Término de relacionamento. Por que a superação é tão difícil?

Término de relacionamento. Por que a superação é tão difícil?



O rompimento das relações afetivas provoca sofrimento comparado ao luto: falta de ar insônia, palpitações, taquicardia, são sintomas que tendem a surgir quando um indivíduo é rejeitado.

El fuego me recorre el cuerpo- el dolor de amarte. El dolor me recorre el cuerpo con las llamas del amor que siento por ti. La enfermedad del amor por ti me inunda el cuerpo. El dolor es como un furúnculo a punto de explotar de mi amor por ti. Consumido por el fuego de mi amor por ti. Recuerdo lo que me dijiste. Pienso en tu amor por mí. Me desgarra tu amor por mí. Dolor y más dolor. ¿Dónde te vas con mi amor? Me dicen que te irás de aquí. Me dicen que me abandonarás. Mi cuerpo está entumecido de dolor. Recuerda lo que te he dicho, mi amor. Adiós, mi amor, adiós". (Fisher, p. 11).



Mas porque isto ocorre?


O amor é articulado com as funções cerebrais por meio de dois hormônios que respondem pela estimulação sexual: a vasopressina nos homens e a ocitocina, nas mulheres. 

Estas substâncias favorecem a formação do vínculo e do apego. 

A dopamina também está presente neste processo, respondendo pela sensação de bem estar, quando um organismo tem contato com estímulos agradáveis (no caso, com a pessoa desejada). A medida em que o relacionamento avança, esta “tempestade hormonal” cede lugar ás endorfinas, proporcionando um sentimento de bem estar mais sereno e duradouro.


Pesquisas recentes apontam que o cérebro das pessoas muito apaixonadas funciona da mesma forma que o dos pacientes com TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), e isto justifica a atenção concentrada, os pensamentos intrusivos, os comportamentos obsessivos e o aumento dos interesses no ser amado, em detrimento de outros interesses, pois há um notório declínio do senso crítico (funções superiores), o que justifica as famosas “loucuras de amor”.  


Desta forma, o (a) apaixonado (a) tende a se concentrar somente no lado bom da relação da relação, ignorando não só os defeitos do parceiro, como também, pequenos sinais de que já não é mais correspondido.

Seguindo esta linha de raciocínio, fica mais fácil compreender porque o sofrimento é intenso quando há uma ruptura. 



Fisher (2004), esclarece que nestas circunstâncias o cérebro passa a produzir mais ocitocina, vasopressina, endorfinas etc, levando o indivíduo a buscar o seu objeto de amor perdido. 

Este é um grande paradoxo: como esquecer alguém quando o cérebro está produzindo substâncias que favorecem a união? É um grande desafio.


De acordo com Walter Riso:

Primeiro deve aprender a superar os medos que se escondem por trás do apego irracional, melhorar a autoeficácia, levantar a autoestima e o autorespeito, desenvolver estratégias para a resolução de problemas e para ter maior autocontrole. E tudo isso você deverá fazer sem deixar de sentir o que sente por ele. Por isso é tão difícil. Repito, o viciado deve deixar de consumir, mesmo que seu organismo não queira fazê-lo. Deve lutar contra o impulso porque sabe que não lhe convém. Mas enquanto luta e persevera, o apetite está ali, quieto e pungente, flutuando em seu ser e disposto a atacar. Não se pode chegar agora ao desamor, isso chegará depois. Além disso, quando começar a ficar independente, descobrirá que aquele sentimento não era amor, mas uma forma de vício psicológico. Não há outro caminho, deve se libertar dele sentindo que o ama, mas que ele não lhe convém.  (Riso, p. 33)



As fases do rompimento:
Fisher (2004) categoriza o rompimento em 2 fases:


1.       Protesto:


Um indivíduo apaixonado tende a prestar atenção nas minúcias do comportamento alheio. Deste modo, os mais sutis movimentos que indicam um distanciamento provocam uma enorme ansiedade, levando o apaixonado a emitir comportamentos de protesto. Podemos inserir nesta categoria: o aumento de envio de mensagens; a mudança na aparência física, o adoecimento (real ou imaginário), encontros forçados, visitas surpresas, etc. 


