![]() |
O Retrato de Doryan Grey -Livro de Oscar Wilde adaptado para o cinema |
Somos constantemente bombardeados por propagandas de "como ter um corpo perfeito", "como perder 15 quilos em uma semana", "como ter um sorriso perfeito", etc..
Tais mensagens parecem trazer em suas entrelinhas outras tantas mensagens, o que leva muitos indivíduos a questionarem se estão dentro dos padrões de beleza.
Vamos pensar sobre isto.
Vamos pensar sobre isto.
De acordo com o dicionário Michaelis beleza é:
be.le.za
Para fins de alinhamento de ideias, utilizarei a definição 6, que me parece mais ampla e menos enviezada.
Beleza é relativa.
Quando pensamos que o que agrada uns pode não agradar a outros, logo, somos levamos a pensar que o conceito de beleza é RELATIVO, ou seja, aquilo que é belo para mim, pode não ser para você, e vice-versa, por isso, o senso comum aponta que: "a beleza está no olho de quem vê.
Na sociedade contemporânea,a confusão é geral: não se sabe mais o que é certo ou errado, o feio se mistura com o belo, o brega com o chique. Isto prova a relatividade do conceito.
Então, se o conceito de beleza é relativo, porque algumas pessoas se esforçam para entrar nos padrões?
Podemos levantar muitas hipóteses: insegurança, medo de rejeição, dificuldade na tomada de decisões, necessidade de aceitação, necessidade de superação, desejo de controlar, de chamar a atenção, etc..
Beleza é diferente de boa aparência
Se Beleza é algo relativo, a boa aparência também o é. Ter uma boa aparência significa parecer saudável, tanto física quanto psicologicamente
Beleza é diferente de boa auto-estima
Quando se coloca a auto estima como sinônimo de "beleza" ou "boa aparência" comete-se um triste reducionismo conceitual.
É possível que um indivíduo totalmente fora dos "padrões de beleza ditado pelas tendências" seja totalmente feliz, tenha saúde e seja emocionalmente equilibrado, ao contrário de outros que se esforçam para atingir a paidéia pós moderna, e não conseguem se encontrar emocionalmente.
Beleza é fundamental?
Para aqueles que responderam "sim" a esta pergunta, sugiro que revejam seus conceitos, pois isto colabora para elevar o grau de exigência das relações, levando ao isolamento e à solidão.
A beleza pode servir de chamariz para novos relacionamentos, mas não é o que sustenta uma relação.É diferente de ter uma boa aparência. A beleza tende a agradar o outro; ter boa aparência agrada a nós mesmos.
Beleza não é condição para felicidade, "sorte no amor" etc.. Colocar a beleza como principal condição de sucesso nos relacionamentos é demonstrar pouco valor a outras qualidades que são fundamentais para uma relação bem sucedida: caráter, bondade, aceitação, comprometimento, autenticidade, etc.
Psicóloga São Paulo SP, psicologa bela vista, psicologa para casal.
Psicóloga São Paulo SP, psicologa bela vista, psicologa para casal.