A dificuldade em tomar decisões pode surgir a partir da possibilidade de escolhas entre uma ou mais situações de igual valor. Justamente por apresentarem pesos semelhantes, a tomada de decisões pode se tornar penosa.
Existe a perspectiva de que a dificuldade consista no fato de que não somos biologicamente programados para a perda. O psiquismo humano é dotado de mecanismos cerebrais que favorecem os ganhos, o que pode dificultar a elaboração de perdas inerentes a qualquer escolha.
Perante uma situação de escolha, é possível realizar uma análise detalhada dos benefícios a curto e médio prazo. Nem sempre as melhores opções são aquelas que agregam satisfação imediata; em certos contextos, é viável priorizar ganhos futuros em detrimento de um desconforto momentâneo.
Leituras Recomendadas
Conteúdo informativo desenvolvido pela
Psicóloga SP - Maristela Vallim Botari
CRP-SP 06-121677
sem a finalidade de substituir a consulta psicológica, nem esgotar o tema.Trata-se apenas de um convite à reflexão
Você não precisa enfrentar isso sozinho(a)
Se você chegou aqui, estava procurando por .
Caso seja do seu interesse, você encontrará as informações logo abaixo:
Mais conteúdos relacionados
Carregando...

