Pular para o conteúdo principal

Mito sobre psicólogos

#Mito sobre o trabalho dos Psicólogos

 ❖O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.

Jamais.

O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados.

Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos.
Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. Saiba mais

O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.

❖O psicólogo apenas ouve o paciente


Depende da abordagem: Os psicanalistas tendem a ouvir mais e intervir menos; os humanistas e comportamentais as vezes falam um pouco mais. Tudo depende da formação de cada um.


"Psicólogo não pode atender parentes"


De fato: não pode atender OS SEUS próprios parentes.
Não podemos atender nossos irmãos, tios, primos, filhos, pois nosso vínculo transcende o profissional.

"Psicólogo não pode ter problemas pessoais"


Se isto fosse verdade,poucas pessoas poderiam ser psicólogos,não é mesmo? Quem não tem lá seus conflito que atire a primeira pedra.

Seria bom se não tivéssemos problemas, que pudéssemos ficar para sempre numa redoma contemplando a vida, mas isto não acontece.

Quando o psicólogo está com muitos conflitos,sentindo-se incapacitado para ajudar os outros, geralmente pede uma licença para resolver suas questões; outros usam suas dores para compreender melhor a dor do outro.

Mas sempre estamos buscando melhorar,por isso estamos sempre em terapia e supervisão.

psicologa sp

1ª Sessão de Terapia: como funciona

Se você nunca passou na Psicóloga, ou por algum motivo precisou interromper e gostaria de retomar sua Psicoterapia, fica aqui um convite para vir conhecer meu trabalho, expondo suas queixas e fazendo um pré-diagnóstico. Algumas pessoas têm medo de vir à Psicóloga. Isto é normal, mas não é "legal". O ideal seria passar em um Psicólogo, pelo menos uma vez na vida, para inferir seu estado emocional, para conhecer o Trabalho dos psicólogos, desabafar, e para colocar em dia suas variáveis emocionais, aquelas que, quando acumulam, geram depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento. Psicólogos não existem apenas para tratar de "pessoas com problemas". Oras, todos nós temos problemas a resolver, afinal a vida é um desafio constante. Os Psicólogos existem justamente para favorecer o enfrentamento destes problemas emocionais, que todos atravessamos. Trata-se de uma escuta imparcial, acolhedora e humanizada, sem julgamentos, sem preconceitos de qualquer natureza. Observ