difíceis.

Vamos considerar o exemplo da personagem S. 


Ela estava enfrentando uma grande decisão em sua vida, se deveria ou não aceitar um emprego em outra cidade. 

S. se sentia presa, com medo de tomar a decisão errada e acabar se arrependendo depois.

S. decidiu buscar ajuda de uma psicóloga para lidar com essa situação. Juntos, eles exploraram as possíveis opções e as preocupações de S. sobre cada uma delas. 

A psicóloga também ajudou S. a entender quais eram seus valores e prioridades, e como eles se alinhavam com as diferentes escolhas que ela tinha.

Com a orientação adequada., S. conseguiu tomar uma decisão informada e confiante sobre o emprego. Ela se sentiu mais à vontade em relação à escolha que fez e foi capaz de se ajustar com sucesso a sua nova vida na nova cidade.

A psicologia pode ajudar a esclarecer nossos pensamentos e sentimentos e nos dar as ferramentas necessárias para tomar decisões mais assertivas em nossas vidas.


Como a psicologia explica a tomada de decisões




Existem determinadas situações da vida que não se sabe pra que lado deve-se ir, que rumo tomar, enfim, como proceder. 

Algumas situações são tão delicadas, que exigem o máximo de tato, e cuidado na sua resolução. O que fazer quando devemos tomar uma atitude e não temos tempo pra pensar? Como tomar a decisão correta?

A decisão correta sempre é aquela que as pessoas tomam depois de refletir por muito tempo. É muito difícil raciocinar sob pressão,portanto decisões impensadas tem altas chances de fracassar.

Não aceite pressão sob nenhuma hipótese, mas também não se adie indefinidamente uma decisão que deve ser tomada o quanto antes. 

As decisões mais sábias são tomadas quando existe serenidade, quando não há ninguém pressionando e quando se sentir absolutamente seguro de que não vai se arrepender. 


A psicologia explica a tomada de decisões como um processo complexo que envolve vários fatores cognitivos, emocionais e sociais.

De acordo com a teoria da tomada de decisão racional, as pessoas avaliam as informações disponíveis, ponderam as possibilidades e escolhem a opção que traz o maior benefício. 

No entanto, sabe-se que esse processo nem sempre é racional e muitas vezes é influenciado por vieses cognitivos, emoções e outros fatores.

Uma abordagem mais recente na psicologia da tomada de decisão é a teoria do sistema dual de processamento. 

De acordo com essa teoria, a tomada de decisão envolve dois sistemas diferentes: um sistema rápido, intuitivo e emocional (sistema 1) e um sistema mais lento, deliberativo e racional (sistema 2). 

A decisão final pode ser influenciada pela interação entre esses dois sistemas e pelas características do contexto em que a decisão é tomada.

Além disso, fatores sociais, culturais e individuais também podem influenciar a tomada de decisão. 

Por exemplo, a pressão social ou a necessidade de tomar uma decisão rapidamente pode levar a um viés na tomada de decisão.

Em resumo, a psicologia explica a tomada de decisão como um processo complexo que envolve vários fatores cognitivos, emocionais, sociais e contextuais. 

As abordagens teóricas variam desde modelos mais simples baseados em processos racionais até modelos mais complexos baseados em interações entre diferentes sistemas e fatores ambientais e culturais

Como tomar decisões 


“Mas se eu tivesse escolhido outra profissão”? ou “E se eu tivesse me casado com outra pessoa”? ou ainda “E se eu morasse noutra cidade”.. seria eu mais feliz ou menos feliz.

É fato: 
Não dá pra saber! 
E creio que não devemos sequer pensar nesse tipo de coisa, porque nossa vida é AQUI E AGORA, ou seja, temos que valorizar nossas conquistas presentes, e se nossas escolhas não nos faz felizes, a lamentação em nada ajuda.


O jeito é tocar o barco pra frente e fazer novas escolhas, se for o caso, já que não dá pra voltar no tempo. 

Se pararmos pra analisar, todas as nossas escolhas são boas, porque aquelas que não trazem felicidade, trazem experiência, ou ensinam algo.

Logicamente existem escolhas erradas, que são atitudes tomadas por impulso. 

Um exemplo figurativo disso são as pessoas que adoram comprar:vão ao shopping e compram tudo o que vêem pela frente... 

E quando chega em casa acaba descartando metade daquilo que comprou por que não sabiam o que fazer com tudo aquilo.

Quantas pessoas não escolhem um parceiro no calor do momento, apenas para esquecer sua solidão e suas dores? 

E dessa forma acabam enganando e se enganando? 

Quantos casamentos gerados por interesses materiais, ou por paixões passageiras, quando tais pessoas não tem um pingo de afinidade? 

