psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

O conceito de Inveja na Psicologia - Psicóloga SP

O conceito de Inveja na Psicologia

Algumas pessoas, que desconhecem o conceito de inveja, usam-no inadvertidamente.

É comum confundir inveja com admiração, mas existem diferenças.

Além disso, muitas pessoas são alvo da inveja alheia, e por questões de modéstia não se dão conta, e acabam sendo prejudicadas, sem perceber.

Outras, desenvolvem uma admiração tão grande, que acabam por desenvolver um sentimento de inveja inconsciente.

Em resumo: a inveja não é um sentimento bom.

Mas a Psicologia explica.

O conceito de Inveja na Psicologia


A INVEJA  etimologicamente significa “não ver”:


A inveja é a ejaculação dos olhos”. Essa definição nos remete à própria etimologia da palavra inveja, formada pelos étimos latinos in (dentro de) + videre (olhar), que indicam claramente o quanto esse sentimento alude a um olhar mau que penetra no outro. Essa alusão acabou por se disseminar em diferentes expressões populares, tais como mau olhado, olho grande, olhar que seca pimenteira, entre outras. (Figueiredo; Ferreira, 2011, p. 181)


Trata-se de um sentimento arcaico que remete à falta de algo que o outro tem e nós não temos, podendo ser latente ou manifesta.

É latente quando o indivíduo percebe que está em desvantagem perante algo ou alguém. Quando tem consciência disto, desenvolve mecanismos para lidar com isso. 

Tais mecanismos podem ser saudáveis ou não. 

Um destes mecanismos é a negação: ao perceber que o outro recebeu algum benefício, o indivíduo invejoso tende a desvalorizar a conquista alheia, negando o quanto gostaria de estar no lugar do outro. 

Pode ainda, negar o mérito do outro, pois ao diminuir o outro perante seus olhos, o impacto da conquista alheia perde o peso e ameniza o sentimento de inveja.

Outra defesa é a racionalização, quando o indivíduo tende a buscar explicações racionais, para fugir da emoção negativa de perceber que o outro avançou alguns passos.

“Claro que ela tirou notas boas. Passou a noite inteira estudando. Não fez mais do que obrigação”.


Admiração x Inveja



Quando falamos de “inveja branca”, não estamos nos referindo ao mesmo conceito, uma vez que esta “inveja branca” pode ser entendida como “Admiração”. 

A diferença básica é que na admiração não há desejo de destruição do outro e sim uma tendência à imitação (que pode ser bastante prejudicial se não houver parâmetros, já que pode ser entendida como uma espécie de roubo de identidade).

O desejo de destruição  surge  para eliminar os parâmetros de comparação. É como se um time de futebol pudesse massacrar o time adversário que ganhou a partida, apenas pra esquecer a derrota.



Você sabe o que é inveja? Embora seja um sentimento ruim, é importante compreendê-la para que possamos nos conhecer melhor.

Embora sejam sentimentos distintos, a inveja e o ciúme são muitas vezes confundidos, pois são vivenciados com alguma intensidade. 

A diferença básica é que o ciúme envolve três elementos, enquanto a inveja envolve apenas dois


A inveja

A etimologia da palavra inveja é formada pelos étimos latinos in (dentro de) + videre (olhar), que indicam o desejo de desviar o olhar de algo que incomoda. "Olhar para dentro" é o contrário de olhar para fora, onde o objeto do desejo está. 

O Olhar para dentro indicaria um sentimento de negação do objeto desejado.

Desta forma, é imperioso que o objeto desejado "desapareça" do campo de visão de quem o deseja. Este processo remete à destruição do objeto, seja de forma objetiva ou subjetiva (destruindo a representação do objeto desejado)


Onde nasce a inveja?


Melanie Klein (1991) aponta que a inveja é uma emoção muito arcaica que remonta ao nascimento, no sentimento de frustração que surge no momento em que as necessidades não são atendidas. 

A frustração  é o sentimento oriundo da ausência de gratificação, que remontaria ao sentimento de raiva por precisar de  (ou desejar)  algo inacessível (em dado momento).


