Pular para o conteúdo principal

Como lidar com críticas?

 Como lidar com críticas?


A maioria das pessoas reage muito mal às críticas, interpretando-as como sinal de agressividade por parte de quem as emite.


Em todos os casos, é útil compreender algumas variáveis:


1) Quem fez a crítica tem autoridade para fazê-lo?

Autoridade (como um gestor dando um feedback); um professor criticando um trabalho; etc..


Se o crítico tem autoridade para pontuar correções, é útil usar o senso de humildade e verificar se a crítica é fundamentada, e buscar melhorar.


Mas, as vezes, a pessoa tem autoridade para criticar e abusa desta autoridade, levando a crítica muito além, cometendo abusos e assédios morais. Tenho acompanhado inúmeros casos, em que os funcionários são Xingados e humilhados na frente de outras pessoas. Como lidar com isso? Recorrendo à uma autoridade superior, pedindo ajuda. Certamente alguém poderá te defender, em caso de assédio moral. Busque ajuda, relate o que está acontecendo.


2) Quem critica NÃO TEM  autoridade para fazê-lo?

Desde que não haja assédio moral, aqui a única saída elegante é ignorar, como dizemos aqui no consultório: "Fazer cara de abóbora, sorrir, acenar e sair fora", pois na maioria dos casos, estas críticas sugerem apenas um desejo de intromissão, ou mesmo atitudes invejosas. Seja lá qual for o caso, rebater as críticas só servirá para que o outro sinta-se autorizado a criticar ainda mais.


3) As famosas "Críticas para o seu bem"

São particularmente irritantes por dois motivos: primeiro, são invasivas por serem críticas; segundo porque o crítico está te julgando como alguém imaturo(a), incapaz de fazer uma auto-análise crítica e por isso, se julga no direito de te "avisar".

Quando isto ocorrer, agradeça, sorria e acene, como no tópico anterior, não rebata, para dar autoridade para o outro.


Mas quando a crítica faz sentido:


Existem momentos em que é necessário abandonar o orgulho e enxergar a realidade: SIM, ESTAMOS ERRADOS, pelo menos, perante o outro. É obvio, que na maioria das vezes, as pessoas erram tentando acertar, por isso as críticas doem tanto. E por isso é difícil corrigir as próprias atitudes.

Mas é sinal de amadurecimento reconhecer os erros e oferecer reparação, mesmo quando as críticas são feitas da maneira mais abusiva. Observe que quem critica de maneira áspera também está errando.

Comentários

psicologa sp

◈Você precisa de Psicoterapia?❖ Psicologa SP

◈Quem deve fazer Psicoterapia? Terapia é para todos(as).  Sem exceção.  Para quem tem problemas emocionais e para quem não tem. Para quem busca acolhimento, e para quem não precisa de acolhimento algum, mas quer só conversar  Psicoterapia é para quem tem problemas emocionais, para quem sofre de ansiedade , depressão ou estresse agudo.  Para quem não consegue tomar decisões, para quem busca novas formas de interagir com outras pessoas. ◈ A Psicoterapia também é indicada para quem NÃO tem problemas emocionais, e quer simplesmente compreender melhor alguns aspectos da vida, e manter a serenidade conquistada ao longo da trajetória existencial, a fim de continuar estabelecendo boas relações com as outras pessoas. A busca pela Psicoterapia A Busca por  Psicólogos em SP  cresceu no último ano em mais de 120% no Google, em comparação com o ano anterior. A maioria dos Consultórios de Psicologia da cidade de são Paulo está praticamente sem horário na agenda. Isto significa que as pessoas e

psicologa sp

● Psicóloga por Whatsapp: como marcar uma sessão psicologos online

● Psicóloga por Whatsapp: como Agendar uma sessão psicólogos online psicologos online Se você quer fazer terapia mas não quer sair de casa para vir ao consultório , podemos realizar a terapia online, afinal: Fazer terapia é sempre muito bom.  Pode ajudar a resgatar a serenidade, o bem estar, promovendo a paz interior e ajuda a deixar a vida mais leve.  Você passa a viver um dia de cada vez, podendo resgatar a serenidade perdida pelas estradas tortuosas das preocupações que geram ansiedade e das desesperanças que geram depressão. Algumas pessoas têm receio de procurar psicólogos, por medo de serem julgados, mal avaliados, excluídos, segregados, e saírem pior do que entram. Nada disso pode acontecer. Bons psicólogos JAMAIS farão julgamento, críticas, grosserias, perguntas inoportunas, abordarão assuntos desconfortáveis, ou causarão algum tipo de constrangimento ao cliente, afinal, nossa missão é promover o bem-estar dentro do ambiente terapêutico (isso inclui o ambiente virtual). Busque

Postagens mais visitadas