Psicanálise: o que é e como pode ajudar

Artigo escrito por
Psicologa sp  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677.

A psicanálise é uma abordagem da psicologia desenvolvida por Sigmund Freud, centrada na compreensão dos processos mentais inconscientes e como eles afetam o comportamento humano. 


Esta teoria busca explorar os Conflitos, desejos e memórias ocultas que influenciam nosso pensamento e ações.

Psicanálise: o que é e como pode ajudar


Por meio de técnicas como a associação livre, interpretação dos sonhos e análise da transferência, a psicanálise visa trazer à tona aspectos inconscientes, permitindo ao paciente compreender melhor seus padrões de pensamento e comportamento. 

Isso pode ajudar a resolver conflitos internos, lidar com traumas do passado, desconstruir padrões repetitivos e facilitar o autoconhecimento.


A psicanálise é uma abordagem terapêutica profunda que busca ir além dos sintomas visíveis, visando uma transformação mais profunda e duradoura na vida do paciente. 

Essa abordagem pode ajudar a pessoa a compreender as razões por trás de seus comportamentos e a lidar com questões emocionais profundas que podem estar afetando sua vida de maneiras diversas.


Expoentes da Psicanálise do Brasil:


  • Nise da Silveira: Reconhecida por seu trabalho pioneiro no tratamento de transtornos mentais através da arte, tornou-se uma das referências da psiquiatria brasileira.


  • Contardo Calligaris: Psicanalista, psiquiatra e escritor, é uma figura conhecida por suas contribuições para a psicanálise no Brasil, também como colunista e escritor.


  • Jurandir Freire Costa: Contribuiu significativamente para os estudos de gênero e sexualidade, utilizando a psicanálise como base de suas análises.


  • Joel Birman: Psicanalista e escritor, notório por suas contribuições para a psicanálise e sua relação com questões sociais e culturais.


Esses são apenas alguns dos psicanalistas brasileiros conhecidos, cada um com suas contribuições valiosas para a psicanálise e o campo da saúde mental no Brasil.








0 Comments:

Postar um comentário

conteúdo aguardando aprovação.