psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

Terapia com Psicóloga: O que pode ser tratado?

Terapia com Psicóloga: O que pode ser tratado?


A terapia com psicóloga pode tratar uma variedade de questões, como:

Estresse,  problemas de relacionamento, autoestima, conflitos familiares, habilidades de comunicação, luto, questões de identidade,  comportamentos disfuncionais, 

A terapia pode ajudar a promover o bem-estar emocional e crescimento pessoal. 

Como a Terapia pode ajudar a lidar com a Rejeição


A terapia pode desempenhar um papel significativo no apoio a indivíduos que estão lidando com a Rejeição

A rejeição é uma experiência emocional dolorosa e pode afetar negativamente a autoestima, a confiança e o bem-estar emocional de uma pessoa. 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a psicóloga pode ajudar nessa situação:

  • Validar as emoções: 
  • A terapia oferece um espaço seguro para que você possa expressar e explorar suas emoções relacionadas à rejeição. Um terapeuta treinado pode validar seus sentimentos, ajudando você a compreendê-los e aceitá-los.

  • Autoconhecimento: 
  • A terapia pode ajudá-lo a desenvolver um maior autoconhecimento e compreensão de si mesmo. Isso pode envolver explorar padrões de pensamento negativos, crenças limitantes ou comportamentos autossabotadores que possam estar contribuindo para a dificuldade em lidar com a rejeição.

  • Construção de habilidades de enfrentamento: 
  • Uma psicóloga pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis ​​e eficazes para lidar com a rejeição. Isso pode incluir aprender estratégias para regular as emoções, desenvolver resiliência emocional, construir autoestima e promover o autocuidado.

  • Modificar pensamentos distorcidos: 
  • Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica comum usada para tratar a rejeição. Com a TCC, você pode aprender a identificar e desafiar pensamentos distorcidos ou irracionais que podem surgir em resposta à rejeição. O terapeuta pode ajudá-lo a substituir esses padrões de pensamento negativos por pensamentos mais realistas e adaptativos.

  • Apoio emocional: 
  • O terapeuta atua como um apoio emocional durante o processo terapêutico. Eles fornecem um ambiente de suporte e encorajamento, ajudando-o a desenvolver uma perspectiva mais saudável sobre a rejeição e a construir uma resiliência emocional.

Terapia para compreender e explorar suas emoções



A psicóloga pode ser uma aliada importante quando se trata de compreender e explorar suas emoções. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a psicóloga pode auxiliar nesse processo:


Identificação e nomeação das emoções: 

A psicóloga pode ajudá-lo(a) a identificar e nomear suas emoções de maneira mais precisa. Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em reconhecer e descrever seus sentimentos.

 Através da terapia, a psicóloga pode ajudá-lo(a) a desenvolver uma maior consciência emocional, reconhecendo e compreendendo melhor o que você está experimentando.


Exploração das origens das emoções: 

A psicóloga pode ajudá-lo(a) a explorar as origens e os gatilhos de suas emoções. 

Ela pode ajudá-lo(a) a examinar eventos passados, experiências de vida, padrões de pensamento e relacionamentos significativos que possam influenciar suas emoções atuais.

 Ao compreender as raízes das emoções, você pode desenvolver uma maior compreensão de si mesmo(a).



Acolhimento e validação emocional: 

A psicóloga fornece um ambiente seguro e acolhedor para que você possa expressar suas emoções sem julgamento. 

Ela pode validar suas emoções, ajudando-o(a) a entender que suas reações emocionais são normais e compreensíveis. 

Esse acolhimento emocional pode ser um aspecto importante do processo terapêutico, permitindo que você se sinta ouvido(a) e compreendido(a).



Como a Psicóloga pode ajudar a tratar Dependência afetiva.



Dependência emocional é um padrão de comportamento em que uma pessoa busca constantemente a aprovação, validação e segurança emocional de outra pessoa. 

psicóloga pode desempenhar um papel fundamental no tratamento desse problema. Aqui estão algumas maneiras pelas quais ela pode ajudar:

Identificação e conscientização: A psicóloga ajudará você a reconhecer e compreender a dependência afetiva como um padrão de comportamento. Isso envolve identificar os pensamentos, crenças e emoções subjacentes que contribuem para essa dependência.

Exploração das causas subjacentes: 

A dependência afetiva pode ter raízes em experiências passadas, como relacionamentos disfuncionais, traumas emocionais ou falta de apego seguro na infância. A psicóloga irá ajudá-lo a explorar essas causas subjacentes, compreender seu impacto e trabalhar para superá-las.

