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Tratamento para ansiedade







O que é Ansiedade
Embora o termo "ANSIEDADE" sugira algo ruim e destruidor, na verdade trata-se de um conjunto de emoções primitivas que têm por finalidade garantir nossa existência.

Deriva do latim anxiosus, e significa "inquieto"

Portanto, ficar ansioso é ficar inquieto, colocar-se em expectativa, o que é uma condição bastante esperada. É natural que nos tornemos inquietos diante de uma prova, um exame, uma apresentação pública, quando estes eventos não são comuns. Os primeiros encontros amorosos também são situações que deixam a maioria das pessoas em estado de ansiedade. Isto ocorre para que o organismo possa se preparar adequadamente para vivenciar a situação. Pode usar algumas estratégias para reduzir a ansiedade, porém, anulá-la é quase impossível diante destes eventos, afinal, esta inquietude nos torna produtivos.


A ansiedade torna-se inimiga dos indivíduos quando deixa de ser produtiva e torna-se desproporcional às ocorrências: quando não diminui facilmente, mesmo contra todas a vontade.


Neste caso, torna-se disfuncional, ou seja, acaba por atrapalhar, ao invés de ajudar.
Este estado caracteriza-se por pensamentos recorrentes de catástrofe, como se algo muito grave estivesse para acontecer, quando na verdade, o risco nem é tão grande, impedindo o indivíduo a ter uma visão realista da situação.


Por exemplo: alguém ouviu falar que o país está em crise e começa a se preparar para vivenciar situações de miséria, deixando de gastar com coisas necessárias, abrindo mão de atividades prazerosas, por medo de ficar na miséria. Além disso, tende a procurar insistentemente formas de garantir sua sobrevivência, como se a catástrofe já estivesse ocorrendo.


Neste exemplo há uma antecipação imaginária da catástrofe. A estratégia compensatória neste caso, poderia ser um questionamento sobre o pensamento:

  • De onde tirei esta ideia catastrófica?
  • isto já aconteceu antes?
  • se já aconteceu, como a situação foi resolvida?
  • quais os riscos reais que esta situação ocorram?
  • a antecipação vai ajudar-me a resolver esta situação? como?
  • devo viver em função disto?

*Psicologa Bradesco*

Psicologa, Amil, Bradesco, SulaméricaQuando estamos diante de uma ocorrência nova (seja boa ou ruim) é natural que nosso organismo entre em estado de ansiedade, afinal precisamos estar bem alertas para lidar com novidades, e desta forma, nos preparar para que pode dar errado.

O que deixa de ser normal é a ansiedade extrema, que nos impossibilita de agir com calma.


Muitas vezes, a ansiedade surge quando nos colocamos na condição de infalíveis: temos que realizar uma tarefa e não admitimos a possibilidade de falhar.


Em outras circunstâncias a ansiedade surge como efeito colateral do comportamento hipervigilante - ou seja, quando surge aquela compulsão por vigiar alguém ou algo.


Existe a ansiedade normal, e a ansiedade patológica.


A Ansiedade normal é aquela que sentimos diante do novo: uma viagem, uma prova, uma entrevista de emprego, um encontro amoroso.


O que foge do normal é ansiedade que impede a ocorrência, ou seja, aquela que atrapalha a viagem, a prova, a entrevista ou o encontro.


Existe também a ansiedade antecipatória, que leva o indivíduo a buscar diversas soluções para problemas que ainda não ocorreram, e que muitas vezes, nem ocorrerão.
os 11 sinais que indicam que a pessoa sofre de ansiedade patológica são:


  1. Preocupações excessivas;
  2. Dificuldade em conciliar\manter o sono;
  3. medos irracionais;
  4. tensão muscular;
  5. Indigestão, ou problemas gástricos\intestinais;
  6. Frio na barriga;
  7. perfeccionismo;
  8. comportamentos compulsivos;
  9. ataques de pânico;
  10. achar que é o centro das atenções;
  11. dúvidas sobre si mesmo. 
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Em situações de Ansiedade, não é uma boa ideia afastar os pensamentos ansiosos, pura e simplesmente com "pensamentos positivos", pois isto é como jogar "areia" sobre o problema. Ao contrário, devemos conversar com este estado de ansiedade até chegar no ponto de entender o que ela quer dizer. Diminua o ritmo, respire fundo, tente fazer uma coisa de cada vez, sempre conversando com a ansiedade, se apropriando dela, para melhor compreender seu funcionamento diante de situações novas, que surgem o tempo todo. E busque uma psicóloga
Se você se considera uma pessoa ansiosa, acima do normal, busque ajuda psicológica. 


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