psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

COVID-19 cuidado com a Saúde mental

Primeiro veio um choque.
Depois a negação.
Depois a barganha.
Depois a raiva.
Estamos na fase da depressão.
A Próxima fase será a aceitação.


As 05 fases do luto

Estamos falando das 5 fases do luto, em tempos de pandemia do COVID-19. Esclarecendo:

De acordo com a escritora KÜBLER-ROSS, E.  (1998), o luto passa por cinco fases : 
negação, barganha, raiva, depressão e aceitação. Mas de que luito estamos falando?
Estou me referindo ao luto daquilo que perdemos, daquilo que se morreu com a chegada do COVID-19.

Dos velhos hábitos, da vida social, dos estudos, do trabalho, da interação com os amigos, das reuniões de fim de semana, das atividades religiosas, das viagens, dos encontros amorosos, das baladas, dos "rolezinhos".
Estou falando da vida como ela ERA. E não é mais.....

O Luto pelo passado


Qualquer mudança de contexto é difícil para o nosso cérebro assimilar. Mudanças doem, mesmo que sejam mudanças espontâneas e para um contexto melhor. As mudanças ocorridas em nosso cérebro por imposição circunstanciais são duplamente  dolorosas.

E Isto gera estresse.

O Estresse na pandemia


Estamos vivendo uma pandemia de COVID-19, permeada por uma "pandemia de estresse", "Pandemia de ansiedade", pandemia de depressão", "pandemia de tristeza", "pandemia de cansaço mental", "pandemia de tédio", dentre outros sintomas.


Como lidar com o estresse?

Creio que a grande dificuldade do momento seja lidar com um estresse incomum, usando ferramentas comuns. E isso tende a não funcionar. Para novos estresses, novas ferramentas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), está colaborando e desenvolveu uma cartilha com algumas dicas práticas, que (claro), podem não ajudar a todos, mas certamente, serve como norte. 

A cartilha sobre bem estar emocional, intitulada Doing What Matters in Times of Stress (FAZENDO O QUE IMPORTA EM TEMPOS DE ESTRESSE), aponta algumas atitudes que podem colaborar para a redução do estresse:




1. PARE.Respire. Pense

2.MANTENHA.uma rotina saudável

3.CONVERSE.com outras pessoas

4.SEJA GENTIL com vocês e os outros

5.PEÇA AJUDA se precisar


As dicas são relevantes e podem ajudar bastante. Porém estão em inglês, mas vale a pena a leitura. Para baixar a cartilha completa, clique neste link.



KÜBLER-ROSS, E. 
Sobre A Morte E O Morrer. 
8.Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.




Postar um comentário

0 Comentários