Pular para o conteúdo principal

COVID-19: cuidados com a Saúde mental

Primeiro veio um choque.
Depois a negação.
Depois a barganha.
Depois a raiva.
Estamos na fase da depressão.
A Próxima fase será a aceitação.


As 05 fases do luto

Estamos falando das 5 fases do luto, em tempos de pandemia do COVID-19. Esclarecendo:

De acordo com a escritora KÜBLER-ROSS, E.  (1998), o luto passa por cinco fases : 
negação, barganha, raiva, depressão e aceitação. Mas de que luito estamos falando?
Estou me referindo ao luto daquilo que perdemos, daquilo que se morreu com a chegada do COVID-19.

Dos velhos hábitos, da vida social, dos estudos, do trabalho, da interação com os amigos, das reuniões de fim de semana, das atividades religiosas, das viagens, dos encontros amorosos, das baladas, dos "rolezinhos".
Estou falando da vida como ela ERA. E não é mais.....

O Luto pelo passado


Qualquer mudança de contexto é difícil para o nosso cérebro assimilar. Mudanças doem, mesmo que sejam mudanças espontâneas e para um contexto melhor. As mudanças ocorridas em nosso cérebro por imposição circunstanciais são duplamente  dolorosas.

E Isto gera estresse.

O Estresse na pandemia


Estamos vivendo uma pandemia de COVID-19, permeada por uma "pandemia de estresse", "Pandemia de ansiedade", pandemia de depressão", "pandemia de tristeza", "pandemia de cansaço mental", "pandemia de tédio", dentre outros sintomas.


Como lidar com o estresse?

Creio que a grande dificuldade do momento seja lidar com um estresse incomum, usando ferramentas comuns. E isso tende a não funcionar. Para novos estresses, novas ferramentas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), está colaborando e desenvolveu uma cartilha com algumas dicas práticas, que (claro), podem não ajudar a todos, mas certamente, serve como norte. 

A cartilha sobre bem estar emocional, intitulada Doing What Matters in Times of Stress (FAZENDO O QUE IMPORTA EM TEMPOS DE ESTRESSE), aponta algumas atitudes que podem colaborar para a redução do estresse:




1. PARE.Respire. Pense

2.MANTENHA.uma rotina saudável

3.CONVERSE.com outras pessoas

4.SEJA GENTIL com vocês e os outros

5.PEÇA AJUDA se precisar


As dicas são relevantes e podem ajudar bastante. Porém estão em inglês, mas vale a pena a leitura. Para baixar a cartilha completa, clique neste link.



KÜBLER-ROSS, E. 
Sobre A Morte E O Morrer. 
8.Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.





Como encontrar o psicólogo certo ❖ Psicologa Vila Mariana SP

Como encontrar o psicólogo certo Where to begin  How to Find the Right Therapist For You Escrito port Esther Perel Texto original: https://estherperel.com/blog/how-to-find-the-right-therapist-for-you A auto-entrevista Responda a estas perguntas primeiro. Por que terapia e por que agora? Em que você gostaria de trabalhar? Qual é o resultado desejado? O que você está preparado para fazer para alcançar esse objetivo? O que você espera do seu terapeuta? Quais foram as suas experiências em terapia até agora e o que foi útil? O que não foi? Quais são as lições que você aprendeu? Seja terapia individual, de casal ou familiar, o tipo de terapeuta que eu sempre recomendo é aquele que é desafiador e direto, mas não julga; tem a mente aberta e está disposta a permitir que as pessoas explorem opções na vida muito diferentes das suas. Alguém que não se apressa em diagnosticar e patologizar, e que tem um profundo entendimento dos meandros da intimidad

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

ARTIGOS SOBRE RELACIONAMENTOS

Agradeço a sua leitura e sua atenção e disponibilizo alguns textos que talvez possam te ajudar.


07 dicas para a relação amorosa dar certo.

08 fatores que dificultam uma relação

09 formas de estragar um relacionamento.

