O que é a vergonha?

"Viver, e não ter a vergonha de ser feliz" (Gonzaguinha)

Embora seja um sentimento pouco abordado dentro da psicologia, a vergonha é um tema que permeia muitos comportamentos e exige uma reflexão.



O que é a vergonha?


De acordo com alguns teóricos, o sentimento de vergonha pode ser entendido como o sentimento de inadequação perante pares. Explicando: A vergonha surge quando:

Psicóloga Sulamérica,Psicóloga SP, PSICÓLOGA Saúde Bradesco, Psicóloga Amil, psicologia online,

  • O indivíduo teve uma frustração pública; ou quando foi humilhado na frente de outros; ou quando é exposto a alguma situação considerada vexatória.
Existem muitos tipos de vergonha. Algumas normais, outras patológicas.

Normal

Podemos citar como normais aquelas que "tiramos de letra" e conseguimos rir no momento em que ocorre. Aliás, a capacidade de rir de si mesmo é algo extremamente saudável, uma vez que põe o indivíduo em contato com seus sentimentos, legitimando seus comportamentos "inadequados". 


Por exemplo. suponhamos que você esqueceu a carteira e não tem como pagar a conta do restaurante; é uma situação constrangedora, mas exige uma tomada de decisão rápida. 

Você pode chamar o garçom e explicar  a ele a situação propondo um acordo

Patológico

(Patológico = aquilo que faz mal para o indivíduo e/ou para o meio que o cerca; que modifica comportamentos, sentimentos e atitudes causando estresse para si ou para outrem)

As vergonhas patológicas são aquelas que só existem na cabeça de quem as tem.
Podemos tomar o caso do indivíduo que tem vergonha de sua condição social, de sua origem, de sua etnia, de seus pais, de seus filhos, etc.

A patologia aqui não é somente sentir a vergonha, mas sobretudo a forma como este sentimento é manejado, por exemplo: pedir para seus pais te esperarem na esquina da faculdade, por sentir vergonha deles, sem que eles mereçam este tipo de atitude. (Infelizmente isto acontece!!).

psicologia,  clinica de psicologia em sp,  clinica de psicologia em Vila Mariana,  clinica de psicologia infantil,  clinica de psicologia sp,  clinica de psicologia vila mariana,  clinica de psicopedagogia,  clinica de psicoterapia,  clinica em sp como arrumar um namorado,  clinica para depressão,  clinica para depressão ,  clínica psicologia,  clinica psicologia infantil,  clinica psicologia sp,  clínica psicológica,  clinica psicoterapia,  clínicas de psicologia,  clinicas de psicologia em sp,  clinicas de psicopedagogia,  clinicas de psicoterapia,  clínicas psicologia,  clinicas psicologia sp,  clínicas psicológicas,  clinicas psicologicas em sp,  Coaching,  cognitiva comportamental,  cognitivo comportamental,  como encontrar um amor,  como funciona o reembolso da sulamerica,  como lidar com a culpa,  como lidar com a frustração no trabalho,  como manter relacionamento,  como manter um relacionamento,  como manter um relacionamento feliz,  Como saber se ele é apaixonado,  como superar traição ,  como tratar a ansiedade,  como tratar anciedade,  como tratar ansiedade,  como tratar o medo,  Existem casos em que o individuo não se dá conta que tem este sentimento patológico, e só se dá conta que algo de errado está acontecendo porque começa a se sentir triste, deprimido, ansioso. 


A dificuldade que leva à vergonha


Esta dificuldade de aceitação (de si e/ou dos outros) está relacionada à história de vida de cada um, e sobre o que introjetou como princípios básicos de convivência, bem como o que apreendeu a valorizar.

Na terapia cogntivo-comportamental, costumamos promover as modificações de crenças centrais com ótimos resultados, pois esta abordagem possibilita que o indivíduo entre em contato com seus sentimentos, aprendendo a manja-los corretamente, de forma a minimizar o sofrimento para si e/ ou para o meio.



































































 Terapia Presencial ou Online - Psicóloga Credenciada do CRP-SP para realizar terapia online


Saiba o que acontece Quando a terapia funciona






Psicologa Clínica, na Vila Mariana, zona sul sp.
Terapia Online e presencial.
Acolhimento humanizado

Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa
Em frente ao McDonalds

Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa.



Agende uma consulta Gratuita psicológica clicando aqui

 (presencial ou online)
Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas. 
 Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a).
E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte.  
Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir, o pensamento fica disfuncional e os sentimentos tendem a ficar cada vez mais confusos.


