Sobre a divulgação de *preço de consulta psicológica*

Sobre a divulgação de *preço de consulta psicológica*


Ao procurar por:

  • psicólogos de preço acessível, 
  • terapia com custo reduzido ou 
  • psicólogos baratos
  • Psicóloga acessível
  • Terapia de baixo custo
  • etc 
Você deve ter notado que não foi fácil encontrar essas opções. E isto tem um explicação ética: porque é antiético usar o preço como chamariz.

Por que não encontro Psicólogos acessíveis?

Eles existem, sem dúvida. Porém jamais usarão estes termos.
O Código de ética proibe a propaganda de preços acessíveis, não sua prática.

artigo 38 do Código de Ética Profissional do Psicólogo veda ao psicólogo:
a) Utilizar o preço do serviço como forma de propaganda;

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia:

"Quando da divulgação dos serviços profissionais, orienta-se que o preço não seja usado como forma de propaganda, conforme disciplina o art. 20, alínea “d” do CEPP, abstendo-se de utilizar termos como: preçosocial, atendimento social, desconto, pacote promocional, valor acessível e similares e demais termos que façam referência a vantagem financeira do serviço. Informa-se também que não é permitido o uso de cupons promocionais e sorteios."

Fonte: Nota Tecnica 01/2022.


Caso seja do seu interese, Procure por “vaga social”, “agenda social”, “clínica social” ou “horário social”, em Psicologia, que  é a forma correta de divulgar este serviço, de acordo com orientação do CRP-PR.



Sobre a divulgação de *preço de consulta psicológica*
É importante esclarecer, devido aos princípios éticos profissionais estabelecidos na 'Ética do Psicólogo', que há uma cautela na divulgação de valores acessíveis ou termos como 'psicólogos de baixo custo'. 

Isso existe para garantir que não haja violação ética, evitando a prática de concorrência desleal ou sensacionalismo na oferta de serviços psicológicos.

E por isso os resultados exibidos nas buscas muitas vezes não refletem as expectativas, e os poucos que aparecem podem não corresponder ao que se procura.





O Conselho Federal de Psicologia disponibiliza uma tabela de preço de referência que serve como parâmetro de custo.
 
Porém, somos livres para negociar o preço de forma individual com o cliente (Vide art 39), no intuito de oferecer um atendimento que esteja em concordância com as possibilidades de cada cliente.

Dos honorários profissionais (Código de Ética Profissional)

Art. 39º Os honorários serão fixados com dignidade e com o devido cuidado, a fim de que representem justa retribuição aos serviços prestados pelo Psicólogo, o qual buscará adequá-los às condições do atendido, tornando a profissão reconhecida pela confiança e pela aprovação da sociedade.

Art. 40º Os honorários serão planejados de acordo com as características da atividade e serão comunicados à pessoa ou instituição antes do início do trabalho a ser realizado.

Psicóloga em SP, Santo Amaro Psicóloga em SP perto da Avenida 9 de Julho

Psicóloga em SP perto de Higienópolis

Psicóloga em SP perto do Tatuapé



 

Postar um comentário

0 Comentários