Pular para o conteúdo principal

Quando procurar um psiquiatra?

 Artigo original publicado no Blog do Dr. Consulta, disponível em :

https://blog.drconsulta.com/quando-procurar-um-psiquiatra/

Acesso em 21-09-2021 08h48


Quando procurar um psiquiatra?

A psiquiatria é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de ordem mental, sendo o psiquiatra...
Quando procurar um psiquiatra?

psiquiatria é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de ordem mental, sendo o psiquiatra o médico especialista da área.

Apesar de não existir uma regra sobre o momento certo de procurar um psiquiatra, é necessário sempre ficar atento aos sinais que a sua mente e o seu corpo dão quando algo não vai bem. 

Ao perceber que as suas relações com outras pessoas e a sua qualidade de vida estão sendo prejudicadas por conta de problemas emocionais, fique de olho e procure ajuda. 

Quais sintomas podem indicar que seria importante a ajuda de um psiquiatra? 

Nem sempre é fácil identificar que estamos com a saúde mental abalada, por isso separamos uma lista de sintomas que podem ajudar você nessa tarefa: 

Em um primeiro momento, muitas pessoas tendem a ignorar os sintomas, adiando a procura por ajuda. Entretanto, quando não tratados adequadamente, esses mesmos sintomas podem evoluir, se transformando em mais sofrimento até chegar a transtornos como depressão, ansiedade e burnout. 

Transtornos mentais não tratados podem levar ao comportamento de abuso de substâncias e outros vícios, como em jogo ou em sexo. Esses comportamentos podem servir como fuga ou válvula de escape para a dor psíquica, mas acabam por provocar ainda mais sofrimento.

Quais transtornos o médico psiquiatra pode tratar? 

Ainda há uma certa relutância das pessoas em procurarem um psiquiatra, pois durante muito tempo 

achava-se que o médico da área tratava apenas de pacientes considerados “loucos”. Um estigma antigo que, infelizmente, ainda faz parte da cultura brasileira. 

Apesar de ser capacitado para tratar problemas mentais mais graves, como a esquizofrenia e a demência, o psiquiatra também pode auxiliar pacientes que estejam passando por experiências negativas, as quais prejudicam a sua qualidade de vida. 

Passar por situações traumáticas ou estressantes cotidianamente podem ser fatores de risco para problemas mentais, assim como a hereditariedade também pode ser a causa de complicações do tipo. 

Veja abaixo as principais doenças que o psiquiatra está apto a tratar: 

Quais as diferenças entre os trabalhos do psiquiatra e do psicólogo?  

Apesar de ambos trabalharem juntos no tratamento de um paciente com sofrimento mental, o psicólogo é responsável por estudar e avaliar o comportamento do indivíduo, fazendo uso de técnicas terapêuticas para ajudá-lo mentalmente. 

O psicólogo também trabalha com pessoas em diferentes situações vitais que podem causar sofrimento, mas que não necessariamente são doenças como, por exemplo, processo de separação, luto, distanciamento dos filhos, etc. 

Por não ser formado em medicina, o psicólogo pode ser considerado um profissional da área da saúde, mas não um médico. 

Já o psiquiatra, formado em medicina e com residência na especialidade, é o profissional que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças da mente, estando apto, inclusive, a prescrever medicamentos. 

No dr.consulta, você encontra disponibilidade de atendimento em ambas as especialidades por um preço que cabe no seu bolso. Agende sua consulta aqui.


Comentários

PSICÓLOGOS SÃO PAULO AVENIDA PAULISTA

psicologa sp

♦ Como escolher Bons PSICÓLOGOS - Psicologa sp

  ♦ Como escolher Bons PSICÓLOGOS O bom psicólogo trata todo mundo como gostaria de ser tratado no nível profissional. Como toda escolha na vida, escolher um BOM PSICÓLOGO não é uma tarefa fácil. Existem milhares de Psicólogos excelentes em São Paulo e no Brasil inteiro, e no resto do mundo. É Justamente este excesso de profissionais, abordagens, posturas e especialidades que dificulta a busca. Escolher um bom Psicólogo é tão difícil quanto escolher um bom dentista, um bom dermatologista, um bom nutricionista, um bom advogado, um bom cabelereiro, um bom restaurante, etc. Checamos algumas referências na internet (que na maioria das vezes nos dá uma pálida visão) e arriscamos. Com Psicólogos não pode ser bem assim, pois é preciso levar em conta alguns fatores: Localização: Onde é o consultório do Psicólogo ? Fica fácil pra você chegar? Não Difícil sair? Você consegue chegar a tempo para a consulta? Isto é pertinente porque a maioria dos Psicólogos está sempre com a agenda apertada ,

PSICOLOGA SP | PSICÓLOGA AVENIDA PAULISTA