⌾Perguntas frequentes




Perguntas frequentes sobre Psicólogas, Terapia, psicoterapia, etc…

Fiz um pequeno apanhado de perguntas e respostas que talvez possa lhe interessar. É importante saber um pouco mais sobre a Psicologia, justamente para compreender o que podemos lhe oferecer em termos de ajuda emocional.


E, no intuito de esclarecer a você sobre aquelas perguntinhas pertinentes, resolvi colocar algumas questões aqui. Pode ser isto ajude um pouco. Clique sobre o link para saber a resposta.


O que é Psicologia?

Psicologia é o campo da ciência que estuda o comportamento humano, as emoções, os sentimentos. Existem várias abordagens dentro da Psicologia. Saiba mais.
A Psicologia clínica, ajuda a tratar casos simples como pequenos estresses do cotidiano até mesmo casos complexos como dependência química, transtornos de personalidade, etc.

O que faz um Psicólogo?


É o profissional formado em Psicologia, (o curso de Psicologia dura 5 anos) que pode atuar em diversas áreas: na clínica, nas escolas, nos hospitais e instituições de saúde em geral, em ONG’s, a domicílio e agora,também pode fazer atendimento psicológico Online. O Psicólogo online precisa de autorização do CRP para atender.

O Objetivo de nossa formação é levar bem estar no dia a dia de todas as pessoas que precisarem. Faz parte do nosso trabalho fazer avaliações Psicológicas para diversas finalidades, desde cirurgia bariátrica, laudos para adoção, etc.


O que faz uma psicóloga clínica?

O psicólogo clínico (ou a psicóloga clínica) é o profissional que atende pacientes nos consultórios de psicologia


Quando procurar um psicólogo?

Geralmente as pessoas procuram um psicólogo para iniciar a terapia nos momentos mais difíceis, buscando alívio para sua ansiedade, depressão, estresse, ciúme, dificuldade de relacionamento.ou para ajudar aqueles que amam.


O que é a Ética do Psicólogo?


O Conselho Regional de Psicologia visa a fiscalização dos serviços prestados e para viabilizar e unificar a forma como os psicólogos trabalham, elaborou o Código de Ética Profissional, que compreende, dentre outras coisas:



  • O sigilo profissional.O Psicólogo pode Levar em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário;Assegurar a qualidade dos serviços INDEPENDENTE dos valores pagos;Prolongar desnecessariamente os atendimentos;Realizar diagnósticos pelos meios de comunicação pública, expondo pessoas;Fazer previsão taxativa de resultados;Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.Este código de ética vale para todos os psicólogos do Brasil e não apenas para os Psicólogos em SP
Psicólogo pode atender pessoas próximas, como por exemplo dois irmãos,mãe e filho, etc.?

Isto fica a critério de cada um. Não há nada que proíba, desde que o sigilo seja preservado.

O que é Psicoterapia?


Psicoterapia é o trabalho do Psicólogo voltado para o atendimento clínico, a fim de ajudar as pessoas a resgatarem ou manterem a saúde mental do paciente. 

É possível atender em várias abordagens e as mais conhecidas são: Psicologia Comportamental (Behaviorismo); Psicologia Cognitivo-comportamental; Psicanálise (Lacaniana, Jungiana, Reichiana e Freudiana clássica) as Humanistas, e as Neurociências (inclui-se aqui a Neuropsicologia). Saiba mais sobre isto.

Psicanálise – Refere-se ao estudo do Inconsciente do indivíduo. O atendimento em psicanálise é dado por um Psicanalista, dentro de seu consultório de psicanálise. Geralmente conduzida por PSICÓLOGOS ou PSICÓLOGA com formação em PSICANÁLISE.

Terapia cognitivo comportamental – Modelo de terapia aplicada por um psicólogo com formação em TCC, que visa tratar de distorções de pensamentos, comportamentos e crenças. Ideal para tratamento de Ansiedade e depressão.



Quando procurar Psicoterapia?



Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas. 

Geralmente as pessoas procuram terapia quando







  • Sofrem com Ansiedade crônica, Depressão leve moderada ou grave,  Desmotivação; 






  •  Precisam perdoar, mas não têm a mínima ideia de como fazer isto;


  •  Querem aprender a se importar menos com o que os outros pensam a seu respeito; 
Não se consideram suficientemente inteligentes;









Querem aprender a amar de forma mais assertiva, sem fazer ou aceitar joguinhos amorosos e chantagem emocional.