Construção de autoestima e amor próprio: 

A psicóloga auxiliará na construção de uma autoestima saudável e no desenvolvimento de um senso de amor próprio. Isso envolve aprender a valorizar a si mesmo, reconhecer suas próprias necessidades e cultivar a autossuficiência emocional.

Desenvolvimento de habilidades de autossuficiência: 

A psicóloga irá ajudá-lo a desenvolver habilidades de autossuficiência emocional, para que você possa satisfazer suas próprias necessidades emocionais. Isso pode incluir aprender a lidar com a solidão, cultivar interesses individuais, estabelecer limites saudáveis ​​e aprender a se apoiar emocionalmente.

Transformação de padrões de relacionamento: 

A psicóloga trabalhará com você para identificar padrões de relacionamento disfuncionais e ajudá-lo a transformá-los. Isso pode envolver aprender a escolher parceiros mais saudáveis, estabelecer limites firmes, desenvolver habilidades de comunicação assertiva e aprender a confiar em si mesmo na tomada de decisões relacionadas ao amor.

Promoção da independência emocional: 

A psicóloga auxiliará no desenvolvimento de independência emocional, ajudando-o a encontrar o equilíbrio entre conexões emocionais saudáveis ​​e a necessidade de depender de si mesmo para a felicidade e o bem-estar emocional.

Fomento do autocuidado: 

A psicóloga irá enfatizar a importância do autocuidado e ajudá-lo a desenvolver práticas de autocuidado adequadas, como estabelecer rotinas saudáveis, cuidar do corpo, praticar atividades que lhe dão prazer e reservar tempo para si mesmo.


Terapia para lidar com sentimentos reprimidos



A terapia com uma psicóloga pode ser muito útil para lidar com sentimentos reprimidos. Quando reprimimos nossos sentimentos, podemos experimentar um acúmulo de emoções negativas que afetam nosso bem-estar emocional. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a terapia com uma psicóloga pode ajudar:

Espaço seguro: Uma psicóloga oferece um espaço seguro e acolhedor para você se expressar sem julgamentos. Ela irá ouvir atentamente, permitindo que você explore e compartilhe seus sentimentos reprimidos de maneira segura.

Autoconsciência: Através da terapia, você pode desenvolver uma maior autoconsciência sobre seus sentimentos reprimidos. A psicóloga ajudará você a identificar e compreender essas emoções, fornecendo insights sobre como elas podem estar afetando sua vida.

Liberação emocional: A terapia permite que você libere gradualmente os sentimentos reprimidos. Ao falar sobre eles e expressá-los, você pode experimentar um senso de alívio e leveza emocional.

Processamento e compreensão: Com o apoio da psicóloga, você pode processar e compreender melhor as causas subjacentes dos seus sentimentos reprimidos. Isso pode envolver explorar experiências passadas, crenças limitantes ou padrões comportamentais que estão contribuindo para a repressão emocional.

Estratégias de enfrentamento saudáveis: A psicóloga irá ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis para lidar com os sentimentos reprimidos. Isso pode incluir técnicas de autoaceitação, expressão emocional adequada e desenvolvimento de habilidades de regulação emocional.

Bem-estar emocional: Ao lidar com os sentimentos reprimidos, você pode experimentar um aumento do bem-estar emocional geral. A terapia pode ajudá-lo a cultivar uma maior consciência emocional, melhorar seu autocuidado e fortalecer seus relacionamentos.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e o processo terapêutico pode variar de acordo com suas necessidades individuais. Uma psicóloga qualificada pode fornecer o suporte necessário para ajudá-lo a explorar e lidar com seus sentimentos reprimidos de maneira saudável e construtiva.

  • O Que Falar numa Sessão de Terapia: Dicas para uma Comunicação Efetiva
  • Psicólogo Clínico: O Que É e o Que Faz na Prática

  • Terapia ajuda a reencontrar a Si mesmo(A)



    A terapia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar uma pessoa a se reconectar consigo mesma e encontrar sua identidade.


    Às vezes, ao longo da vida, podemos nos perder ou sentir que nos afastamos de quem realmente somos. 

    Isso pode ser devido a várias razões, como expectativas externas, pressões sociais, traumas passados ​​ou simplesmente perder o contato com nossas próprias necessidades e desejos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a terapia pode ajudar nesse processo:


    Autoconhecimento: 

    A terapia oferece um espaço seguro e acolhedor para explorar seus pensamentos, sentimentos, valores e crenças. Um terapeuta pode ajudar a fazer perguntas profundas, desafiar suposições e fornecer uma perspectiva neutra que auxilia na descoberta de quem você realmente é. 

