A Psicóloga pode ajudar a tomar decisões


Dificuldade em tomar decisões surge a partir da possibilidade de escolhas entre uma ou mais situações de igual valor. 
E justamente por apresentarem pesos semelhantes a tomada de decisões torna-se penosa.


A dificuldade consiste no fato de que não somos "programados para perder", em nenhuma circunstância. somos dotados de mecanismos cerebrais que favorecem os ganhos e dificultam a elaboração de perdas.


Portanto a tomada de decisões é sempre algo bastante conflituoso, pois envolve uma ou mais perdas.



Perante uma situação onde somos convocados e escolher, é importante fazer uma análise fria e detalhada dos benefícios a curto e médio, sobre os ganhos que cada uma das situações poderá agregar.


Nem sempre as melhores escolhas são aquelas que agregam benefícios imediatos; as vezes é importante fazer uma escolha que a princípio parece ruim e obter ganhos a médio prazo. O bom senso agradece.




A Psicóloga pode ajudar a tomar decisões


A psicóloga, como profissional especializada em saúde mental, pode desempenhar um papel significativo no auxílio à tomada de decisões. Aqui estão 10 maneiras pelas quais a psicóloga pode ajudar nesse processo:


Exploração de valores e objetivos: A psicóloga pode ajudá-lo(a) a identificar e clarificar seus valores e objetivos pessoais, fornecendo uma base sólida para tomar decisões alinhadas com o que é importante para você.


Avaliação de opções: A psicóloga pode ajudá-lo(a) a explorar diferentes opções disponíveis, analisando seus prós e contras, e considerando as possíveis consequências de cada escolha.


Identificação de padrões de pensamento: A psicóloga pode ajudá-lo(a) a identificar padrões de pensamento limitantes ou distorcidos que possam estar influenciando suas decisões, e a desenvolver pensamentos mais realistas e adaptativos.


Gestão de emoções: A psicóloga pode ajudá-lo(a) a lidar com as emoções que podem surgir durante o processo de tomada de decisões, como ansiedade, medo ou incerteza, auxiliando a encontrar um equilíbrio emocional e reduzindo a influência dessas emoções na sua escolha.


Análise de riscos e benefícios: A psicóloga pode ajudá-lo(a) a avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios associados a cada opção, auxiliando a tomar decisões mais informadas e fundamentadas.


Identificação de valores conflitantes: A psicóloga pode ajudá-lo(a) a identificar possíveis conflitos de valores que possam estar dificultando a tomada de decisões, auxiliando na busca de soluções que estejam em maior consonância com seus valores pessoais.


Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas: A psicóloga pode ensinar técnicas e estratégias para aprimorar suas habilidades de resolução de problemas, facilitando a tomada de decisões mais eficazes.


Exploração de necessidades e desejos: A psicóloga pode ajudá-lo(a) a explorar suas necessidades e desejos mais profundos, auxiliando na tomada de decisões alinhadas com seu bem-estar e satisfação pessoal.


Análise de experiências anteriores: A psicóloga pode auxiliá-lo(a) a refletir sobre experiências anteriores de tomada de decisões e aprender com elas, identificando padrões e insights que possam orientar suas escolhas futuras.


Suporte emocional e apoio: A psicóloga pode fornecer um ambiente seguro e acolhedor para discutir suas preocupações, medos e dúvidas, oferecendo apoio emocional durante o processo de tomada de decisões.


Ao trabalhar com uma psicóloga, você pode se beneficiar de sua experiência e conhecimento para tomar decisões mais conscientes e satisfatórias, considerando diversos aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais envolvidos no processo de escolha.