Esses são alguns exemplos de decisões mal tomadas, baseadas apenas em interesses momentâneos e que fatalmente conduzirão à infelicidade.


Por isso antes de tomar qualquer decisão, PARE E PENSE.

Pese prós e contras, sempre visando o seu bem estar e levando em conta se sua decisão não irá prejudicar outras pessoas. 

Lembre-se que todo castelo de cartas desmorona, portanto tome suas decisões importantes somente com base em fatos sólidos.

A Decisão de procurar Psicóloga

A decisão de procurar uma psicóloga pode ser motivada por diversos fatores, como dificuldades emocionais, problemas de relacionamento, transtornos mentais, crises existenciais, entre outros.

Algumas pessoas podem sentir que não estão conseguindo lidar com seus problemas sozinhas e procuram ajuda profissional para encontrar formas de superá-los. 

Outras podem ser encaminhadas por médicos ou profissionais de saúde mental, por exemplo, por apresentarem sintomas de transtornos mentais.

Além disso, a decisão de procurar uma psicóloga pode envolver um processo de reconhecimento da importância da saúde mental e do autocuidado. 

Muitas vezes, as pessoas podem pensar que buscar ajuda psicológica é um sinal de fraqueza, mas na verdade é uma atitude corajosa e saudável para lidar com as dificuldades da vida.

Ao buscar uma psicóloga, é importante escolher uma profissional com a qual a pessoa se sinta confortável e confiante para compartilhar seus pensamentos e emoções. 

A relação terapêutica é fundamental para o sucesso do processo terapêutico, pois é nessa relação que a pessoa pode sentir-se compreendida e apoiada em suas dificuldades.

Em resumo, a decisão de procurar uma psicóloga pode ser motivada por diferentes fatores, mas geralmente está relacionada à busca por ajuda para lidar com questões emocionais e mentais. 

É uma atitude corajosa e saudável para cuidar da saúde mental e do bem-estar pessoal.



Parabéns pela iniciativa de procurar Psicóloga. Toda Jornada começa com o primeiro passo. 

Procurar psicólogo ou psicóloga ideal para cuidar da sua saúde emocional, significa que você deseja mudanças.

Quando procurar Psicóloga?

Se chegou aqui, certamente estava em busca de "psicólogos perto de mim", "Psicóloga comportamental", "Psicólogos Cognitivo comportamental", "Psicóloga presencial", ou "Psicóloga Bela Vista", "Terapia em São Paulo", "Psicólogos em São Paulo", para tratar problemas de relacionamento, depressão, ansiedade, ou estresse generalizado.

As pessoas também buscam psicóloga quando estão perto de ter um colapso nervoso, uma crise de ansiedade, ou com muito medo, raiva ou vergonha.

Outras buscam ajuda emocional simplesmente por não terem com quem conversar, sentem-se só, desamparadas com uma sensação de vazio deprimente, mas algumas procuram ajuda da psicóloga apenas para ajudar a tomar algumas decisões, fazerem perguntas pontuais, conversar um pouco sobre si mesmas.

Não importa o motivo. Se você estava buscando Psicóloga em SP, nas imediações da Bela Vista, convido a conhecer o meu trabalho.

Quem precisa de Terapia?

Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior*


Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 


Uma sessão de terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. 

Através do uso de vários métodos de psicoterapia e tratamentos associados, meus pacientes desenvolvem hábitos que mudam suas vidas e os ajudam a lidar com os vários obstáculos da vida.

Minhas sessões de terapia são elaboradas com intuito de examinar em profundidade os problemas pessoais e fornecer aos pacientes ferramentas eficazes para uma boa perspectiva de vida.


Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. 

PSICÓLOGA SP AVENIDA PAULISTA BELA VISTA

Com a Terapia Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo. 
Se preferir pode optar pela Psicóloga Presencial na Avenida Paulista, no 
Consultório de Psicologia Bela Vista
Avenida Paulista, 2001 - Bela Vista - São Paulo/SP

Tratamentos Psicológicos para: 

  • Ansiedade
Ansiedade crônica, Ansiedade generalizada, transtorno do estresse, estresse pós-traumático transtorno obsessivo compulsivo (TOC), Transtorno do Estresse pós traumático (TEPT), 

  • Fobias
Fobias em geral, síndrome do pânico, fobia social, 

  • Vícios
Compulsões por comida, trabalho, compras e outras. Vício em celular, FOMO e dependência química.

  • Problemas de Sono
Insônia e Hipersonia não-orgânica.

  • Desenvolvimento pessoal
  • Sentimentos
  • Trabalho e Carreira
Estresse   Dificuldades de relacionamento no trabalho, desenvolvimento e/ou escolha da carreira, problemas no trabalho, etc.

a, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta.Como agendar consulta com Psicóloga:

.