Tudo isto (e outros tantos comportamentos) indicam uma tendência de chamar a atenção do outro, buscando a reaproximação. Isto ocorre porque o aumento de dopamina e norapinefrina no cérebro geram a motivação para buscar recompensas.

consulta psicológica, psicologa, agendamento de consulta, preços de terapia, psicoterapia, atendimento, psicoterapico,psicoterapia, psicologa, psicologo, psicanalista, gestalt, terapia cognitivo comportamental, testes, avaliações, quanto custa consulta, atendimento, psicologico, psico, estresse, psicologa, tratamento, convenio,  terapia de casais,depressao, estresse, ajuda emocional, convenio psicologico, marcar consulta, sao paulo psicologa, preco de consulta, valor da consulta psicologa,primeira consulta psicologica gratis, terapia, psicoterapia, psicologia, tratamento para depressao, tratamento para ansiedade, dificuldade de relacionamento, termino de namoro, divórcio termino de casaento, como superar o termino de namoro, crianças, adultos, idosos, casais, grupos, palestras, estresse, obesidade, ciúme, amor, namoro, casamento, sexo, sexualidade, luto, patologia tratamento, clinica de psicologia, consultorio psicologia, convenio psicologa, consultorio psicologigo vila mariana, bradesco saude, amil, unimed, golden cross, reembolso, omnit, psicologa na vila mariana, psicologa que atende amil em Sp, psicóloga que atende saúde bradesco em sp, Psicologa que atende Sul America em Sp

2.       Resignação
Uma vez que os esforços neurológicos, psicológicos e comportamentais foram insuficientes para resgatar o objeto da paixão, o organismo “se cansa”, afinal houve um enorme desgaste do corpo no sentido de promover uma reaproximação. Os níveis de dopamina e norapinefrina caem, causando estado depressivo. Por isso, esta fase é marcada por muita tristeza, angústia e desespero. É comum que o indivíduo abandonado alimente pensamentos catastróficos, imaginando que sua vida não tem mais sentido; perdendo as forças para trabalhar, estudar e produzir normalmente; pode haver comprometimento do sono e do apetite.
Fisher (2004) salienta que:
La depresión también pudo impulsar a nuestros antepasados humanos a abandonar empresas sin futuro y adoptar estrategias más eficaces para alcanzar sus objetivos, especialmente objetivos reproductivos como el de casarse (p.193)

É importante que nesta fase haja vigilância redobrada, pois há uma tendência em beber excessivamente, usar drogas, ou pensar em suicídio. Cuidado! Caso esteja se envolvendo em comportamentos destrutivos, procure ajuda de pessoas próximas, de médicos ou psicólogos.

Esta fase é dolorosa. Mas passa. Não vale a pena estragar sua vida!




Conclusão:

É preciso reunir forças para atravessar esta fase dolorosa, evitando prejuízos de ordem profissional ou social. Mesmos contra a sua vontade, é importante se esforçar para levar uma vida normal, praticando esportes, se encontrando com amigos ou pessoas queridas, para reduzir o tempo de sofrimento.

Deste modo, você poderá recuperar a crença em si mesmo, de que é uma pessoa que merece receber amor, e assim, há de se preparar para conhecer outras pessoas, que, assim como você, estão procurando alguém que as ame. 
Siga em frente.


Referências:
FISHER, Helen. Porque Amamos? Madri, Santillana ed., 2004.


RISO, WALTER. Amar ou Depender.



Leia também alguns artigos neste site de Psicologia.


A dificuldade em mostrar sentimento

Abra-se ao amor sem medo de ser feliz

Amor = Paixão + intimidade + comprometimento

Amor correspondido - Amor não correspondido

Amor custa caro

Amor desgastado: quando a relação afetiva está desigual

Amor Patológico - Amor doente



Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior


Convido você a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa.

 Meu objetivo como Psicologa e Psicoterapeuta é ajudar as pessoas a entenderem melhor a si mesmas, colaborando para que tenham qualidade de vida afetiva e emocional.