  •  insônia,




  •  Apresentam ideação suicida, comportamento de automutilação, agressividade exagerada,etc.





  •  oscilação de humor


Como fazer psicoterapia, em São Paulo escolhendo os melhores Psicólogos?


O que eu devo falar na primeira consulta para fazer um bom atendimento?


Fale de si mesmo, sobre o que te aflige neste momento da vida e os gatilhos que a fizeram buscar psicoterapia....

É comum contarem parte de sua história de vida, suas conquistas, mencionar as injustiças sofridas, e o que fizeram (e ainda fazem) pra lidar com isso...

Também é comum guardarem para si algumas passagens. Não há o menor problema.
Como saber se a terapia está funcionando?

Em tese, a psicoterapia que "funciona" seria aquela que possibilita a remissão destes sintomas. 

Existem diversas abordagens psicológicas, dentro da psicologia clínica, como se fossem diversos caminhos para levar a um destino (as linhas de base são: Psicanálise, Gestalt, Comportamental). Todas têm demonstrado eficácia científica, e todas têm evoluído e sofrido modificações ao longo dos anos. 

Sendo assim, não se pode dizer que a psicoterapia que "funciona" seja esta ou aquela abordagem, mas sim, aquela que leva o indivíduo a se sentir melhor consigo mesmo e com o seu meio social.

Quanto tempo leva para a Psicoterapia apresentar resultados?

Depende.

Depende da demanda, do psicólogo, do paciente, da frequência, do interesse do psicólogo e do paciente, do engajamento e comprometimento de todos. 

Na Psicoterapia breve, os resultados costumam aparecer rápido, porém aqui nós trabalhamos com um problema de cada vez.

Nas Psicoterapias mais longas (psicanálise) os resultados demoram para aparecer, porém todos os assuntos são abordados e analisados.

Qual o resultado da Psicoterapia?

Aquele paciente que na semana passada tinha dúvidas sobre determinadas decisões, na sessão seguinte estava mais determinado; aquele outro que estava cheio de certezas, agora parece estar carregado de dúvidas e conflitos. Lágrimas se transformam em sorrisos e vice-versa a cada nova sessão.

Novos sentimentos surgem de corações que eram (supostamente) áridos; a coragem parece brotar como flores que nasceram no asfalto; sentimentos inconfessáveis têm passagem livre dentro do consultório de psicoterapia; certezas absolutas dão lugar à dúvidas; e dúvidas dão lugar a novas dúvidas.

Perguntas que os pacientes fazem durante a Psicoterapia



Perguntas à Psicóloga sobre Relacionamentos
O que é Reembolso?


É a restituição financeira das despesas médicas e hospitalares, garantida pela LEI da LIVRE ESCOLHA, Atualizada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde RN Nº 428, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2017 (Veja Subseção II, Do Plano Ambulatorial).


(Não é opção dos convênios) é lei. Saiba mais


Para você que busca por psicólogos em SP, quer começar uma terapia, procura por psicologa amil, psicologa bradesco, ou psicologa sulamerica, Bradesco, ou mesmo,busca por Terapia Online, psicologos em sp, etc.


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

Psicóloga que atende convênio Bradesco

A dificuldade em mostrar sentimento

Como lidar com o rompimento de uma relação afetiva

Será que você é amado (a) de verdade?

Mecanismos de defesa nas relações afetivas

A necessidade de aceitação na Psicologia

05 fases do luto afetivo

Relações afetivas adoecidas: como lidar com relacionamentos difíceis.

A blindagem contra apego na psicologia

07 sinais de amor patológico ❖Psicóloga sp

Postagens mais visitadas deste blog

Psicóloga que atende convênio Bradesco

A dificuldade em mostrar sentimento

Como lidar com o rompimento de uma relação afetiva

Será que você é amado (a) de verdade?

Mecanismos de defesa nas relações afetivas

A necessidade de aceitação na Psicologia

05 fases do luto afetivo

Relações afetivas adoecidas: como lidar com relacionamentos difíceis.

A blindagem contra apego na psicologia

07 sinais de amor patológico ❖Psicóloga sp