O que é a vergonha? *

"Viver, e não ter a vergonha de ser feliz" (Gonzaguinha)

Embora seja um sentimento pouco abordado dentro da psicologia, a vergonha é um tema que permeia muitos comportamentos e exige uma reflexão.



O que é a vergonha?


De acordo com alguns teóricos, o sentimento de vergonha pode ser entendido como o sentimento de inadequação perante pares. Explicando: A vergonha surge quando:

Psicóloga Sulamérica,Psicóloga SP, PSICÓLOGA Saúde Bradesco, Psicóloga Amil, psicologia online,

  • O indivíduo teve uma frustração pública; ou quando foi humilhado na frente de outros; ou quando é exposto a alguma situação considerada vexatória.
Existem muitos tipos de vergonha. Algumas normais, outras patológicas.

Normal

Podemos citar como normais aquelas que "tiramos de letra" e conseguimos rir no momento em que ocorre. Aliás, a capacidade de rir de si mesmo é algo extremamente saudável, uma vez que põe o indivíduo em contato com seus sentimentos, legitimando seus comportamentos "inadequados". 


Por exemplo. suponhamos que você esqueceu a carteira e não tem como pagar a conta do restaurante; é uma situação constrangedora, mas exige uma tomada de decisão rápida. 

Você pode chamar o garçom e explicar  a ele a situação propondo um acordo

Patológico

(Patológico = aquilo que faz mal para o indivíduo e/ou para o meio que o cerca; que modifica comportamentos, sentimentos e atitudes causando estresse para si ou para outrem)

As vergonhas patológicas são aquelas que só existem na cabeça de quem as tem.
Podemos tomar o caso do indivíduo que tem vergonha de sua condição social, de sua origem, de sua etnia, de seus pais, de seus filhos, etc.

A patologia aqui não é somente sentir a vergonha, mas sobretudo a forma como este sentimento é manejado, por exemplo: pedir para seus pais te esperarem na esquina da faculdade, por sentir vergonha deles, sem que eles mereçam este tipo de atitude. (Infelizmente isto acontece!!).

psicologia,  clinica de psicologia em sp,  clinica de psicologia em Vila Mariana,  clinica de psicologia infantil,  clinica de psicologia sp,  clinica de psicologia vila mariana,  clinica de psicopedagogia,  clinica de psicoterapia,  clinica em sp como arrumar um namorado,  clinica para depressão,  clinica para depressão ,  clínica psicologia,  clinica psicologia infantil,  clinica psicologia sp,  clínica psicológica,  clinica psicoterapia,  clínicas de psicologia,  clinicas de psicologia em sp,  clinicas de psicopedagogia,  clinicas de psicoterapia,  clínicas psicologia,  clinicas psicologia sp,  clínicas psicológicas,  clinicas psicologicas em sp,  Coaching,  cognitiva comportamental,  cognitivo comportamental,  como encontrar um amor,  como funciona o reembolso da sulamerica,  como lidar com a culpa,  como lidar com a frustração no trabalho,  como manter relacionamento,  como manter um relacionamento,  como manter um relacionamento feliz,  Como saber se ele é apaixonado,  como superar traição ,  como tratar a ansiedade,  como tratar anciedade,  como tratar ansiedade,  como tratar o medo,Existem casos em que o individuo não se dá conta que tem este sentimento patológico, e só se dá conta que algo de errado está acontecendo porque começa a se sentir triste, deprimido, ansioso. 


A dificuldade que leva à vergonha


Esta dificuldade de aceitação (de si e/ou dos outros) está relacionada à história de vida de cada um, e sobre o que introjetou como princípios básicos de convivência, bem como o que apreendeu a valorizar.

Na terapia cogntivo-comportamental, costumamos promover as modificações de crenças centrais com ótimos resultados, pois esta abordagem possibilita que o indivíduo entre em contato com seus sentimentos, aprendendo a manja-los corretamente, de forma a minimizar o sofrimento para si e/ ou para o meio.










Com a Terapia Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo

Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a).

E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte.  Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir, o pensamento fica disfuncional e os sentimentos tendem a ficar cada vez mais confusos. 