09 sinais que o amor acabou

11 passos para identificar Relacionamentos abusivos

A blindagem contra apego

A dificuldade de relacionamento

A dificuldade em mostrar sentimento

Abra-se ao amor sem medo de ser feliz

Amor = Paixão + intimidade + comprometimento

Amor correspondido - Amor não correspondido

Amor custa caro

Amor desgastado: quando a relação afetiva está desigual

Amor Patológico - Amor doente

Amor sem limites

Apegados e Desapegados:

As emoções são contagiantes

Como agem as pessoas apaixonadas?

Como conquistar um amor

Como esquecer alguém?

Como manter um relacionamento saudável

De quem é a culpa pelo fracasso da relação?

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

Declarações de Amor

Dificuldade nos relacionamentos afetivos

Infidelidade no amor: como lidar e superar

Não brinque com o sentimento alheio

Não carregue uma culpa que não é sua

Não Idealize

O amor correspondido

Os Amores do Passado

Pessoas com dificuldade de relacionamento

Pessoas românticas

Por que algumas "ficadas" não se transformam em namoro?

Por que dizer "EU TE AMO" é tão difícil

Porque algumas pessoas se apegam demais enquanto outras não conseguem se apegar a nada?

Quando o amor termina

Reconciliações

Você sabe amar?

Você sabe dar e receber afeto?

Você tem medo de amar?


Tratamento depressão, tratamento para Ansiedade Psicóloga em SP zona sul, psicoterapia Bradesco, psicóloga Amil vila mariana, psicóloga Sulamérica em sp.. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal, consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde Bradesco, Psicóloga Amil, psicologia online, psicólogo SP, Psicologa sp, Psicóloga Bradesco Amil Sulamérica São Paulo SP vila mariana, Psicologa online, psicólogos gratuitos, melhores psicólogos de sp, terapia de casal, terapia para adolescentes, terapia de luxo, terapia cessível, peço de terapia acessível, psicólogo bons em sp, psicólogos baratos, psicólogos formados pela USP, psicólogos formados pela puc, psicólogos de celebridades, psicólogos para estresse no trabalho.

    Você precisa de terapia?


    Existem algumas regras para saber se você precisa ou não de terapia:

    Todos precisamos de terapia. Porém não precisa ser a todo momento. Existem situações que é possível atravessar sozinho(a), mas em outras a ajuda emocional oferecida por um psicólogo pode ser muito bem vinda.

    • Quando a ansiedade, o estresse, a depressão, ou a dificuldade de relacionamento estiverem provocando muitos danos emocionais;
    • Quando você estiver perdido em seus pensamentos, sem conseguir achar uma direção, uma resposta para sua vida;
    • Quando o medo estiver maior que a coragem de enfrentar as dificuldades;
    • Quando estiver com vergonha de ser quem você é;
    • Quando a dor da for muito insuportável;
    • Quando seu sono, seu apetite e seu desejo sexual estiver comprometidos;
    • Quando você for vítima de abuso psicológico....
    • Sim, Talvez seja a hora de buscar Terapia.
    Leia mais sobre Terapia




    Nunca Passou na Psicóloga?

    Você nunca passou na Psicóloga? Se gostaria de passar, fique tranquilo porque é normal que você tenha muitas dúvidas.

    Algumas pessoas que nunca passaram por consulta com psicólogos tendem a idealizar a consulta as vezes de forma negativa e isto causa bastante ansiedade.
    Relaxe e venha. Traga para a Psicóloga apenas o que achar válido, afinal o momento é seu. O Psicólogo é um ego auxiliar, alguém que vai te ajudar a pensar nas questões da tua vida.
    A primeira Consulta psicológica dura de 30 a 50 minutos, tempo que o paciente tem para expor seus pensamentos, suas dúvidas, seus anseios, suas dores, etc.

    Se você nunca passou na psicóloga e gostaria de passar agende uma consulta psicológica gratuita