Meu consultório de Psicologia fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP



Sobre a psicologa Maris V Botari


Especialista em Relacionamentos.


Psicóloga Clínica, na Vila Mariana, zona sul sp.
Missão, Visão e Valores



❖Consultório de Psicologia na Vila Mariana


Rua Domingos de Moraes, 770


Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)


Metrô Ana Rosa - São Paulo - SP


Em frente ao McDonalds


❖Clique aqui para ver o mapa.


Clique aqui e agende uma consulta gratuita 





Plano de saúde cobre psicologa


Informações sobre atendimento Psicológico por meio de Plano de Saúde


(Psicologa Bradesco Saúde, Amil, Sulamérica, Intermédica Notredame)




O que esperar de uma Psicologa


Para você quer faz Psicoterapia, ou ainda não começou e não sabe exatamente o que esperar do psicólogo, aqui vão algumas dicas. O Psicólogo é um profissional que vai te acolher com brandura, sem julgamento.



Atendimento Psicológico Humanizado


O que é um atendimento psicológico? Quais os tipos de atendimentos psicológicos que existem? Saiba mais


Como a Psicoterapia pode ajudar

Saiba de que forma a psicoterapia pode te ajudar: Favorecendo o autoconhecimento; diminuindo a ansiedade, controlando e tratando os sintomas da depressão



❖Quanto custa consulta Psicológica?


O valor cobrado por uma sessão de Psicoterapia em São Paulo, é uma média do preço praticado na cidade de São Paulo, mais precisamente, na zona sul de sp.


Os preços são fracionados de acordo com a duração de cada sessão, para que todos as pessoas tenham acesso aos atendimentos


❖ Psicóloga para Emergências Psicológicas


São atendimentos voltados para pessoas que estão em situação de alto risco psicológico, que estão atravessando situação traumática na última semana.



Psicologa para amor patológico



Pessoas que amam demais precisam fazer terapia para que aprendam a amar de maneira menos dolorosa e mais feliz; a Psicoterapia pode ajudar pessoas com quadro de dependência afetiva a se amarem mais e em primeiro lugar.



❖ Psicóloga Terapia cognitivo comportamental


A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso.




❖ Psicologa Terapia de casal


Terapia para que os casais possam compreender melhor a si mesmos, buscando a compreensão do relacionamento e resgatando os motivos que os uniram.



❖ Psicóloga Online


Psicologa Online: faça terapia pela internet a qualquer hora, em qualquer lugar

Fazer terapia é sempre muito bom.
Resgata o bem estar, promove a paz interior e ajuda a deixar a vida mais leve.






10 motivos para fazer terapia
Ajuda Emocional
Blog de Psicologia
Como escolher Bons PSICÓLOGOS
Como Funciona uma sessão de terapia
Convênios
Nunca passou na Psicóloga?
O que é Psicoterapia?
O que faz um Psicólogo?
Psicologa online
Psicólogos em São Paulo
Quando a terapia funciona Será que você precisa de terapia?


Necessidade de aceitação,Baixa autoestima,
Buscam Manter um relacionamento feliz,
Lidar com perdas, abandonos e solidão
Amor patológico
Ciúme patológico
Carência afetiva
Dependência emocional e afetiva
Buscam alguém que lhes complete
Dificuldade em tomar decisões
Sentimentos reprimidos
Estresse no trabalho
Identificar relacionamentos abusivos 



Para quem está Procurando indicação de
consulta com bons psicólogos em SP,
psicólogos da zona sul de sp,
psicólogos Amil,
psicólogos Bradesco zona sul sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP,
psicólogos Sulamérica em sp zona sul,
Psicóloga Online,
Psicóloga e terapia infantil,
Atendimento Via WhatsApp,
terapia cognitiva comportamental zona sul,
























Buscando psicologos baratos, Psicóloga em SP, psicóloga Bradesco, Saúde Bradesco, psicóloga Amil, psicóloga Sulamérica. Tratamento depressão e Ansiedade. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, aconselhamento de casal, consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA , Psicóloga Amil, psicologia online, Como superar traição? Traição tem perdão? tratamento ansiedade, depressão, Como lidar com ciúme doentio? psicologo consulta , psicólogo sp, psicóloga sp, insegurança psicologia, terapia de casal sp, terapia infantil, Como tratar dificuldade de relacionamento? 