Psicóloga Presencial e Online em São Paulo


◈ Se chegou aqui, certamente busca uma  PSICOLOGA, PSICOLOGO, psicoterapia, terapia online ou presencial ou tratamento para sua ansiedade, depressão, estresse ou dificuldade de relacionamento, terapia de casal, terapia infantil



Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar a compreender e superar estas fases.

Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior*



◈ Estou a disposição para atender sua queixa e acolher suas demandas A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como DepressãoAnsiedade (TAG),  estress, Transtorno do Estresse pós traumático 

◈ 
∭ 

Psicóloga São Paulo SP. 

AGENDE AQUI SUA SESSÃO DE TERAPIA ONLINE OU PRESENCIAL 

Terapia Infantil | Terapia de Casal | Terapia Individual

Acolhimento humanizado Psicoterapia Acessível

Terapia Online Por Whatsapp Ou Presencial




Entenda como funciona uma sessão de terapia.




Consultório Psicologia clínica Vila Mariana: endereço 
região da  Chácara Klabin,  Paraíso, Vergueiro e da Paulista.

Psicóloga Bradesco Amil Sulamérica por  Reembolso.

Quanto custa uma sessão de terapia em São Paulo?

Buscando psicólogos Gratuitos?
Clique aqui e saiba onde encontrar Psicólogos Gratuitos.

Quer agendar uma sessão de terapia?


Informações sobre atendimento Psicológico por meio de Plano de Saúde
(Psicologa Bradesco Saúde, Amil, Sulamérica, Intermédica Notredame POR REEMBOLSO)



Para você quer faz Psicoterapia, ou ainda não começou e não sabe exatamente o que esperar do psicólogo, aqui vão algumas dicas. O Psicólogo é um profissional que vai te acolher com brandura, sem julgamento.


O que é um atendimento psicológico? Quais os tipos de atendimentos psicológicos que existem? Saiba mais


Saiba de que forma a psicoterapia pode te ajudar: Favorecendo o autoconhecimento; diminuindo a ansiedade, controlando e tratando os sintomas da depressão



O valor cobrado por uma sessão de Psicoterapia em São Paulo, é uma média do preço praticado na cidade de São Paulo, mais precisamente, na zona sul de sp.
Os preços são fracionados de acordo com a duração de cada sessão, para que todos as pessoas tenham acesso aos atendimentos



Pessoas que amam demais precisam fazer terapia para que aprendam a amar de maneira menos dolorosa e mais feliz; a Psicoterapia pode ajudar pessoas com quadro de dependência afetiva a se amarem mais e em primeiro lugar.




A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso.



Terapia para que os casais possam compreender melhor a si mesmos, buscando a compreensão do relacionamento e resgatando os motivos que os uniram.



Psicologa Online: faça terapia pela internet a qualquer hora, em qualquer lugar. 
Fazer terapia é sempre muito bom.
Resgata o bem estar, promove a paz interior e ajuda a deixar a vida mais leve.

❖Tratamento psicológicos

Transtorno de Humor
Ansiedade
Ansiedade crônica, Ansiedade generalizada, transtorno do estresse, estresse pós-traumático transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Fobias
Fobias em geral, síndrome do pânico.

Relacionamentos

Vícios
Compulsões por comida, trabalho, compras e outras. Vício em celular, FOMO e dependência química.

Problemas de Sono
Insônia e Hipersonia não-orgânica.


Desenvolvimento pessoal
Necessidade de aceitação, Baixa autoestima, desmotivação, estresse, dificuldade em tomar decisões, sentimento crônico de vazio, pensamentos obsessivos, ideação suicida, comportamento de automutilação, dificuldade de se expressar, insegurança, indecisão, auto cobrança excessiva e instabilidade emocional.

Sentimentos
Lidar com sentimento de culpaSentimentos reprimidos, Dificuldade de demonstrar afeto, Carência afetiva, Dependência emocional e afetiva,

Trabalho e Carreira
Estresse   Dificuldades de relacionamento no trabalho, desenvolvimento e/ou escolha da carreira, problemas no trabalho, 

Estudos
Dificuldade de aprendizagem, TDAH

Postagens recentes