Geralmente as pessoas procuram terapia quando:

Apresentam problemas de relacionamento
Apresentam problemas de autoestima, autoimagem ou autoaceitação
Apresentam sinais e sintomas de transtornos mentais
Apresentam formas disfuncionais de pensar e agir
Buscam uma reforma íntima:
Apresentam problemas de estresse no trabalho
Precisam aprender novas habilidades sociais
Se você busca *Psicólogos de preço acessível*, saiba que eu disponibilizo atendimento acessível em alguns dias. Entre em contato para conhecer as condições.

O psicólogo hoje tem uma função mais ativa na sociedade. É um profissional que oferece ajuda emocional, afetiva e racional; que ajuda as pessoas a entenderem seus medos, suas raivas, seu stress cotidiano; que ensina a expressar sentimentos como amor, raiva, indignação; que ampara na hora da dor; que motiva; que mostra ao outro suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.
Pode ser que alguns textos da minha autoria lhe interessem:





terapia cognitiva comportamental zona sul,
consulta com bons psicólogos em SP,
psicólogos da zona sul de sp,
psicólogos Amil,
psicólogos Bradesco sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP,
psicólogos Sulamérica,
Psicóloga Online,
Psicóloga e terapia infantil,
Psicóloga sp,
Psicóloga vila mariana,
Psicólogo sp,
Psicóloga paraiso,
Terapia de casal,
Atendimento Via WhatsApp,
Atendimento social em psicologia
terapia cognitiva comportamental zona sul,
psicólogos Amil,
psicólogos Bradesco sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP,
psicólogos Sulamérica,
Psicóloga Online,
Psicóloga e terapia infantil,
Psicóloga sp,
Psicóloga vila mariana,
Psicólogo sp,
Psicóloga paraiso,
Terapia de casal,
Atendimento Via WhatsApp,
Atendimento social em psicologia
terapia cognitiva comportamental zona sul,







           


psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo,  whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal,  consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde BradescoPsicóloga Amil,  psicólogo SP, Psicologa sp, Psicóloga Vila Mariana, São Paulo, SP. Psicóloga Bradesco, Amil, Sulamérica, Psicologa Amil sp, Psicologo Amil sp, psicóloga Amil,psicólogo Amil,reembolso,Psicologa bradesco sp,Psicologo bradesco sp,psicóloga saúde bradesco sp,psicólogo saúde bradesco sp,Psicologa bradesco,Psicologa bradesco psicóloga bradesco saúde sp,psicólogo bradesco saúde sp,reembolso,
ajuda emocional, ajuda psicológica,allianz convenio, amil agendamento psicólogo, amil consulta psicóloga, amil consulta psicólogo, amil psicóloga, amil psicologa sp, amil psicólogas, amil psicologia, amil psicologia sp, amil psicólogo, amil psicologo sp, amil psicólogos, amil reembolso, amil reembolso acompanhamento, amil reembolso consulta, amil reembolso psicologa, amil reembolso psicoterapia, amor a psicologia, amor doente, amor e psicologia, amor na psicologia, amor não correspondido psicologia, amor para psicologia, amor pela psicologia, amor por psicologia, amor psicóloga, amor psicologia, amor psicologia comportamental, amor psicólogo, ansiedade cronica como tratar, ansiedade depressão e estresse, apego psicologia, as pessoas somem da nossa vida, atendimento amil sp, atendimento psicologico amil sp, atendimento psicológico gratuito sp, auto aceitação psicologia, auto estima psicologia, autoestima psicologia, bradesco psicóloga, bradesco psicólogo, bradesco reembolso consulta, bradesco reembolso psicóloga, bradesco reembolso psicólogo, bradesco saude , bradesco saude cobre psicóloga, bradesco saude cobre psicólogo, bradesco saude psicóloga, bradesco saude psicologa sp, bradesco saude psicólogas, bradesco saude psicologas credenciados,, bradesco saúde psicologia, bradesco saude psicologo sp, bradesco saude psicólogos, bradesco saude psicologos credenciados, bradesco saude reembolso psicóloga, bradesco saude reembolso psicólogo, bradesco saude reembolso psicoterapia, bradesco saude reembolso tabela, carencia afetiva, carencia afetiva infantil, carencia afetiva no casamento, carencia afetiva psicologia, carencia afetiva tratamento, carencia infantil, carencia psicologia, choque de realidade psicologia, cirurgia bariatrica pelo convenio bradesco, clinica de psicologia vila mariana, clinica para depressão, como funciona o reembolso da sulamerica, como lidar com a culpa, como lidar com a frustração no trabalho, como manter relacionamento, como manter um relacionamento feliz, como tratar a ansiedade, como tratar ansiedade, consulta com psicóloga, consulta com psicologa como funciona, consulta com psicologa preço, consulta com psicólogo, consulta com psicologo como funciona, consulta com psicologo preço, consulta psicologica , consulta psicológica, consulta psicólogo, consultar psicólogo, consultorio psicológico, convenio allianz, convenio amil, convenio amil psicóloga, convenio amil psicólogo, convênio bradesco, convenio bradesco guia medico, convenio bradesco marcar consulta, convenio bradesco marcar consulta com psicóloga, convenio bradesco psicóloga, convênio bradesco valor, convenio bradesco valores, convenio psicóloga, convenio psicologia, convenio psicólogo, convenio sulamerica marcar consulta, convenio sulamerica marcar consulta, convenio sulamerica preço, convenio sulamerica valores, convenios psicologia, convenios psicologia, convenios sulamerica, conversa com psicologa , conversa com psicóloga, dependência afetiva, dependência afetiva psicologia, desejo de ser aceito, Psicologa Amil sp, Psicologo Amil sp, psicóloga Amil,psicólogo Amil,reembolso,Psicologa bradesco sp,Psicologo bradesco sp,psicóloga saúde bradesco sp,psicólogo saúde bradesco sp,Psicologa bradesco,Psicologa bradescopsicóloga bradesco saúde sp,psicólogo bradesco saúde sp,reembolso,Psicologa Sulamerica sp,Psicologo Sulamerica sp,psicóloga saúde Sulamerica sp,psicólogo saúde Sulamerica sp,Psicologa Sulamerica,Psicologa Sulamerica,psicóloga Sulamerica saúde sp,psicólogo Sulamerica saúde sp,Psicologa Sul america sp,Psicologo Sul america sp,psicóloga saúde Sul america sp,psicólogo saúde Sul america sp,Psicologa Sul america,Psicologa Sul america,psicóloga Sul america saúde sp,psicólogo Sul america saúde sp,Psicologa convenio Sulamerica sp,Psicologo convenio Sulamerica sp,psicóloga  convenio saúde Sulamerica sp,psicólogo  convenio  saúde Sulamerica sp,Psicologa convenio  Sulamerica,psicóloga  convenio Sulamerica saúde sp,psicólogo  convenio Sulamerica saúde sp,reembolso,Psicologa Golden cross sp,Psicologo Golden cross sp,psicóloga Golden cross  psicólogo Golden crossreembolso,Psicologa allianz sp,Psicologo allianz sp,psicóloga allianz  psicólogo allianzreembolso,Psicoterapia Amil sp,Psicoterapia Amil,reembolso,Psicoterapia allianz sp,Psicoterapia allianz,  reembolso,Psicoterapia Golden cross sp,Psicoterapia Golden cross,  reembolso, Psicoterapia Sulamerica sp,Psicoterapia saúde Sulamerica sp,Psicoterapia Sulamerica,Psicoterapia Sul america, spPsicoterapia Sul america,Psicologa Amil sp,Psicologo Amil sp,psicóloga Amilpsicólogo Amil,reembolso,Terapia de casal bradesco sp,Terapia de casal bradesco sp,Terapia de casal saúde bradesco sp,Terapia de casal saúde bradesco sp,Terapia de casal bradesco,Terapia de casal bradescoTerapia de casal bradesco saúde sp,Terapia de casal bradesco saúde sp,reembolso,Terapia de casal Sulamerica sp,Terapia de casal Sulamerica sp,Terapia de casal saúde Sulamerica sp,Terapia de casal saúde Sulamerica sp,Terapia de casal Sulamerica,Terapia de casal Sulamerica,Terapia de casal Sulamerica saúde sp,Terapia de casal Sulamerica saúde sp,Terapia de casal Sul america sp,Terapia de casal Sul america sp,Terapia de casal saúde Sul america sp,Terapia de casal saúde Sul america sp,Terapia de casal Sul america,Terapia de casal Sul america,Terapia de casal Sul america saúde sp,Terapia de casal Sul america saúde sp,Terapia de casal convenio Sulamerica sp,Terapia de casal convenio Sulamerica sp,Terapia de casal  convenio saúde Sulamerica sp,Terapia de casal  convenio  saúde Sulamerica sp,Terapia de casal convenio  Sulamerica,Terapia de casal convenio Sulamerica,Terapia de casal  convenio Sulamerica saúde sp,Terapia de casal  convenio Sulamerica saúde sp,reembolso,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross  Terapia de casal Golden crossreembolso,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz  Terapia de casal allianzreembolso,Terapia de casal Amil sp,Terapia de casal Amil,reembolso,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz,  reembolso,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross,  reembolso,primeira consulta grátis, Terapia de casal Sulamerica sp, Terapia de casal saúde Sulamerica sp, Terapia de casal Sulamerica, Terapia de casal Sul america, sp Terapia de casal Sul america, Reembolso, primeira consulta grátis, vila mariana, Psicoterapia Amil sp,Psicoterapia Amil,reembolso,Psicoterapia allianz sp,Psicoterapia allianz,  reembolso,Psicoterapia Golden cross sp,Psicoterapia Golden cross, reembolso, psicologa online- psicologa sp - psicologa bradesco amil sulamerica, Psicologa Sulamerica sp,Psicologo Sulamerica sp,psicóloga saúde Sulamerica sp,psicólogo saúde Sulamerica sp,Psicologa Sulamerica,Psicologa Sulamerica,psicóloga Sulamerica saúde sp,psicólogo Sulamerica saúde sp,Psicologa Sul america sp, Psicologa Golden cross sp,Psicologo Golden cross sp,psicóloga Golden cross  psicólogo Golden cross reembolso,Psicologa allianz sp,Psicologo allianz sp,psicóloga allianz  psicólogo allianz reembolso,


Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento ❖Psicologa SP

Psicóloga que atende convênio Bradesco

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

Psicóloga por Whatsapp: sempre com você

Como lidar com o rompimento de uma relação afetiva

Mecanismos de defesa nas relações afetivas

Será que você é amado (a) de verdade?

A necessidade de aceitação na Psicologia

05 fases do luto afetivo

Relações afetivas adoecidas: como lidar com relacionamentos difíceis.

Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento ❖Psicologa SP

Psicóloga que atende convênio Bradesco

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

Psicóloga por Whatsapp: sempre com você

Como lidar com o rompimento de uma relação afetiva

Mecanismos de defesa nas relações afetivas

Será que você é amado (a) de verdade?

A necessidade de aceitação na Psicologia

05 fases do luto afetivo

Relações afetivas adoecidas: como lidar com relacionamentos difíceis.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Você precisa de terapia?


Existem algumas regras para saber se você precisa ou não de terapia:

Todos precisamos de terapia. Porém não precisa ser a todo momento. Existem situações que é possível atravessar sozinho(a), mas em outras a ajuda emocional oferecida por um psicólogo pode ser muito bem vinda.

  • Quando a ansiedade, o estresse, a depressão, ou a dificuldade de relacionamento estiverem provocando muitos danos emocionais;
  • Quando você estiver perdido em seus pensamentos, sem conseguir achar uma direção, uma resposta para sua vida;
  • Quando o medo estiver maior que a coragem de enfrentar as dificuldades;
  • Quando estiver com vergonha de ser quem você é;
  • Quando a dor da for muito insuportável;
  • Quando seu sono, seu apetite e seu desejo sexual estiver comprometidos;
  • Quando você for vítima de abuso psicológico....
  • Sim, Talvez seja a hora de buscar Terapia.
Leia mais sobre Terapia




Nunca Passou na Psicóloga?

Você nunca passou na Psicóloga? Se gostaria de passar, fique tranquilo porque é normal que você tenha muitas dúvidas.

Algumas pessoas que nunca passaram por consulta com psicólogos tendem a idealizar a consulta as vezes de forma negativa e isto causa bastante ansiedade.
Relaxe e venha. Traga para a Psicóloga apenas o que achar válido, afinal o momento é seu. O Psicólogo é um ego auxiliar, alguém que vai te ajudar a pensar nas questões da tua vida.
A primeira Consulta psicológica dura de 30 a 50 minutos, tempo que o paciente tem para expor seus pensamentos, suas dúvidas, seus anseios, suas dores, etc.

Se você nunca passou na psicóloga e gostaria de passar agende uma consulta psicológica gratuita