*psicologa SP,
*Psicólogo*,
*Psicóloga são paulo*,
*autoestima*,
*terapia*,

*Psicólogo Online*,

convenio intermedica psicologosulamérica saúde psicologosulamerica plano de saude psicologoPsicologo barato em São PauloPsicologo de graça em spPsicologa barata em são paulo




Psicologo ou Psicóloga que atende Saúde Bradesco, Psicologo que atende convênio Amil, Psicologo que atende convênio Sulamérica, psicólogo são Paulo, Psicologa Bradesco, qual o valor da consulta com psicóloga? Agende sua consulta, agendamento consulta sulamérica, Onde encontrar psicólogo baratos? Psicóloga preço acessível, Psicologa Sulamérica, Psicologa Allianz, como ser mais assertivo,  Psicologa Barata, Psicologa Experiente, como vender o medo, como tratar fobias? Como lidar com ciúme? Como superar traição? Traição tem perdão?  tratamento ansiedade, depressão,  Psicologos Unimed,são, dificuldade de relacionamento, como superar traição? psicologo consulta , psicólogo sp, psicóloga sp, insegurança psicologia,  terapia de casal sp, terapia infantil, Como tratar dificuldade de relacionamento? Terapia para emagrecimento, avaliação para bariátrica, psicologia online, psicóloga clínica,  terapia matrimonial, psicologo online, psicologia consulta, psicologia on line, terapia para idosos, psicóloga para emagrecimento, psicoterapia online, psicoterapia infantil, terapia para casal, psicoterapia e psicologia, psicoterapeuta São Paulo,  site de psicologia, blog psicóloga, paginas de psicologia, sites de comportamento humano, coach de relacionamentos,  artigos de psicologia, psicologia virtual, oscilação de humor, ajuda emocional, psicologo sp, site psicologia, terapia psicologica online, psicologia sp, o que acontece na primeira consulta psicológica? Quais os melhores psicólogos de são Paulo? terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, insegurança emocional, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, aconselhamento de casal, consulta psicológica online, psicologo zona sul




psicóloga saúde bradesco sp,
psicólogo saúde bradesco sp,
Psicologa bradesco, 
Psicologa bradesco
Terapia de casal bradesco sp, 
Terapia de casal saúde bradesco sp,
Terapia de casal bradesco, 
Terapia de casal bradesco saúde sp,
Psicologa convenio bradesco, 
Psicologa convenio bradesco
reembolso,
Psicologa Sulamerica sp, 
Psicologo Sulamerica sp,
psicóloga saúde Sulamerica sp,
psicólogo saúde Sulamerica sp,
Psicologa Sulamerica,
Psicologa Sulamerica,
psicóloga Sulamerica saúde sp, 
psicólogo Sulamerica saúde sp,
Psicologa Sul america sp, 
Psicologo Sul america sp,
psicóloga saúde Sul america sp,
psicólogo saúde Sul america sp,
Psicologa Sul america,
Psicologa Sul america,
psicóloga Sul america saúde sp, 
psicólogo Sul america saúde sp,
Psicologa convenio Sulamerica sp, 
Psicologo convenio Sulamerica sp,
psicóloga  convenio saúde Sulamerica sp,
psicólogo  convenio  saúde Sulamerica sp,
Psicologa convenio  Sulamerica,
psicóloga  convenio Sulamerica saúde sp, 
psicólogo  convenio Sulamerica saúde sp,
Psicoterapia Sulamerica sp, 
Psicoterapia saúde Sulamerica sp,
Psicoterapia Sulamerica,
Psicoterapia Sul america, sp
Psicoterapia Sul america,
Terapia de casal Sulamerica sp, 
Terapia de casal saúde Sulamerica sp,
Terapia de casal saúde Sulamerica sp,
Terapia de casal Sulamerica,
Terapia de casal Sulamerica saúde sp, 
Terapia de casal Sul america sp, 
Terapia de casal saúde Sul america sp,
Terapia de casal Sul america,
Terapia de casal Sul america saúde sp,
Terapia de casal convenio Sulamerica sp,
Terapia de casal  convenio  saúde Sulamerica sp,
Terapia de casal convenio Sulamerica,
Terapia de casal  convenio Sulamerica saúde sp,
reembolso,