    Ao desenvolver um maior autoconhecimento, você pode começar a se reconectar com sua verdadeira essência.


    Exploração de padrões e crenças limitantes: Durante a terapia, você pode examinar padrões de pensamento, comportamentos e crenças que podem estar limitando seu crescimento pessoal e impedindo-o de se reconectar consigo mesmo. O terapeuta pode ajudar a identificar esses padrões e auxiliá-lo na criação de novas formas de pensar e agir que se alinhem melhor com sua autenticidade.


    Reconstrução da autoestima e autoconfiança: A terapia pode ajudar a reconstruir sua autoestima e autoconfiança, permitindo que você se sinta mais seguro e confortável em ser quem você realmente é. Um terapeuta pode ajudá-lo a desafiar pensamentos negativos e autocríticos, promover a autocompaixão e ajudá-lo a desenvolver uma imagem mais positiva de si mesmo.


    Definição de metas e valores pessoais: 

    A terapia pode auxiliar na definição de metas e valores pessoais claros. Ao explorar seus desejos, necessidades e aspirações, você pode começar a moldar sua vida de acordo com suas próprias escolhas e valores autênticos. O terapeuta pode fornecer orientação e apoio na definição de metas realistas e alcançáveis, e ajudá-lo a criar um plano de ação para alcançá-las.

    Promoção do autocuidado: 

    A terapia pode enfatizar a importância do autocuidado e ajudar a identificar práticas saudáveis ​​que ajudem você a se reconectar consigo mesmo. Isso pode incluir cuidar da sua saúde mental, emocional, física e espiritual, estabelecer limites saudáveis, praticar atividades que tragam alegria e satisfação pessoal, e buscar relações e ambientes que o apoiem em sua jornada de autodescoberta.

    Como a Psicóloga pode ajudar pessoas com dificuldade de relacionamento


    psicóloga sp Maristela pode ajudar a superar os 8 motivos acima por meio de uma abordagem terapêutica personalizada para cada indivíduo. 

    Através de um processo de avaliação psicológica e uma escuta ativa, a psicóloga pode identificar as dificuldades específicas que cada pessoa enfrenta em seu relacionamento e, em seguida, propor estratégias de intervenção apropriadas.


    Para a comunicação excessiva, Maristela pode ajudar a pessoa a compreender quando é importante ceder espaço para a outra pessoa falar e a desenvolver habilidades de escuta ativa para evitar conflitos desnecessários.


    Para a comunicação escassa, a psicóloga pode ensinar técnicas de comunicação eficaz, ajudando o indivíduo a expressar seus sentimentos e pensamentos de maneira clara e assertiva, evitando mal-entendidos.


    Para a escuta excessiva, Maristela pode ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de suas próprias suposições e interpretações, ensinando a fazer perguntas e a desenvolver habilidades para interpretar corretamente as falas do outro.


    Para a escuta deficitária, a psicóloga pode ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de sua tendência de interromper ou desconsiderar a fala do outro e a desenvolver habilidades para ouvir com empatia e compreensão.


    Para o olhar excessivo, Maristela pode ajudar a pessoa a reconhecer quando está invadindo a privacidade do outro e a desenvolver habilidades para respeitar os limites do outro.


    Para o olhar deficitário, a psicóloga pode ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de sua tendência de negar a realidade e a desenvolver habilidades para confrontar de forma saudável os obstáculos e desafios.


    Para a invasão, Maristela pode ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de suas próprias necessidades e limites e a desenvolver habilidades para comunicar de forma clara e assertiva suas expectativas e limites ao outro.


    Para o distanciamento, a psicóloga pode ajudar a pessoa a identificar as barreiras emocionais que a impedem de expressar suas emoções e a desenvolver habilidades para se conectar emocionalmente com o outro.

    Mágoas são sentimentos de ressentimento, dor ou tristeza que surgem a partir de experiências passadas que foram negativas, decepcionantes ou traumáticas. 

    Elas podem ser causadas por ações, palavras, comportamentos ou situações que ferem emocionalmente uma pessoa.

    As mágoas podem surgir a partir de diferentes tipos de situações, como traições, injustiças, rejeições, abusos emocionais, perdas significativas, entre outros eventos dolorosos. 

    Porque não é fácil esquecer as mágoas?



    De acordo com a neurocientista Suzana Herculano, as emoções negativas ficam gravadas no cérebro a fim de servirem como alertas, ou defesas para futuras situações desagradáveis.


    "Por ser um estado desagradável, a tristeza sinaliza ao cérebro eventos ruins e faz com que busquemos evitá-los no futuro. 

