Ansiedade: saiba quais são os gatilhos emocionais que a desencadeiam - Psicologa em sp
Ansiedade: conhecendo seus gatilhos
De algum modo, todos nós sofremos com algum nível de ansiedade, que é considerada normal: são os desconfortos do dia a dia: contas a pagar; agenda apertada, lidar com pessoas estressadas, dificuldades na execução de algumas tarefas, etc.
Todos passamos por situações assim e depois de algum tempo, nosso estado emocional volta ao normal.
O que é ansiedade:
A ansiedade pode ser vista como sintoma psiquiátrico e/ou como reação emocional não patológica associada a diversos contextos de vida. Ela representa um sinal de alarme a determinado estímulo percebido pelo indivíduo como perigoso. Em geral, é composta por uma combinação variável de sintomas físicos, pensamentos catastróficos e alterações de comportamento. A ansiedade pode ser compreendida como mecanismo evolutivo, isto é, uma ferramenta que nos ajuda a detectar o perigo e adotar as medidas necessárias para lidar com ele. No entanto, esse recurso adaptativo muitas vezes encontra-se desregulado, causando sofrimento e prejuízo ao desempenho social e/ou profissional.
No entanto, para algumas pessoas estes desconfortos vão além do natural. Mesmo depois que algumas situações difíceis são resolvidas, o indivíduo prossegue sentindo a ansiedade. Vou além: em alguns casos, a ansiedade é tamanha, que fica impossível conhecer quais são os gatilhos que a desencadearam. Fonte: http://www.telessaude.ac.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/Telecondutas_Ansiedade_20170331.pdf
O que são Gatilhos emocionais?
São episódios desconfortáveis que geram ansiedade.
Na Terapia Cognitivo comportamental, nós vamos justamente buscar descobrir: quais são eles, como surgiram e como resolvê-los.
Compreendemos que a única forma de lidar com a ansiedade é desmontando o arcabouço de significado de alguns eventos estressores, em outras palavras: ressignificando algumas crenças e alguns pensamentos disfuncionais.
Como identificar estes gatilhos:
De acordo com Clark e Beck(2014), é preciso verificar seus níveis de ansiedade, ou seja o quanto ela está interferindo na sua vida:
Também é válido identificar os níveis de ansiedade por meio desta tabela:
e Identificar seus pensamentos disfuncionais:
Estes são alguns pontos iniciais que ajudam bastante a identificar os eventos estressores, os pensamentos disfuncionais, os erros cognitivos e as diversas situações que podem puxar os gatilhos emocionais que geram ansiedade.
A Terapia cognitivo comportamental tem ajudado muita gente, no mundo inteiro a lidar com seus suas demandas de ansiedade.
Caso entenda que deve procurar ajuda de Psicólogo, deixo aqui o link para agendamento de consulta Psicológica
Referências
VENCENDO AANSIEDADE E APREOCUPAÇÃOCOM A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL, DAVID A. CLARK ; AARON T. BECK, Artmed, 2014
Comentários
Postar um comentário
conteúdo aguardando aprovação.