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Ao procurar por:
- psicólogos de preço acessível,
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- Psicóloga acessível
- Terapia de baixo custo
- etc
O artigo 38 do Código de Ética Profissional do Psicólogo veda ao psicólogo:
a) Utilizar o preço do serviço como forma de propaganda;
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia:
"Quando da divulgação dos serviços profissionais, orienta-se que o preço não seja usado como forma de propaganda, conforme disciplina o art. 20, alínea “d” do CEPP, abstendo-se de utilizar termos como: preço social, atendimento social, desconto, pacote promocional, valor acessível e similares e demais termos que façam referência a vantagem financeira do serviço. Informa-se também que não é permitido o uso de cupons promocionais e sorteios."
Fonte: Nota Tecnica 01/2022.
Por que não encontro Psicólogos acessíveis?
Eles existem, sem dúvida. Porém jamais usarão estes termos.
No entanto, considere que o preco de uma consulta psicológica não deve ser o seu fator de decisão, até por que nem todos os psicologos podem todos os serviços.
Estamos divididos por formação, área de atuação, publico alvo, abordagens, especializações, etc. Sendo assim você jamais encontrará dois psicologos que façam exatamente a mesma coisa.
Portanto, desista de procurar psicologos pelo preço. Sua busca ficará muito limitada. Bus ue por demanda e por proximidade, por exemplo:
Psicólogo para ansiedade, psicólogo perto de mim, psicólogo para tratamento Burnout na região da Av. Paulista, etc.
Por que nao devemos usar o preço atrair clientes.
Primeiro porque isso é grosseiro na nossa área.
Depois, porque o Código de ética proíbe a propaganda de preços acessíveis, com apelo comercial, mas não sua prática.
É importante esclarecer, devido aos princípios éticos profissionais estabelecidos na 'Ética do Psicólogo', que há uma cautela na divulgação de valores acessíveis ou termos como 'psicólogos de baixo custo'.
Isso existe para garantir que não haja violação ética, evitando a prática de concorrência desleal ou sensacionalismo na oferta de serviços psicológicos.
E por isso os resultados exibidos nas buscas muitas vezes não refletem as expectativas, e os poucos que aparecem podem não corresponder ao que se procura.
Como encontrar Psicologos baratos?
Procure por “vaga social”, “agenda social”, “clínica social” ou “horário social”, em Psicologia, que é a forma correta de divulgar este serviço, de acordo com orientação do CRP-PR.
O Conselho Federal de Psicologia disponibiliza uma tabela de preço de referência que serve como parâmetro de custo.
Porém, somos livres para negociar o preço de forma individual com o cliente (Vide art 39), no intuito de oferecer um atendimento que esteja em concordância com as possibilidades de cada cliente.
Art. 39º Os honorários serão fixados com dignidade e com o devido cuidado, a fim de que representem justa retribuição aos serviços prestados pelo Psicólogo, o qual buscará adequá-los às condições do atendido, tornando a profissão reconhecida pela confiança e pela aprovação da sociedade.
Art. 40º Os honorários serão planejados de acordo com as características da atividade e serão comunicados à pessoa ou instituição antes do início do trabalho a ser realizado.
O que diz o Código de Ética do Psicólogo?
O artigo 38 do Código de Ética Profissional do Psicólogo veda ao psicólogo:
a) Utilizar o preço do serviço como forma de propaganda;
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia:
"Quando da divulgação dos serviços profissionais, orienta-se que o preço não seja usado como forma de propaganda, conforme disciplina o art. 20, alínea “d” do CEPP, abstendo-se de utilizar termos como: preço social, atendimento social, desconto, pacote promocional, valor acessível e similares e demais termos que façam referência a vantagem financeira do serviço. Informa-se também que não é permitido o uso de cupons promocionais e sorteios."
É vedada a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços (Resolução CFP nº 11, de 20 de dezembro de 2000, e Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990).
Fonte: CRP 19
A informação de que o CFP recomenda que o preço seja exibido de forma clara no perfil do profissional, em respeito ao direito do consumidor à informação, pode ser encontrada na Nota Técnica nº 1/2022/SOE/PLENÁRIA do Conselho Federal de Psicologia, que dispõe sobre a publicidade e os cuidados éticos no uso profissional das redes sociais.
Embora o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP nº 10/2005, e a mais recente Resolução CFP nº 003/2007 que a altera) vede a utilização do preço como forma de propaganda (Artigo 20, alínea "d"), a Nota Técnica de 2022 esclarece que informar o preço no perfil profissional, de forma clara, é considerado uma prática transparente e respeitosa com o direito do consumidor à informação, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
A Nota Técnica busca orientar os psicólogos sobre como atuar no ambiente digital de forma ética, e nesse contexto, aborda a questão da transparência nas informações sobre os serviços, incluindo o preço.
Portanto, a fonte primária dessa recomendação específica é a Nota Técnica nº 1/2022 do CFP.
Propaganda - o que é?
"Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles. Ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações com o objetivo principal de influenciar uma audiência. Para tal, frequentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O resultado desejado é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo".
Fonte: Wikipedia
Qual a diferença entre usar preço como propaganda e Simplesmente Informar?
A chave para entender a diferença entre usar o preço como propaganda e simplesmente informar o preço está na intenção e na forma como a informação é apresentada.
Por exemplo:
Usar o preço como propaganda:
- Intenção: Persuadir o consumidor a contratar o serviço, utilizando o preço como principal atrativo.
- Formas: Emprego de termos como "preço social", "desconto", "pacote promocional", "valor acessível", etc., que criam a ideia de uma vantagem financeira exclusiva ou temporária.
Informar o preço de um serviço:
- Intenção: Fornecer ao consumidor uma informação clara e objetiva sobre o custo do serviço.
- Formas: Apresentação do valor do serviço de forma simples e direta, sem adjetivos ou comparações com outros profissionais.
Fonte: Nota Tecnica 01/2022.
A Importância da Transparência na relação terapêutica.
Código de Ética do Profissional Psicólogo.
- É possível divulgar o preço ou descontos do serviço psicológico?
A(O) Psicóloga(o) não poderá utilizar o preço como forma de propaganda, conforme Código de Ética do Profissional Psicólogo.
Desta forma, as divulgações profissionais não poderão ofertar “cupons” de desconto, realizar promoções, ou se utilizar de palavras como: preço acessível, custo social, vaga social, desconto, gratuito, valores diferenciados, valores reduzidos, etc.
Não é possível divulgar os serviços psicológicos em sites de compras coletivas, promocionais, ou através de iniciativas similares.
Ainda, a divulgação dos serviços na forma de pacotes pode se configurar como uso do preço como forma de propaganda, indução aos serviços psicológicos, e/ou como forma de prolongar desnecessariamente a prestação dos serviços profissionais, situações essas vedadas pelo CEPP.
Salientamos que a(o) usuária(o) do serviço tem direito, a qualquer momento, de decidir pela interrupção do serviço, sem qualquer ônus.
Diante da existência de convênios, a(o) Psicóloga(o) deverá seguir as disposições da profissão e alertar à instituição correspondente das mesmas.
Os valores diferenciados não serão objeto da divulgação, mas sim a existência do convênio, mantendo assim a revelação e/ou fixação dos valores mediante consulta direta à(o) profissional.
Caso a(o) profissional esteja divulgando serviços a um público em processo de exclusão social por fatores socioeconômicos ou em situação de vulnerabilidade e risco, não poderão ser utilizados termos como “preços reduzidos”, “valor social”, “preço acessível”, entre outros. O termo a ser utilizado será “Atendimento Social”, conforme Nota Técnica CRP-08 nº 001-2018.
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