● Quando a Psicoterapia funciona

Quando a Terapia funciona você começa a peerceber que está diferente, de uma forma boa. Sua vida passa a fluir de maneira mais leve. E você começa a ver luz no fim do túnel.








Quando alguém busca psicoterapia, geralmente o faz por sentir algum desconforto emocional (depressão, ansiedade, medo) e apresentar comportamentos excessivos ou deficitários, como por exemplo: comer demais, dormir pouco, dificuldades de concentração, sudorese, palpitações, etc.
O artigo trata de todas as modalidades: a terapia individual, terapia de grupo, de casal, ou de crianças.

O Resultado da Psicoterapia

Na terapia individual, as pessoas percebem um aumento da assertividade, a redução da depressão, da ansiedade, do estresse. Pouco a pouco recupera a calma,ou aprende a ficar mas calmo;
Na Terapia de casal, há uma tendência ao diálogo e a comunicação melhora consideravelmente, pois as defesas tendem a perder o sentido.


Na Terapia Infantil,as crianças tendem a ficar mais calmas, aprendendo a se posicionar de forma mais assertiva, negociar seus interesses e seu rendimento escolar melhora.
Em tese, a psicoterapia que "funciona" seria aquela que possibilita a remissão destes sintomas.


Abordagens psicológicas 

Existem diversas abordagens psicológicas, como se fossem diversos caminhos para levar a um destino. Todas têm demonstrado eficácia científica, e todas têm evoluído e sofrido modificações ao longo dos anos. Sendo assim, não se pode dizer que a psicoterapia que "funciona" seja esta ou aquela
Novos sentimentos surgem de corações que eram (supostamente) áridos; a coragem parece brotar como flores que nasceram no asfalto; sentimentos inconfessáveis têm passagem livre dentro do consultório de psicoterapia; certezas absolutas dão lugar à dúvidas; e dúvidas dão lugar a novas dúvidas.
Pressupostos, preconceitos e paradigmas construídos ao longo de toda uma existência, vão sendo questionados, e alguns se modificam, enquanto outros somem de vez.
  • Quando a psicoterapia funciona, as pessoas tendem a modificar suas crenças, controlar seus comportamentos e pensar de maneira funcional e questionadora; 





    • Desenvolvem a capacidade de reversibilidade adquirem coragem para enfrentar novos riscos; 

    • Ampliam a capacidade de organização cognitiva e tendem a levar uma vida mais organizada, obedecendo o SEU CONCEITO de organização;

    • Desenvolvem as habilidades sociais e tendem a cultivar relações sociais melhores, pois compreendem o que o outro está sentindo, minimizando as dificuldades de relacionamentos;

    • Não deixam de ter sentimentos ruins,(como inveja, ciúme,raiva e medo) mas compreendem o que eles significam.

    • Autorizam-se a mudar. Dão se ao luxo de mudar de opinião no momento em que bem entender, afinal, estão ampliando seu senso crítico e retirando as máscaras;

    • Respeitam o outro, pois a necessidade de aceitação agora não é "Gênero de primeira necessidade", portanto entendem quando o outro pensa diferente e não se sente ameaçado por isso.

    • Conseguem lidar com as Perdas, abandonos e solidão de forma madura. Na prática isto significa dar-se ao luxo de sentir saudade, de chorar e expressar seu sofrimento da forma que achar adequada, pois compreende que todo sofrimento um dia chega ao fim. Mas enquanto o fim não chega, ele não deve ser ignorado.


    • Entende que há uma explicação para tudo, mas não se importa se não descobrir qual é a verdadeira. 

    • Supera-se a dependência afetiva, pois aprendeu que não devemos nos anular por amor; na verdade, o afeto serve para construir, para dar qualidade às relações e não para escravizar.

    • Aprendem que o verdadeiro perdão é aquele que proporciona a serenidade, não o esquecimento.
    Portanto, a psicoterapia que funciona não é milagrosa; é fruto de muita reflexão tanto da parte do terapeuta, quanto do paciente.
    Mesmo seguindo este caminho, minha experiência clínica se renova a cada dia, pois não existem duas demandas iguais. Cada pessoa é única e especial.



Com a Terapia Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo

Psicóloga Presencial e Online em São Paulo



Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 

Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior*

A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. 

Entenda como funciona uma sessão de terapia.



Acolhimento Humanizado

Agende a 1a sessão com a Psicóloga SP

Bem vindo(a). 


Se chegou até aqui, certamente busca o começo do processo de reforma interior, rumo à evolução emocional que permitirá levar a vida de forma mais leve e saudável

       





Postagens recentes