• Como a Psicoterapia pode ajudar
A Psicoterapia é conhecida como "a cura pela fala", ou como diria Sigmund Freud "A limpeza da chaminé"
Segundo ele (Freud) falar sobre seus conflitos emocionais faz com que o cérebro sofra uma espécie de "arrumação" das ideias, e aos poucos, a pessoa vai percebendo coisas que antes não percebia.
Mas Freud não foi o único que falou sobre os benefícios da Psicoterapia: Carl Rogers estudou o pensamento e o comportamento humano (algum tempo depois de Freud) e chegou praticamente às mesmas conclusões: que quando falamos o que nos aflige, a dor fica mais leve.
Rogers acrescentou aqui um olhar mais humanizado sobre a dor dos indivíduos e criou a ACP (abordagem centrada na Pessoas). Segundo ele, o paciente melhora à medida em que se sente acolhido peço terapeuta.
A Psicoterapia atualmente
Certamente a Psicologia evoluiu, mas não perdeu sua essência de ser uma ciência voltada para o bem estar emocional dos indivíduos.
Hoje a Psicoterapia é bem mais abrangente, e estuda variáveis mais amplas, como a relação da pessoa com seu trabalho, com sua família, com sua vida acadêmica, nos relacionamentos amorosos, etc.
Quem pode se beneficiar da Psicoterapia?
Todos!
Desde pessoas que apresentam quadro psicótico, até pessoas que estão com pequenas dúvidas sobre a melhor forma de tomar uma decisão, ou conduzir determinadas situações.
Lembre-se Psicoterapia Não é autoajuda.
A Psicoterapia pode oferecer ajuda para aqueles que sofrem com depressão percebem que estão ganhando um pouco mais de Ânimo para lidar com algumas situações; os que sofrem de ansiedade percebem que estão ficando, aos poucos, mais calmos.
Quando procurar terapia?
|
Leia também: · 10 motivos para fazer terapia· Mitos e verdades sobre a Psicoterapia.· Como funciona uma sessão de terapia· Pra que serve a Terapia?· O que esperar de um Psicólogo· Quando a terapia funciona· Como escolher Bons PSICÓLOGOS· Psicologia online· Você é uma pessoa especialO psicólogo hoje tem uma função mais ativa na sociedade.É um profissional que oferece ajuda emocional, afetiva e racional; que ajuda as pessoas a entenderem seus medos, suas raivas, seu stress cotidiano; que ensina a expressar sentimentos como amor, raiva, indignação; que ampara na hora da dor; que motiva; que mostra ao outro suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.
Pode ser que alguns textos da minha autoria lhe interessem:
Psicólogos SP: Psicóloga avenida Paulista, Bela Vista, São Paulo/SP
Consultório de Psicologia na Avenida Paulista Av Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar. São Paulo/SP- Cep 01311-000 |
Comentários
Postar um comentário
conteúdo aguardando aprovação.