Como se manifesta

O desejo de destruição existe para eliminar os parâmetros de comparação e se manifesta pela negação:

"Eu não queria mesmo....""Nem reparei que você tingiu o cabelo"

Neste caso há uma tendência a destruir o objeto de forma subjetiva. Por não existir a possibilidade de destruir o objeto que incomoda de forma objetiva, o invejoso o faz de forma subjetiva, desviando o olhar daquilo que tanto o incomoda. 


Ou pela racionalização:

“Claro que ela tirou notas boas. Passou a noite inteira estudando. Não fez mais do que obrigação”.

Nestas circunstância, a tendência é minimizar os méritos do outro, simplificando o processo e banalizando os méritos.

Outra forma de manifestação muito presente nos diversos contextos, é a tendência de algum indivíduo se colocar na posição de objeto de inveja: em geral, têm dificuldades em reconhecer suas limitações, passando a viver em um mundo imaginário de superioridade. 

Estas pessoas acreditam que o outro o persegue, uma vez que não consegue lidar com sua pouca habilidade de solucionar conflitos, e adaptar-se aos novos contextos.


Inveja Branca


Quando falamos de “inveja branca”, não estamos nos referindo ao mesmo conceito, uma vez que esta “inveja branca” pode ser entendida como “Admiração”. 

A diferença básica é que na admiração não há desejo de destruição do outro e sim uma tendência à imitação (que pode ser bastante prejudicial se não houver parâmetros, já que pode ser entendida como uma espécie de roubo de identidade).


Referências


FIGUEIREDO, Maria Flávia; FERREIRA, Luis Antonio. Olhos de Caim: a inveja sob as lentes da linguística  e da psicanálise. Sentidos em movimento: identidade e argumentação. Coleção Mestrado em Lingüística. 2011 - publicacoes.unifran.br

KLEIN, Melanie. Inveja, Gratidão e outros trabalho. Rio de Janeiro. Imago: 1991.

Como a Psicóloga Sp pode me ajudar?



Obrigada pela leitura. 

Gostou do artigo? Leia mais no Blog da Psicóloga



 CRP-SP 06-121677




Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim.





  • Psicóloga SP: com mais de 12 anos de experiência profissional acolhendo indivíduos de diferentes faixas etárias em psicoterapia, com uma abordagem humanizada e centrada na pessoa. 
  • Público: Atende crianças a partir de 10 anos, adultos, casais e também indivíduos na terceira idade.
  • Missão: oferecer um espaço seguro e confidencial para que seus clientes possam explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, e trabalhar em direção a uma vida mais saudável e satisfatória.
  • Visão: Sua abordagem é adaptada às necessidades e objetivos específicos de cada cliente, com foco em ajudá-los a superar desafios emocionais, psicológicos e comportamentais.
  • Valores: Acredita que a psicoterapia é uma ferramenta valiosa para aprimorar o autoconhecimento e o bem-estar, e estou comprometido em fornecer um ambiente de apoio, empatia e compreensão para cada pessoa que busque seus serviços.


Local de Atendimento -  Consulta Psicológica presencial


Localização:  O consultório da Psicóloga SP fica localizado na: 
Avenida Paulista, 2001 - cj 1911 - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-931.

Próximo do Metrô Consolação

Horários de Funcionamento do Consultório

07:00 - 21:00 (segunda a sexta)
07:00 - 16:00 (sábados)


Os agendamentos de consultas psicológicas devem ser feitos pelo site (clique no botão abaixo), ou pelo whatsapp (11) 95091-1931Como agendar consulta com Psicóloga:


Clique nos botões abaixo

 Agendamento


terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp
Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta



ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS

Como Funciona uma sessão de terapia?

O Acolhimento Humanizado em Psicoterapia visa tornar a consulta psicológica mais natural. Esta abordagem elimina julgamentos de valor, comentários desnecessários, perguntas indiscretas e sem propósito.