Psicoterapia Golden cross sp,
Psicoterapia Golden cross,  
Psicologa Golden cross sp, 
Psicologo Golden cross sp,
psicóloga convenio Golden cross  
psicólogo convenio Golden cross
Terapia de casal Golden cross sp, 
Terapia de casal Golden cross sp,
Terapia de casal Golden cross  
reembolso,

Psicologa Amil sp, 
Psicologo Amil sp,
Psicóloga convenio Amil
psicólogo convenio Amil,
Psicoterapia Amil sp, 
Psicoterapia Amil,
primeira consulta grátis,
vila mariana,
são Paulo,


Terapia de casal Golden cross


Psicóloga em SP. Terapia Online e presencial. Terapia crianças adultos e casais. Psicóloga Convênio Bradesco Amil Sulamérica. Preço acessível. 

Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento ❖Psicologa SP

Psicóloga por Whatsapp: sempre com você

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

ARTIGOS SOBRE RELACIONAMENTOS

Textos sobre relacionamentos, namoro, casamento, sentimentos e emoção, escritos pela Psicóloga Maris V Botari


07 dicas para a relação amorosa dar certo.

08 fatores que dificultam uma relação

09 formas de estragar um relacionamento.

09 sinais que o amor acabou

11 passos para identificar Relacionamentos abusivos

A blindagem contra apego

A dificuldade de relacionamento

A dificuldade em mostrar sentimento

Abra-se ao amor sem medo de ser feliz

Amor = Paixão + intimidade + comprometimento

Amor correspondido - Amor não correspondido

Amor custa caro

Amor desgastado: quando a relação afetiva está desigual

Amor Patológico - Amor doente

Amor sem limites

Apegados e Desapegados:

As emoções são contagiantes

Como agem as pessoas apaixonadas?

Como conquistar um amor

Como esquecer alguém?

Como manter um relacionamento saudável

De quem é a culpa pelo fracasso da relação?

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

Declarações de Amor

Dificuldade nos relacionamentos afetivos

Infidelidade no amor: como lidar e superar

Não brinque com o sentimento alheio

Não carregue uma culpa que não é sua

Não Idealize

O amor correspondido

Os Amores do Passado

Pessoas com dificuldade de relacionamento

Pessoas românticas

Por que algumas "ficadas" não se transformam em namoro?

Por que dizer "EU TE AMO" é tão difícil

Porque algumas pessoas se apegam demais enquanto outras não conseguem se apegar a nada?

Quando o amor termina

Reconciliações

Você sabe amar?

Você sabe dar e receber afeto?

Você tem medo de amar?


Tratamento depressão, tratamento para Ansiedade Psicóloga em SP zona sul, psicoterapia Bradesco, psicóloga Amil vila mariana, psicóloga Sulamérica em sp.. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal, consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde Bradesco, Psicóloga Amil, psicologia online, psicólogo SP, Psicologa sp, Psicóloga Bradesco Amil Sulamérica São Paulo SP vila mariana, Psicologa online, psicólogos gratuitos, melhores psicólogos de sp, terapia de casal, terapia para adolescentes, terapia de luxo, terapia cessível, peço de terapia acessível, psicólogo bons em sp, psicólogos baratos, psicólogos formados pela USP, psicólogos formados pela puc, psicólogos de celebridades, psicólogos para estresse no trabalho.

    Postagens mais visitadas deste blog

    Psicóloga por Whatsapp: sempre com você

    A dificuldade em mostrar sentimento ❖Psicologa SP

    Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

    10 motivos para fazer terapia ❖Psicologa Vila Mariana SP

    ❖Terapia Online: uma alternativa excelente

    Psicóloga que atende convênio Bradesco

    Plano de saúde cobre psicólogo

    Não brinque com o sentimento alheio

    Pessoas interesseiras

    Sentimentos reprimidos