O que é depressão

 oscilação de humor  paginas de psicologia  primeira consulta com psicologo infantil  Psicologa Allianz  psicologa amil   Psicologa Barata Psicologa Bradesco,    Psicologa Experiente  psicóloga para emagrecimento  Psicóloga preço acessível psicóloga preço acessível ,  psicóloga sp Psicologa Sulamérica  psicologia consulta  psicologia online  psicologia sp

O que é Depressão?

Embora muito se fale sobre Depressão, creio que alguns esclarecimentos científicos devam ser feitos, a fim de que possamos compreender adequadamente este transtorno. Ser depressivo não é simplesmente ser triste; a depressão é algo muito maior que  isso: é a “perda de um objeto interno”, algo como uma morte em vida.

Para Straton e Hayes (1994) a depressão é:
 "Um estado reduzido de funcionamento psicológico, frequentemente associado a um estado de infelicidade" (p. 61)

Características da Depressão


Tal estado é acompanhado por sintomas físicos: lentificação motora, alterações do apetite, do sono, cansaço; e sintomas psíquicos: ideação de culpa, remorso, menos - valia, etc. Conforme o Datasus aponta:
F32 Episódios depressivos
Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite.
Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e freqüentemente idéias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves.
 O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos “somáticos”, por exemplo perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido.
O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar três graus de um episódio depressivo: leve, moderado e grave.
(Fonte: http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f30_f39.htm. Acesso em 01/07/2019)

De acordo com o DSM-V:
A característica comum desses transtornos é a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do  indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, momento ou etiologia presumida. (DSM-V, p 155)

 O que a depressão não é:


Não é aquela tristeza passageira, que sentimos quando algo sai errado; isto é frustração; Não é aquele estado de reflexão que muitas vezes mergulhamos e nos remete ao vazio existencial; isto é o recolhimento.
 No senso comum, é um termo utilizado para referir-se a um sentimento incomum de infelicidade, porém, a depressão é muito mais que isto: é uma doença que remete a um estado de "quase-morte psíquica", de apatia, e deve ser tratada com medicação e psicoterapia.
 Não basta mudar o pensamento para "algo mais positivo"; não basta apenas um ato de vontade para se curar, pois os depressivos têm comprometimento da volição, ou seja, perdem a vontade. Não basta "sair para viajar", pois a depressão é um estado de sofrimento interno que irá acompanhar o paciente por onde quer que ele vá.
 Aceitar que é uma doença, torna o tratamento e a recuperação mais fáceis.

Como é feito o diagnóstico

O Diagnóstico da depressão é feito por psicólogos e/ou psiquiatras, por meio da aplicação de Escalas de avaliações, testes, atividades reflexivas.
Evite o autodiagnóstico. Se suspeitar que algo não está bom em você, que seus sentimentos estão embotados, que está apático(a), sem apetite,com sono em excesso, sem ânimo pra nada, procure um psiquiatra e um psicólogo.

Tratamento da Depressão

o Tratamento da depressão é feito sempre com acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia; pois a medicação ajuda a aliviar os sintomas físicos, e a psicoterapia a compreender quais os mecanismos que desencadeiam o estado depressivo.

Referências
CID-10. Disponível em http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f30_f39.htm. Acesso em 01/07/2019)
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014.
STRATON, Peter; HAYES, Nicky. Dicionário de Psicologia. São Paulo. Ed. Pioneira; 1994.




Psicologa Bradesco, qual o valor da consulta com psicóloga? Agende sua consulta, agendamento consulta sulamérica, Onde encontrar psicólogo baratos? Psicóloga preço acessível, Psicologa Sulamérica, Psicologa Allianz, como ser mais assertivo,  Psicologa Barata, Psicologa Experiente, como vender o medo, como tratar fobias? 

Como lidar com ciúme? Como superar traição? Traição tem perdão?  tratamento ansiedade, depressão,  

Psicologos Unimed,são, ciúme excessivo, como superar traição? psicologo consulta , psicólogo sp, psicóloga sp, insegurança psicologia,  terapia de casal sp, terapia infantil, Como tratar dificuldade de relacionamento? 

Terapia para emagrecimento, avaliação para bariátrica, psicologia online, psicóloga clínica,  terapia matrimonial, psicologo online, psicologia consulta, psicologia on line, terapia para idosos, psicóloga para emagrecimento, psicoterapia online, psicoterapia infantil, psicoterapia e psicologia, psicoterapeuta São Paulo,  site de psicologia, blog psicóloga, paginas de psicologia, sites de comportamento humano, coach de relacionamentos, 

 artigos de psicologia, psicologia virtual, oscilação de humor, ajuda emocional, psicologo sp, site psicologia, terapia psicologica online, psicologia sp, o que acontece na primeira consulta psicológica? Quais os melhores psicólogos de são Paulo? terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, insegurança emocional, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, aconselhamento de casal, consulta psicológica online, psicologo zona sul

Postagens mais visitadas deste blog

Carência afetiva: o que é e como lidar?

O normal e o patológico

A dificuldade em mostrar sentimento

Pessoas românticas

O que é Inveja e como se manifesta

Psicóloga em SP

Devemos nos importar com o que pensam a nosso respeito?

Como lidar com o rompimento de uma relação afetiva

Preço Acessível | Preço Especial para Reembolso

A síndrome do Super-Herói