    A tristeza só se torna um problema quando acontece apesar das circunstâncias: quando tudo vai bem, mas o cérebro, deprimido, enxerga infelicidade por onde passa. 

    Tristeza não é doença, mas a tristeza injustificada é."

    Fonte: Felicidade fora de hora. Neurociência. Suzana Herculano-Houzel

    Através dda Psicoterapia, a psicóloga auxilia a pessoa a identificar as origens das mágoas, compreender os padrões de pensamentos e crenças que estão perpetuando esses sentimentos, e desenvolver estratégias saudáveis para lidar com essas emoções. 

    Durante a Psicoterapia Ela trabalha em conjunto com o cliente para ajudá-lo a reconstruir sua autoestima, promover o perdão (tanto para si mesmo quanto para os outros), desenvolver habilidades de comunicação e assertividade, e adotar uma perspectiva mais positiva e resiliente diante das situações desafiadoras.


    Psicóloga ensina como lidar com frustrações

    Lidar com frustrações pode ser difícil, mas existem algumas estratégias que podem ajudar.

    Ao lidar com frustrações, é essencial compreender e aceitar que nem sempre teremos controle total sobre as circunstâncias externas. 

    Psicóloga ensina como lidar com frustrações


    Reconheça e aceite suas emoções: é importante permitir-se sentir e expressar as emoções associadas à frustração, como tristeza, raiva e desapontamento.

    Reflita sobre a situação: tente entender o que causou a frustração e por que isso é importante para você. Isso pode ajudá-lo a aprender com a situação e a tomar medidas para evitar futuras frustrações semelhantes.

    Redirecione seus pensamentos: em vez de se concentrar no que não deu certo, concentre-se no que você pode fazer para mudar a situação ou em outras áreas da vida que estão indo bem.

    Faça uma pausa: se sentir muito frustrado, tire um tempo para si mesmo e faça algo que o ajude a se acalmar e relaxar, como meditar, praticar exercícios ou fazer uma atividade que você gosta.

    Peça ajuda: se você estiver tendo dificuldades para lidar com a frustração, considere falar com um amigo de confiança, um conselheiro ou um terapeuta.

    Alguns livros que podem ser úteis para aprender a lidar com a frustração são: "Meditações" de Marco Aurélio, e "Como Controlar a Ansiedade Antes que Ela te Controle" de Albert Ellis.

    A terapia pode ajudar a desenvolver uma mentalidade mais resiliente ao fornecer ferramentas e estratégias para lidar com as frustrações de maneira construtiva. 

    Alguns princípios e abordagens terapêuticas que podem ser úteis incluem:

    • Autoconsciência: A terapia promove o autoconhecimento, ajudando a identificar padrões de pensamento negativos, crenças limitantes e reações emocionais inadequadas relacionadas à frustração. Compreender melhor a si mesmo e seus gatilhos emocionais pode permitir uma resposta mais adaptativa às frustrações.

    1. Habilidades de enfrentamento: A terapia ensina habilidades de enfrentamento saudáveis, como técnicas de relaxamento, exercícios de respiração, meditação e práticas de autocuidado. Essas estratégias podem ajudar a reduzir o estresse, regular as emoções e lidar de maneira mais efetiva com as frustrações diárias.

    • Reestruturação cognitiva: A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem amplamente utilizada para lidar com frustrações. Ela se concentra em identificar e desafiar padrões de pensamento negativos e distorcidos, substituindo-os por pensamentos mais realistas e construtivos. Isso pode ajudar a mudar a perspectiva sobre as frustrações e promover uma mentalidade mais positiva.

    • Resolução de problemas: A terapia pode fornecer ferramentas para aprimorar as habilidades de resolução de problemas, ajudando a abordar as frustrações de maneira estruturada e eficaz. Aprender a identificar soluções viáveis, definir metas realistas e tomar medidas concretas para superar os obstáculos pode aumentar a sensação de controle sobre a situação.

    • Suporte emocional: O relacionamento terapêutico em si pode ser uma fonte de apoio emocional e encorajamento. Ter um espaço seguro para expressar suas frustrações, medos e preocupações pode aliviar a carga emocional e fornecer suporte durante o processo de lidar com as frustrações.

    Ao investir em sua própria resiliência e bem-estar emocional, você estará fortalecendo sua capacidade de enfrentar as frustrações de forma saudável e construtiva.

    Terapia Individual: A Jornada da Autodescoberta

    Imagem de Freepik

    Como lidar com as frustrações: 



    Em algum momento da vida nos deparamos com obstáculos que impossibilitam a execução de uma tarefa, ou a conclusão de um projeto; nestes casos, a frustração pode ocorrer, dependendo da quantidade de investimento emocional envolvida.





