A Ética na Psicologia
O que é ser ético, afinal?
Para falarmos sobre comportamento Ético, devemos antes definir o que seja ÉTICA:
De acordo com Tugendhat (1997), a palavra Ética tem origem grega,( éthos) ,que pode ser compreendida como conjunto de bons costume ou bom caráter.
Singer (1994), conceitua a Ética como conjunto de regras, que norteiam os padrões de comportamento moralmente aceitos em um determinado grupo social, visando boas práticas.
Deste modo, podemos nos referir à Ética como padrões de comportamento moralmente aceitos em um determinado grupo, visando a harmonia de convivência, com redução dos danos morais.
O conceito de ética existe para que as relações humanas possam ser regularizadas., Para Sócrates (Bergson, 2005), manter um padrão de comportamento moralmente aceito visa proporcionar o bem estar emocional das pessoas a fim de que possa viver em busca da paz e felicidade.
A Ética na Psicologia
Sabemos que todas as profissões exigem uma postura ética, a fim de que o cliente não seja lesado, enganado ou prejudicado de alguma forma.
De acordo com o Conselho de Psicologia de São Paulo:
Códigos de Ética expressam sempre uma concepção de homem e de sociedade que determina a direção das relações entre os indivíduos. Traduzem-se em princípios e normas que devem se pautar pelo respeito ao sujeito humano e seus direitos fundamentais. Por constituir a expressão de valores universais, tais como os constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos; sócio-culturais, que refletem a realidade do país; e de valores que estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo. As sociedades mudam, as profissões transformam-se e isso exige, também, uma reflexão contínua sobre o próprio código de ética que nos orienta.
Conselho de Psicologia de São Paulo. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Online. Disponível em http://www.crpsp.org.br/portal/orientacao/codigo/fr_codigo_etica_new.aspx. Acesso em 13 de maio de 2020.
BERGSON, Henri. Cursos sobre a filosofia antiga. Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Leia mais:
https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/a-etica-socratica/Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.
Tugendhat E. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes 1997:35.
Comentários
Postar um comentário
conteúdo aguardando aprovação.