Pular para o conteúdo principal

As aparências enganam ❖ Psicologa Vila Mariana SP

 

    As aparências enganam.


Certa ocasião, ouvi alguém me dizer que "quem perde tempo com aparências perde mais do que imagina". De fato, quando avaliamos o quão superficial é este julgamento ficamos abismados com a nossa capacidade de fazer julgamentos supérfluos, baseados apenas naquilo que a aparência (hipoteticamente) poderia nos dizer a respeito de alguém.

O que se perde com julgamentos pela aparência

A primeira perda e mais elementar é a do bom senso.
Julgar pela aparência é fazer um juízo precipitado baseado unicamente em dados externos (roupa, biotipo, traços físicos, etc)
Obviamente, as pessoas não são todas iguais. Perceber isto é bom senso. É ser humilde perante as diversidades.

Segunda perda: grandes oportunidades.

A segunda perda de um indivíduo que julga pela aparência é a perda de oportunidade.

Perde-se a oportunidade de dar emprego a um ótimo funcionário;

perde-se a oportunidade de arrumar um (a) ótimo (a) namorado (a);

Perde-se a oportunidade de ver um espetáculo maravilhoso;

Perde-se a oportunidade de estudar em uma escola excelente;

e muitas vezes perde-se a oportunidade de ficar calado(a) e não fazer comentários desnecessários e preconceituosos (cuidado com isto)


Terceira perda: Tempo

Muitas vezes, ao julgar pela aparência você declina de fazer um bom negócio; e escolhe fazer negócios com uma empresa que tem uma "aparência melhor"; e o negócio não sai do seu jeito. Você perdeu tempo.
Perdeu tempo escolhendo, avaliando, negociando e em alguns casos, terá que fazer o negócio em outra empresa.

Como agir:

Não julgue pelas aparências e sim pelos resultados.
Busque pessoas que tenham conteúdo parecido com o seu; mesmas ideologias, mesmo conjunto de princípios éticos.
Busque pessoas que possam lhe ajudar a evoluir como pessoa, e não aqueles que vão te jogar pra baixo.

Fazendo um parênteses:
Tenho acompanhado um programa de televisão chamado "Restaurantes Inesquecíveis", e observado que os ganhadores de estrelas Michelin, as vezes são restaurantes bem singelos, em várias cidades do mundo. Não são suntuosos como se imagina a princípio, mas para ganhar a cobiçada estrela Michelin, o padrão de qualidade deve ser elevado.

Ou seja, em alguns casos, quem se deixa levar pela aparência perde a chance de degustar uma ótima refeição, e muitas vezes, cai na mesmisse de frequentar sempre o mesmo tipo de restaurante.

Portanto fica aqui uma dica: abra-se ao novo, ao desconhecido, ao inusitado: dê-se ao luxo de sair de seu quadrado, sua zona de conforto, que (cá entre nós), não tem acrescentado muito.

As aparências e os relacionamentos amorosos

Em pleno século XXI (século da diversidade), ainda existem algumas pessoas que só se relacionam com quem tem aparência "padrãozinho".

Estes padrões são muito particulares, cada um constrói o seu e fica preso neles pela vida afora, repetindo o mesmo erro e passando pelo mesmo tipo de sofrimento. Então, porque não tentar uma relação com alguém que seja fora dos seus padrões? Não há garantias contra o sofrimento, mas as relações com pessoas-padrões muitas vezes também não garantem segurança, não é mesmo?


Comentários

psicologa sp

●Perguntas que o psicólogo faz na primeira consulta

  ❖Psicoterapia  EM SP CONSIDERANDO que toda a ação da(o) psicóloga(o) demanda um  raciocínio psicológico, caracterizado por uma atitude avaliativa, compreensiva, integradora e contínua,  que deve orientar a atuação nos diferentes campos da Psicologia e estar relacionado ao contexto que origina a demanda.  (Fonte:  Diário Oficial da União )  Para que serve um Psicólogo? Para conversar. Mas conversar sobre o que? Como?  De que forma ocorre esta conversa?  Falar que o Psicólogo serve "apenas para conversar" é um reducionismo da nossa profissão. Não servimos apenas para "conversar". Nosso trabalho vai MUITO ALÉM DA CONVERSA.  Trata-se de uma escuta técnica, treinada para identificar pontos problemáticos no discurso do cliente, e apontar soluções que sejam efetivas para seu caso . Não é, nem de longe, uma conversa como a que que temos com nossos amigos. Isto que dizer que cada vírgula, cada pausa, cada respiração, cada movimento do cliente é analisado junto com o discur

psicologa sp

● Psicóloga por Whatsapp: como marcar uma sessão psicologos online

● Psicóloga por Whatsapp: como Agendar uma sessão psicólogos online psicologos online Se você quer fazer terapia mas não quer sair de casa para vir ao consultório , podemos realizar a terapia online, afinal: Fazer terapia é sempre muito bom.  Pode ajudar a resgatar a serenidade, o bem estar, promovendo a paz interior e ajuda a deixar a vida mais leve.  Você passa a viver um dia de cada vez, podendo resgatar a serenidade perdida pelas estradas tortuosas das preocupações que geram ansiedade e das desesperanças que geram depressão. Algumas pessoas têm receio de procurar psicólogos, por medo de serem julgados, mal avaliados, excluídos, segregados, e saírem pior do que entram. Nada disso pode acontecer. Bons psicólogos JAMAIS farão julgamento, críticas, grosserias, perguntas inoportunas, abordarão assuntos desconfortáveis, ou causarão algum tipo de constrangimento ao cliente, afinal, nossa missão é promover o bem-estar dentro do ambiente terapêutico (isso inclui o ambiente virtual). Busque

Postagens mais visitadas

Psicóloga SP Avenida Paulista


Psicólogos Avenida Paulista
Acolhimento humanizado Psicóloga SP
Maris V Botari
Terapia Online e presencial
Av. Paulista, 2001 - Bela Vista
São Paulo - SP, 01311-931