Pular para o conteúdo principal

Como lidar com críticas?

 Como lidar com críticas?


A maioria das pessoas reage muito mal às críticas, interpretando-as como sinal de agressividade por parte de quem as emite.


Em todos os casos, é útil compreender algumas variáveis:


1) Quem fez a crítica tem autoridade para fazê-lo?

Autoridade (como um gestor dando um feedback); um professor criticando um trabalho; etc..


Se o crítico tem autoridade para pontuar correções, é útil usar o senso de humildade e verificar se a crítica é fundamentada, e buscar melhorar.


Mas, as vezes, a pessoa tem autoridade para criticar e abusa desta autoridade, levando a crítica muito além, cometendo abusos e assédios morais. Tenho acompanhado inúmeros casos, em que os funcionários são Xingados e humilhados na frente de outras pessoas. Como lidar com isso? Recorrendo à uma autoridade superior, pedindo ajuda. Certamente alguém poderá te defender, em caso de assédio moral. Busque ajuda, relate o que está acontecendo.


2) Quem critica NÃO TEM  autoridade para fazê-lo?

Desde que não haja assédio moral, aqui a única saída elegante é ignorar, como dizemos aqui no consultório: "Fazer cara de abóbora, sorrir, acenar e sair fora", pois na maioria dos casos, estas críticas sugerem apenas um desejo de intromissão, ou mesmo atitudes invejosas. Seja lá qual for o caso, rebater as críticas só servirá para que o outro sinta-se autorizado a criticar ainda mais.


3) As famosas "Críticas para o seu bem"

São particularmente irritantes por dois motivos: primeiro, são invasivas por serem críticas; segundo porque o crítico está te julgando como alguém imaturo(a), incapaz de fazer uma auto-análise crítica e por isso, se julga no direito de te "avisar".

Quando isto ocorrer, agradeça, sorria e acene, como no tópico anterior, não rebata, para dar autoridade para o outro.


Mas quando a crítica faz sentido:


Existem momentos em que é necessário abandonar o orgulho e enxergar a realidade: SIM, ESTAMOS ERRADOS, pelo menos, perante o outro. É obvio, que na maioria das vezes, as pessoas erram tentando acertar, por isso as críticas doem tanto. E por isso é difícil corrigir as próprias atitudes.

Mas é sinal de amadurecimento reconhecer os erros e oferecer reparação, mesmo quando as críticas são feitas da maneira mais abusiva. Observe que quem critica de maneira áspera também está errando.






psicólogos em são Paulo, Psicóloga em SP, Psicólogos SP na avenida Paulista, psicologa sp bela vista, psicologa sp cerqueira cesar, psicologa sp jardins consolação Jardim Paulista, psicologa online, psicologa presencial em sp, psicologa casal, psicologa vila mariana, psicólogos preço popular, bons psicólogos, melhor psicólogo de sp,

Terapia online e presencial, Cognitivo Comportamental, Terapia em são Paulo, Terapia SP na avenida Paulista, Terapia SP AVENIDA PAULISTA Terapia sp bela vista, Terapia sp cerqueira cesar, Terapia sp jardins, Terapia sp paraiso, Terapia sp consolação, Terapia presencial em sp, Terapia casal, terapia na vila mariana, teoria na Zona Sul, Terapia Cognitivo Comportamental, terapia barata em sp, terapia preço popular


Comentários

PSICÓLOGOS SÃO PAULO AVENIDA PAULISTA

psicologa sp

♦ Como escolher Bons PSICÓLOGOS - Psicologa sp

  ♦ Como escolher Bons PSICÓLOGOS O bom psicólogo trata todo mundo como gostaria de ser tratado no nível profissional. Como toda escolha na vida, escolher um BOM PSICÓLOGO não é uma tarefa fácil. Existem milhares de Psicólogos excelentes em São Paulo e no Brasil inteiro, e no resto do mundo. É Justamente este excesso de profissionais, abordagens, posturas e especialidades que dificulta a busca. Escolher um bom Psicólogo é tão difícil quanto escolher um bom dentista, um bom dermatologista, um bom nutricionista, um bom advogado, um bom cabelereiro, um bom restaurante, etc. Checamos algumas referências na internet (que na maioria das vezes nos dá uma pálida visão) e arriscamos. Com Psicólogos não pode ser bem assim, pois é preciso levar em conta alguns fatores: Localização: Onde é o consultório do Psicólogo ? Fica fácil pra você chegar? Não Difícil sair? Você consegue chegar a tempo para a consulta? Isto é pertinente porque a maioria dos Psicólogos está sempre com a agenda apertada ,

PSICOLOGA SP | PSICÓLOGA AVENIDA PAULISTA