Com o aumento das buscas por Psicólogo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que esperar de um Psicólogo.
O que esperar de um Psicólogo?
CONSIDERANDO que toda a ação da(o) psicóloga(o) demanda um raciocínio psicológico, caracterizado por uma atitude avaliativa, compreensiva, integradora e contínua, que deve orientar a atuação nos diferentes campos da Psicologia e estar relacionado ao contexto que origina a demanda. (Fonte: Diário Oficial da União)
Para que serve um Psicólogo?
Para conversar. Mas conversar sobre o que? Como? De que forma ocorre esta conversa?
Trata-se de uma escuta técnica, treinada para identificar pontos problemáticos no discurso do cliente, e apontar soluções que sejam efetivas para seu caso. Não é, nem de longe, uma conversa como a que que temos com nossos amigos.
Isto que dizer que cada vírgula, cada pausa, cada respiração, cada movimento do cliente é analisado junto com o discurso.
O que podemos esperar de um psicólogo(a)? E o que não devemos esperar?
1. Esperar Cordialidade, educação, simpatia.
Não esperar vínculos de amizade, ou inversão do vínculo (psicólogos que sobrecarregam seus pacientes com problemas).
psicólogos são prestadores de serviços, e devem ser enxergados exatamente assim: como uma pessoa que está prestando serviço para outra. Estreitar vínculos de amizade pode comprometer demais o trabalho, uma vez que altera a configuração da relação de trabalho e pode gerar algum tipo de sentimento inadequado de afeição ou apego desnecessário.
2. Esperar sigilo.
Nossa ética profissional impossibilita a divulgação de qualquer informação sobre nosso paciente, exceto em casos extremíssimos. O Psicólogo JAMAIS irá expor seus pacientes com outras pessoas, mesmo quando se trata de crianças (nestes casos, apenas o necessário será dito aos pais).
Não esperar que o psicólogo fale de você para outras pessoas.
Esperamos o mesmo de nossos pacientes. Se o paciente quiser falar sobre o que foi conversado durante as sessões com outras pessoas, pode falar. No entanto, aconselhamos que fale a verdade, sem distorções, ou use nossas intervenções para qualquer finalidade contrária à ética.
3. Pontualidade e regularidade
Atendimentos psicológicos sempre começam e terminam no horário previsto. as sessões duram no máximo 50 minutos.
Psicólogos geralmente têm uma agenda com horários fragmentados e devem segui-la a risca, começando e terminando as sessões estritamente no horário.
4.Acolhimento.
Isto significa que o psicólogo deverá acolher a dor do paciente da maneira mais profissional possível.
As vezes, quando deixamos de responder algumas perguntas queremos que o paciente desenvolva o hábito da reflexão, autonomia e encontre as respostas sozinhos.
Se respondermos a todas as perguntas, em todos os momentos, não estaremos contribuindo para o fortalecimento cognitivo e emocional de nossos pacientes, e isto seria um retrocesso.
5. Cumplicidade emocional
Cumplicidade emocional é pensarmos juntos em formas de melhorar o estado emocional do paciente. É trabalhar para encontrar alternativas que aliviem a dor emocional de quem estaá em atendimento.
Não esperar cumplicidade para fazer "coisas erradas"
Nosso trabalho é prestar um bom serviço à sociedade, começando pelo indivíduo. Esperamos que, por meio dos atendimentos psicológicos, as pessoas se tornem indivíduos responsáveis por suas ações, por sua autonomia e por suas emoções.
Não vamos aconselhar que nossos pacientes arrumem brigas ou provocações em nome da sua autonomia. Nossa função é desfazer enganos, encontrar verdades e jamais compactuar com mentiras e disseminar discórdias, ajudando ensinar o paciente a ser verdadeiro com ele, comigo e com os outros.
6. Preço justo
Existe uma tabela de preços de serviços e honorários, que serve de base para nossos serviços, mas que não é necessário segui-la a risca. Cada Psicólogo pratica o preço que achar adequado, aproximando-os dos valores da tabela. Estes valores devem ser justos e adequados ao serviço prestado.
Atendimento gratuito em Psicologia, é possível?
Atendimentos gratuitos são feitos geralmente em clínicas-escolas ou instituições filantrópicas.
● O que faz um Psicólogo
Precisamos ter uma sensibilidade natural aos problemas que nos são trazidos, e encará-los como desafios a serem superados, sem misturar nossos problemas com os clientes.
Isto significa que vamos ajudar o paciente a lidar com seus problemas, mas não podemos deixar que isso nos abale.
● A relação de transferência:
E não devemos jamais entender a postura do paciente como algo pessoal, isto vale para bem ou mal: quando um paciente nos trata com hostilidade ou carinho excessivo, interpretamos como transferência, ou projeção, ou seja, ele está nos dando algo que em tese, não deveria ser dado a nós, e sim a uma figura de importância da sua vida particular.
Em alguns casos, quando um psicólogo é hostilizado, deve-se ater à situação de forma técnica, considerando o lugar que ocupa, sua representação e quais seriam os motivos que o cliente teria para hostilizar esta representação.
Quando isto ocorre, devemos tratar de forma analítica, buscando compreender a postura do paciente e ajudá-lo a ser mais assertivo em suas relações pessoais
● Que abordagem esperar na sessão de terapia?
Trata-se de um modelo de abordagem, onde o que está sendo avaliado é o discurso, sua estrutura, semiótica, emoções eliciadas durante o relato, duração e interpretação dos momentos de silêncio (sim, isto também é avaliado). Seu silêncio durante uma sessão de terapia pode significar muita coisa.
Que abordagem uso no consultório de psicologia
O Psicólogo e o mito da perfeição
● Todos cometem erros.
● Conheça bem o seu Psicólogo
Não existe distância entre a Psicologia e você. Faça terapia online (durante a COVID-19) ou presencial.