    No primeiro momento, há uma ideação: você planeja algo que poderá lhe agregar algum ganho material e/ou afetivo, e investe seu tempo, dinheiro e emoção para conseguir levar adiante seus anseios.


    A frustração é um estado emocional que ocorre quando uma pessoa é impedida de atingir um objetivo ou desejo.


    Ela pode ser causada por diversos fatores, como obstáculos externos, limitações pessoais, fracasso em alcançar algo, entre outros. A frustração pode levar a sentimentos negativos, como raiva, tristeza, ansiedade e desesperança.


    Diversos psicólogos estudaram a frustração e suas consequências para a saúde mental e emocional das pessoas. Aqui estão alguns exemplos:


    Sigmund Freud: Freud descreveu a frustração como um estado emocional normal que surge quando uma pessoa não consegue satisfazer seus desejos ou impulsos. Ele também enfatizou que a frustração pode ser um fator importante na formação de neuroses e outras condições mentais.


    Albert Ellis: Ellis foi um dos fundadores da terapia cognitiva comportamental e desenvolveu a Teoria da Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC). Ele argumentou que a frustração é causada principalmente pelos pensamentos irracionais das pessoas sobre a realidade e que esses pensamentos podem ser alterados para reduzir os sentimentos negativos.


    Aaron Beck: Beck também é um dos fundadores da terapia cognitiva e é conhecido por seu trabalho em depressão. Ele argumentou que a frustração crônica pode levar à depressão quando uma pessoa experimenta sentimentos negativos por um período prolongado.


    Abraham Maslow: Maslow foi um psicólogo humanista que desenvolveu a hierarquia das necessidades. Ele argumentou que a frustração pode surgir quando uma pessoa é impedida de satisfazer uma de suas necessidades básicas, como segurança ou amor.


    Carl Rogers: Rogers também foi um psicólogo humanista e desenvolveu a terapia centrada no cliente. Ele argumentou que a frustração pode surgir quando uma pessoa não pode expressar sua verdadeira identidade ou não é aceita por outros.


    Em resumo, diversos psicólogos estudaram a frustração e suas consequências para a saúde mental e emocional das pessoas. Eles forneceram teorias e práticas terapêuticas para lidar com a frustração e seus efeitos negativos.



    oga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta

    Obrigada pela leitura. 

    Gostou do artigo? Leia mais no Blog da Psicóloga



    Quero cuidar da minha saúde mental 

    CRP-SP 06-121677



    Perto do Metrô Consolação
    Bela Vista - São Paulo - SP
    Brasil - CEP 01311-931

    Horários de Funcionamento do Consultório

    07:00 - 21:00 (segunda a sexta)
    07:00 - 16:00 (sábados)

    Contato:

    Os agendamentos de consultas psicológicas devem ser feitos pelo site (clique no botão abaixo), ou pelo whatsapp (11) 95091-1931

    ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS




    Obrigada pela visita ao nosso site de Psicologia.


    Se você chegou até aqui, é provável que estava Procurar TerapiaPsicólogo
     em busca de informações sobre diversos tópicos relacionados à psicologia e terapia.


    Abaixo, listamos alguns dos principais links que podem te ajudar a encontrar as informações que procura:

    Esperamos que esses links sejam úteis na sua busca por informações sobre psicologia, terapia e assuntos relacionados.


    Caso tenha alguma pergunta específica ou precise de mais informações, não hesite em entrar em contato conosco. 

    Estamos aqui para ajudar!


    Atualmente a Psicóloga SP, Maristela oferece Tratamentos Psicológicos 

    Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa.

    Quando procurar terapia?

    Geralmente as pessoas procuram terapia quando :
    • Alimentam crenças de desamparo ou desamor;


    • Querem se livrar de alguns sentimentos ruins como:
      • a inveja, 
      • a culpa, 
      • a raiva, 
      • o ciúme;
    • Apresentam formas disfuncionais de pensar e agir
      • pensamentos obsessivos, distorcidos intrusivos ou recorrentes;
      • ideação suicida, 
      • automutilação, 
      • agressividade exagerada.
      • Insônia;
      • oscilação de humor;
      • Compulsão alimentar;

    • Querem lidar melhor com o estresse cotidiano:

    Quando a Psicoterapia Funciona

    Quando a psicoterapia funciona, as pessoas tendem a modificar suas crenças, controlar seus comportamentos e pensar de maneira funcional e serena.


    A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc.

    Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.

    Psicóloga sp. Terapia online. terapia presencial, psicologa consulta, terapia preço sp.

    Postar um comentário

    0 Comentários