Pular para o conteúdo principal

Ser otimista é melhor para a saúde do coração,




Ser otimista é melhor para a saúde do coração, diz estudo

Levantamento com dados de mais de 200 mil pessoas aponta risco 35% menor de ter um infarto ou AVC em quem pensa positivo

Você costuma esperar que coisas boas aconteçam? Se sim, saiba que essa atitude positiva pode diminuir o risco de 
um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). É o que indica um grande estudo recente, feito por especialistas da Universidade Harvard e do Hospital Monte Sinai, ambos nos Estados Unidos.
Os cientistas combinaram o resultado de 15 pesquisas anteriores, que, juntas, somaram 229 391 voluntários, acompanhados por quase 14 anos, em média. Entre os otimistas, o risco de sofrer um evento cardiovascular, como infarto ou derrame, foi 35% menor. Já o de morrer por qualquer causa caiu 14%.
Outros levantamentos já associaram o pessimismo a doenças cardíacas. Mas essa é uma das primeiras análises robustas sobre as evidências disponíveis do efeito do otimismo na incidência de encrencas cardiovasculares.

Por que o otimismo faz bem para a saúde?

Os autores listaram hipóteses no artigo científico. Em investigações anteriores, pessoas que viam o copo meio cheio aderiam mais a três práticas que protegem o peito: praticar exercícios físicos, comer bem e não fumar.
Questões fisiológicas também foram citadas. O pessimismo incitaria a produção de substâncias inflamatórias na circulação, que comprometem a integridade dos vasos sanguíneos. O excesso de pensamentos negativos ainda foi associado com alterações na pressão arterial e na liberação de hormônios do estresse, como o cortisol.
Veja também

Dá para treinar o otimismo?

Primeiro, é preciso entender que essa revisão de estudos possui suas limitações. Cada pesquisa avaliada, por exemplo, incluía grupos distintos — de adolescentes a idosos — e os fatores de risco controlados variavam bastante.
Mesmo assim, o achado é plausível. Em breve, intervenções psicológicas a favor da felicidade poderão fazer parte do tratamento e da prevenção de doenças cardíacas. Sim, os profissionais envolvidos nessa investigação fazem questão de destacar que o pessimismo pode ser reduzido (e o otimismo, incentivado) com medidas como a terapia cognitivo-comportamental e técnicas de psicologia positiva.
Por outro lado, faltam estudos para compreender se o otimismo “treinado” é tão poderoso quanto aparenta ser o “natural”. Enquanto os cientistas trabalham nesses dilemas, que tal praticar por conta própria? Mal não faz. O neurocirurgião Fernando Gomes deu dicas para treinar o cérebro a ser mais otimista neste texto para a SAÚDE.

Popular Posts

Postagens mais visitadas

psicologa sp

● 11 sinais de Ansiedade ● Psicóloga SP

Saiba quais são os 11 sinais de ANSIEDADE. Embora Ansiedade sugira um sentimento ruim, na verdade trata-se de um conjunto de emoções primitivas que têm por finalidade garantir nossa existência. A palavra "Ansiedade" deriva do latim  anxiosus,  e significa "inquieto" A Ansiedade surge sempre de algum incômodo, que se torna preocupação. Esta preocupação ocupa muito da nossa capacidade cognitiva, criando um estado ansioso (ansiedade). Neste estágio, o pensamento pode se tornar paranoide, o que pode colaborar para uma crise de ansiedade generalizada. No entanto, quando estes sentimentos se tornam muito amplos, desproporcionais às circunstâncias, pode indicar um transtorno de ansiedade generalizada. 11 sinais que podem indicam Transtorno de Ansiedade Generalizada 1. Preocupações excessivas; 2. Dificuldade em conciliar\manter o sono e apetite; 3. medos irracionais; 4. tensão muscular; 5. Indigestão, ou problemas gástricos\intestinais; 6. Frio na

Psicóloga Presencial e Online em São Paulo


Você nunca passou na Psicóloga? Se gostaria de passar, fique tranquilo porque é normal que você tenha muitas dúvidas.

Algumas pessoas que nunca passaram por consulta com psicólogos tendem a idealizar a consulta as vezes de forma negativa e isto causa bastante ansiedade.

Relaxe e venha. Traga para a Psicóloga apenas o que achar válido, afinal o momento é seu.

Se você nunca passou na psicóloga e gostaria de passar agende uma consulta psicológica

Existem algumas regras para saber se você precisa ou não de terapia:

Todos precisamos de terapia. Porém não precisa ser a todo momento. Existem situações que é possível atravessar sozinho(a), mas em outras a ajuda emocional oferecida por um psicólogo pode ser muito bem vinda.

  • Quando a ansiedade, o estresse, a depressão, ou a dificuldade de relacionamento estiverem provocando muitos danos emocionais;
  • Quando você estiver perdido em seus pensamentos, sem conseguir achar uma direção, uma resposta para sua vida;
  • Quando o medo estiver maior que a coragem de enfrentar as dificuldades;
  • Quando estiver com vergonha de ser quem você é;
  • Quando a dor da for muito insuportável;
  • Quando seu sono, seu apetite e seu desejo sexual estiver comprometidos;
  • Quando você for vítima de abuso psicológico....
  • Sim, Talvez seja a hora de buscar Terapia.
Leia mais sobre Terapia

Se você busca indicação de bons Psicólogos em SP, convido você a vir conhecer o trabalho.

É por meio do diálogo que construiremos um bom processo psicoterápico. Sendo assim, aguardo seu agendamento de uma sessão de terapia para que você possa conversar sem pressão.

Agende uma consulta

________________________________________

Coloco-me a disposição para esclarecer suas dúvidas pelo Whatsapp (11) 99984-9910, e deixo um convite explícito para que você venha conhecer meu trabalho como Psicóloga em sp, no Consultório da Vila Mariana.

Tratamento depressão e Ansiedade, Problemas de dificuldade de relacionamento, ligue e pergunte qual o valor da consulta com psicólogo. Terapia online ou terapia presencial
COvid-19: Uso de máscara é obrigatório

Seja você mesmo(a).

Onde fica o consultório de psicologia na vila mariana?

Consultório de Psicologia Vila Mariana está situado quase na entrada do Metrô Ana Rosa, o que facilita o acesso para que busca Psicólogos na Vila Mariana, Paraíso, Chácara Klabin, Vila Clementino, Ibirapuera, Aclimação, Liberdade, Vergueiro, Cambuci, Jardim Paulista etc


Psicóloga em SP. Terapia Online e presencial. Terapia crianças adultos e casais. Psicóloga Convênio Bradesco Amil Sulamérica reembolso. Preço acessível. P, Psicologa