O que esperar de uma Psicóloga sp

 O que esperar de uma Psicóloga sp


Para quem saber o que esperar de uma Psicóloga, separei alguns links com diversas informações, coletadas das pergunts mais frequentes que recebo, todos os dias, pelo Whatsapp.



Dependendo do contexto, pode sim.
Todos precisam sentir-se confortáveis

Saiba Mais: 

O que esperar de um Psicóloga?

Em resumo: Sigilo, pontualidade, empatia, acolhimento humanizado, conhecimentos técnicos, raciocínio flexível, além de uma mentalidade livre de preconceitos e julgamentos, cordialidade, honestidade, postura amistosa, boa capacidade de verbalização, didática, e claro, COMPETÊNCIA.

Quando a gente fala de um psicólogo bom, é importante destacar várias coisas que fazem diferença na relação com o paciente. 

Sigilo Profissional

Primeiro, tem o sigilo, que é a garantia de que tudo que você fala na terapia vai ficar só entre você e o profissional, sem risco de vazar pra outras pessoas. 

Pontualidade
O psicólogo precisa respeitar o horário marcado e não te deixar esperando.

Empatia
A psicóloga precisa se colocar no seu lugar, entender o que você está passando e mostrar que se importa com você de verdade. Um acolhimento humanizado é essencial, ou seja, o profissional deve te tratar com gentileza, respeito e cuidado, levando em consideração suas particularidades e dificuldades.

Conhecimentos técnicos
É importante também que o psicólogo tenha conhecimentos técnicos sólidos, ou seja, saiba o que está fazendo e tenha experiência na área. 

Raciocínio flexível
Um raciocínio flexível é importante porque cada pessoa é única e o profissional precisa adaptar sua abordagem de acordo com cada caso e "pensar fora da caixinha".

Sem preconceitos
Um bom psicólogo também é alguém sem preconceitos ou julgamentos, que te aceita como você é, independentemente da sua orientação sexual, gênero, religião ou qualquer outra característica. 

Cordialidade.
A cordialidade é fundamental, ou seja, o profissional deve ser educado, simpático e tratar você com respeito.

Honestidade.
A honestidade é essencial. O psicólogo deve te falar a verdade, mesmo que às vezes seja difícil de ouvir.
Isto inclui cobrar um valor honesto pelo seu trabalho e fornecer os recibos necessários para o paciente, além de cumprir suas obrigações junto aos órgãos públicos.

Postura Amistosa
Quando mencionamos "postura amistosa", não estamos nos referindo à busca de intimidade ou amizade entre o psicólogo e o paciente. 

Na verdade, o termo "amistoso" é usado para descrever uma atitude cordial, simpática e acolhedora por parte do profissional. É uma forma de demonstrar respeito, empatia e interesse genuíno pelo bem-estar do paciente.

Facilidade de comunicação.
Outra coisa é a capacidade de se expressar bem, de explicar as coisas de forma clara e compreensível. 
Não se trata de "falar bonito", mas sim, de falar de forma que o cliente possa entender.

Didática
Se considerarmos que o Psicólogo é um professor de pensamento, entãoa a didática é importante para te ajudar a entender o que está acontecendo e como superar seus desafios.

Competência
E, é claro, a competência é fundamental. 
O psicólogo dar conta dos compromissos que assumiu, de forma assertiva.

Então, quando você busca um psicólogo, é importante levar em conta todas essas características, pois elas fazem toda a diferença na qualidade do atendimento e no seu processo de crescimento e bem-estar emocional.


Quem é o Psicólogo Brasileiro?

Nossa profissão no Brasil foi regulamentada em 1962 mais precisamente no dia 27 de agosto, dia que comemoramos o Dia do Psicólogo no Brasil.

CONSIDERANDO que toda a ação da(o) psicóloga(o) demanda um raciocínio psicológico, caracterizado por uma atitude avaliativa, compreensiva, integradora e contínua, que deve orientar a atuação nos diferentes campos da Psicologia e estar relacionado ao contexto que origina a demanda. (Fonte: Diário Oficial da União)

Conheça bem o seu Psicólogo.

Para saber o que esperar de um psicólogo é fundamental ler o que posta nas redes sociais e fazer uma análise preliminar. Por exemplo:

Na página da Psicóloga SP Maristela, temos uma estrutura de dados, onde encontramos:

Portanto, o que ela está buscando transmitir a partir destas informações?

1. Facilidade de comunicação -  Está usando linguagem clara e coloquial, para atingir todos os públicos.
2. Organização -  As informações foram estruturadas em tópicos, para que as pessoas possam ir direto ao ponto que interessa..
3. Formação acadêmica - Foram mencionados os cursos que fez e há um link para o Curriculo Lattes, a plataforma mais séria que existe no Brasil.
4. Informações sobre contato, endereço e preço, simbolizam transparência.

Há também a indicação de um canal de vídeo no Youtube Psicologa SP, onde o futuro paciente poderá conhecer a forma como a Psicóloga se expressa.

Posso ser atendido por 2 psicólogos ao mesmo tempo?

Pode. 

Mas isso não é recomendado, porque, embora os Psicólogos trabalhem de forma linear, haja vista nossa formação ser a mesma, as nossas abordagens costumam ser diferentes, o que produz diferentes resultados. 

Não são melhores ou piores, mas diferentes.

No entanto, isto gera um constrangimento ético para nós. 

E o nosso Código de Ética desaconselha. Vejamos o que diz aqui:


Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações:
a) A pedido do profissional responsável pelo serviço;
b) Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional;
c) Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço;
d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

Pontos Relevantes do Atendimento Psicológico:

    ✦ Sigilo:
      O princípio do sigilo é sagrado na prática da psicologia. 
      Nada do que for compartilhado em uma sessão de terapia será revelado a terceiros. 
      Este é um alicerce fundamental para a construção da confiança e liberdade de expressão durante o processo terapêutico.
        ✦ Segurança:
          A segurança é um compromisso primordial do psicólogo. 
          É sua responsabilidade garantir a segurança e integridade das intervenções, métodos, diagnósticos e análises, assegurando que o paciente se sinta protegido e acolhido ao longo de sua jornada terapêutica.
            ✦ Serenidade:
              Uma sessão de terapia é um espaço de serenidade e acolhimento. 
              É onde o paciente pode explorar suas emoções, pensamentos e experiências em um ambiente tranquilo e seguro.

              A serenidade proporciona um cenário propício para a reflexão e o autoconhecimento, permitindo o enfrentamento das questões internas com calma e clareza.
                ✦ Sincronicidade:
                  A sincronicidade representa a harmonia entre o psicólogo e o paciente. 

                  A Psicóloga precisa estar atenta e em sintonia com o discurso do paciente, compreendendo sua história, acolhendo suas dores e desafios. 

                  Essa sincronia é essencial para que a psicóloga seja um agente de mudanças efetivo, auxiliando o indivíduo a reescrever sua narrativa e promover transformações positivas em sua vida.
                    Ao considerar esses pontos cruciais durante o atendimento psicológico, a psicóloga SP 
                    Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677, busca criar um ambiente terapêutico onde o sigilo, a segurança, a serenidade e a sincronicidade sejam garantidos. 

                    Cada sessão é uma oportunidade de caminhar junto ao paciente, respeitando sua singularidade e apoiando-o em sua busca por bem-estar e crescimento pessoal.

                    Escrito por Psicologa sp -  Maristela Vallim Botari -  Psicóloga clínica na Av. Paulista

                    Psicóloga SP - Terapia para dificuldade de relacionamentopensamentos disfuncionaisTerapia de casal SP


                    Psicóloga SPpsicóloga Online  e presencial. Terapia crianças adultos e casais.  Como agendar consultas com psicóloga,  psicologa perto de mimconsulta psicólogo valor, Quando a terapia funcionapsicólogo pode abraçar paciente? psicóloga preço da sessão de terapia.
                    Ao buscar o melhor psicólogo , é importante também levar em conta, a localização para garantir que você tenha uma experiência terapêutica positiva e eficaz.
                    Psicologa sp São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta.Como agendar consulta com Psicóloga:
                    Se você, ou alguém muito especial, atravessa momentos dolorosos, em busca de Ajuda emocionala Psicóloga sp Maristela convida para iniciar uma terapia ou continuar um Tratamento Psicológico.