Já na 1ª sessão de Psicoterapia, vai começar a entender suas emoções e comportamentos, identificando as causas subjacentes e desenvolvendo estratégias eficazes para lidar com elas e encontrar uma luz no fim do túnel do sofrimento emocional.


Para saber mais sobre a  Psicóloga SP Maristela acesse a Página: Conheca bem sua psicóloga

    ✦ Sigilo:
      O princípio do sigilo é sagrado na prática da psicologia. Nada do que for compartilhado em uma sessão de terapia será revelado a terceiros. Este é um alicerce fundamental para a construção da confiança e liberdade de expressão durante o processo terapêutico.

          ✦ Segurança:
            A segurança é um compromisso primordial do psicólogo. 

            É sua responsabilidade garantir a segurança e integridade das intervenções, métodos, diagnósticos e análises.

            Assegurando que o paciente se sinta protegido e acolhido ao longo de sua jornada terapêutica.

                ✦ Serenidade:
                  Uma sessão de terapia é um espaço de serenidade e acolhimento. 

                  É onde o paciente pode explorar suas emoções, pensamentos e experiências em um ambiente tranquilo e seguro.

                  A serenidade proporciona um cenário propício para a reflexão e o autoconhecimento, permitindo o enfrentamento das questões internas com calma e clareza.

                      ✦ Sincronicidade:
                        A sincronicidade representa a harmonia entre o psicólogo e o paciente. 

                        A Psicóloga SP precisa estar atenta e em sintonia com o discurso do paciente, compreendendo sua história, acolhendo suas dores e desafios. 

                        Essa sincronia é essencial para que a psicóloga seja um agente de mudanças efetivo, auxiliando o indivíduo a reescrever sua narrativa e promover transformações positivas em sua vida.
                          Ao considerar esses pontos cruciais durante o atendimento psicológico, a psicóloga sp Maristela Vallim Botari, CRP-SP 06-121677, busca criar um ambiente terapêutico onde o sigilo, a segurança, a serenidade e a sincronicidade sejam garantidos. 

                          Cada sessão é uma oportunidade de caminhar junto ao paciente, respeitando sua singularidade e apoiando-o em sua busca por bem-estar e crescimento pessoal.

                          Refletir sobre o perdão na psicologia e o papel desse sentimento pode ser transformador. Além disso, explorar os beneficios da psicoterapia pode ajudar a compreender melhor o processo terapêutico.


                          Explorar as dificuldades interpessoais pode ser o primeiro passo para superar obstáculos nas relações.


                          Geralmente as pessoas procuram terapia quando 
                          Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa.


                          A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc.

                          Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.

                          Links Externos -  Psicologa-Sp



                          Psicóloga por convênio - reembolso


                          Alguns planos de saúde oferecem reembolso para sessões de terapia.


                          Sugere-se consultar a tabela de benefícios para obter informações detalhadas sobre a cobertura oferecida.



                          Psicóloga perto de mim


                          Psicóloga em São Paulo. Psicoterapia online ou presencial




                          • terapia;
                          • terapeuta perto de mim;
                          • terapia cognitiva comportamental;
                          • psicólogo perto de mim;
                          • psicoterapia;
                          • aconselhamento perto de mim; 
                          • aconselhamento matrimonial perto de mim;
                          • terapia de TCC;
                          • terapia comportamental;
                          • terapia cognitiva;
                          • terapia psicodinâmica;
                          • psicólogo infantil perto de mim;
                          • aconselhamento de casais perto de mim;
                          • terapia casal perto de mim;
                          • encontre um terapeuta;
                          • psicoterapeuta perto de mim.
                          • quanto custa terapia online
                          • Psicóloga em São Paulo.
                          • Psicoterapia online ou presencial


                          Explorar mais sobre a inveja e o ciúme pode trazer insights importantes sobre essas emoções.

                          Postar um comentário

                          0 Comentários

                          Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

                          Quero cuidar da minha saúde mental 

                          Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
                          Clique nos botões abaixo.
                           
                          psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


                          Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

                          WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
                          Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

                          Quem leu estes artigos, se interessou por: