Amor: significado

Amor: significado




O amor é um micromomento de emoção compartilhada entre dois seres; é aquele calor gostoso que sentimos durante uma troca de olhar, um aperto de mãos, um roçar de rosto, um beijo, um abraço apertado. Impossível traduzir tal emoção em palavras, pois o poder delas supera qualquer conceituação teórica.




No entanto, alguns estudos buscam uma explicação científica para compreender este fenômeno.







Paixão
Intimidade
Compromisso
Desejo passageiro
X


Amizade

X

Companheirismo

X
X
Amor vazio


X
Amor romântico
X
X

Paixão fugaz
X

X
Amor consumado
X
X
X
Inexistência de amor




O que é amor pra você? O que você entende por amor será equivalente ao que os outros entendem?

Enquanto para uns é um sentimento “doce e sublime”, para outros é um tormento, uma obsessão, uma doença. 


Sem ter a pretensão de esgotar este assunto que é amplo, os próximos parágrafos são apenas um exercício de compreensão sobre o tema

O amor romântico é uma construção sócio-histórica, pois nas sociedades antigas as relações entre pares não eram baseadas na paixão, mas em práticas relacionadas à sobrevivência. O amor romântico teve suas origens no século XII e
Caracterizava-se como amar o amor mesmo que para isso fosse preciso sofrer até a morte. O sentimento amoroso torna-se uma crença, que se mantém viva na busca da felicidade plena, a exaltação do bem estar que possibilita a vida e perpetua o mito do amor. (CUNHA, 2008)

Os contos de fada, as novelas, os filmes, os livros de romance e os realittys shows também colaboram para a manutenção deste mito, afinal:
Os mitos revivem os sentimentos, a imaginação coletiva da humanidade, e, acima de tudo, as imagens suscitadas pelo emprego do mito, serão o caminho perfeito para a captação do público leitor sedento de novidades e de stentido para as agruras do cotidiano. Neste momento, o mito deixa de ser apenas história [...], para se tornar uma forma de pensar e de conscientizar. (CUNHA, 2008)

A nossa literatura esta recheada de histórias tórridas de amores impossíveis ora com finais felizes, ora infelizes. Pode-se tomar como exemplo alguns romances da literatura brasileira, onde os conflitos de interesses, as lutas de classes dificultavam a união dos pares amorosos.  (CUNHA, 2008)

O amor é entendido na teoria de Stenberg (1986) como a variação em função da extensão três elementos básicos: a paixão, a intimidade e o compromisso. As variações possibilitam oito formas diferentes de amar.


Vamos analisar os três elementos separadamente:

Paixão - O amor difere da paixão, especialmente no que se refere à forma como é sentido. A paixão é um conjunto de reações emocionais, de ordem biológica que é desencadeada de acordo com Fabichak (2010):

O sistema de atração [...] possui três características básicas: sentimentos de felicidades sobre o ser amado; pensamentos intrusivos, ou seja, pensamentos repetitivos sobre o amado [...] e um desejo ardente pela união emocional com o parceiro (p. 47).

Intimidade – Implica em partilhar ocorrências boas e ruins, uma vez que envolve a confiança na pessoa amada. Aliás, um dos aspectos que torna esta pessoa tão desejada é o fato de que ela não se mostra ameaçadora, portanto confiável (Observe que este conceito de confiabilidade varia de pessoa para pessoa). Se a pessoa é confiável, significa que você poderá contar com ela em diversos momentos. 

A intimidade é diferente da confluência, pois é possível manter uma relação de intimidade com alguém sem fundir-se a ela, mantendo a individualidade.

Compromisso – é o engajamento na relação que pressupõe levá-la adiante (até onde for possível), buscando a superação de adversidades.

E pra você... o que é o amor?


De acordo com Lee, as pessoas podem variar de um estilo para o outro segundo suas experiências da vida. O autor afirma, entretanto, que é importante avaliar qual o estilo preferencial do indivíduo em determinado momento, seja para autoconhecimento, seja para reconhecer o estilo de amor do parceiro, seja para procurar um parceiro com um estilo de amor mais adequado ao seu. Lee, em seu trabalho, procurou conhecer as diferentes maneiras de amar, mas deixou brechas para que a sua teoria fosse aprimorada, expandida e testada empiricamente.


CUNHA, Maria de Lourdes da Conceição. Romantismo: o mito do amor impossível. 2008. [

DICIONÁRIO Aurélio. Amor. [Online]. Disponível em http://www.dicionariodoaurelio.com/Amor.html. Acesso em 23 de junho de 2013.

FABICHACK, Cibele. Amor, Sexo, endorfinas e bobagens. São Paulo, 2010.

FROMM, Erich. A arte de amar. São Paulo. Martins Fontes. 1971

MARTINS-SILVA, Priscilla de Oliveira; TRINDADE, Zeidi Araujo  and  SILVA JUNIOR, Annor da. Teorias sobre o amor no campo da Psicologia Social. Psicol. cienc. prof. [online]. 2013, vol.33, n.1 [cited  2020-05-27], pp.16-31. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100003&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1414-9893.  https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000100003.

SOUZA, Tuhany Barbosa. Amor Romântico. Monografia de Conclusão de curso. UNICEUB, 2007.
























 Terapia Presencial ou Online - Psicóloga Credenciada do CRP-SP para realizar terapia online


Saiba o que acontece Quando a terapia funciona







Psicologa Clínica, na Vila Mariana, zona sul sp.
Terapia Online e presencial.
Acolhimento humanizado

Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa
Em frente ao McDonalds

Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa.



Agende uma consulta Gratuita psicológica clicando aqui

 (presencial ou online)
Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas. 
 Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a).
E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte.  
Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir, o pensamento fica disfuncional e os sentimentos tendem a ficar cada vez mais confusos.


Geralmente as pessoas procuram terapia quando:

Apresentam problemas de relacionamento
Apresentam problemas de autoestima, autoimagem ou autoaceitação
Apresentam sinais e sintomas de transtornos mentais
Apresentam formas disfuncionais de pensar e agir
Buscam uma reforma íntima:
Apresentam problemas de estresse no trabalho
Precisam aprender novas habilidades sociais
Se você busca *Psicólogos de preço acessível*, saiba que eu disponibilizo atendimento acessível em alguns dias. Entre em contato para conhecer as condições.

O psicólogo hoje tem uma função mais ativa na sociedade. É um profissional que oferece ajuda emocional, afetiva e racional; que ajuda as pessoas a entenderem seus medos, suas raivas, seu stress cotidiano; que ensina a expressar sentimentos como amor, raiva, indignação; que ampara na hora da dor; que motiva; que mostra ao outro suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.
Pode ser que alguns textos da minha autoria lhe interessem:





terapia cognitiva comportamental zona sul,
consulta com bons psicólogos em SP,
psicólogos da zona sul de sp,
psicólogos Amil,
psicólogos Bradesco sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP,
psicólogos Sulamérica,
Psicóloga Online,
Psicóloga e terapia infantil,
Psicóloga sp,
Psicóloga vila mariana,
Psicólogo sp,
Psicóloga paraiso,
Terapia de casal,
Atendimento Via WhatsApp,
Atendimento social em psicologia
terapia cognitiva comportamental zona sul,
psicólogos Amil,
psicólogos Bradesco sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP,
psicólogos Sulamérica,
Psicóloga Online,
Psicóloga e terapia infantil,
Psicóloga sp,
Psicóloga vila mariana,
Psicólogo sp,
Psicóloga paraiso,
Terapia de casal,
Atendimento Via WhatsApp,
Atendimento social em psicologia
terapia cognitiva comportamental zona sul,







           


psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo,  whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal,  consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde BradescoPsicóloga Amil,  psicólogo SP, Psicologa sp, Psicóloga Vila Mariana, São Paulo, SP. Psicóloga Bradesco, Amil, Sulamérica, Psicologa Amil sp, Psicologo Amil sp, psicóloga Amil,psicólogo Amil,reembolso,Psicologa bradesco sp,Psicologo bradesco sp,psicóloga saúde bradesco sp,psicólogo saúde bradesco sp,Psicologa bradesco,Psicologa bradesco psicóloga bradesco saúde sp,psicólogo bradesco saúde sp,reembolso,
ajuda emocional, ajuda psicológica,allianz convenio, amil agendamento psicólogo, amil consulta psicóloga, amil consulta psicólogo, amil psicóloga, amil psicologa sp, amil psicólogas, amil psicologia, amil psicologia sp, amil psicólogo, amil psicologo sp, amil psicólogos, amil reembolso, amil reembolso acompanhamento, amil reembolso consulta, amil reembolso psicologa, amil reembolso psicoterapia, amor a psicologia, amor doente, amor e psicologia, amor na psicologia, amor não correspondido psicologia, amor para psicologia, amor pela psicologia, amor por psicologia, amor psicóloga, amor psicologia, amor psicologia comportamental, amor psicólogo, ansiedade cronica como tratar, ansiedade depressão e estresse, apego psicologia, as pessoas somem da nossa vida, atendimento amil sp, atendimento psicologico amil sp, atendimento psicológico gratuito sp, auto aceitação psicologia, auto estima psicologia, autoestima psicologia, bradesco psicóloga, bradesco psicólogo, bradesco reembolso consulta, bradesco reembolso psicóloga, bradesco reembolso psicólogo, bradesco saude , bradesco saude cobre psicóloga, bradesco saude cobre psicólogo, bradesco saude psicóloga, bradesco saude psicologa sp, bradesco saude psicólogas, bradesco saude psicologas credenciados,, bradesco saúde psicologia, bradesco saude psicologo sp, bradesco saude psicólogos, bradesco saude psicologos credenciados, bradesco saude reembolso psicóloga, bradesco saude reembolso psicólogo, bradesco saude reembolso psicoterapia, bradesco saude reembolso tabela, carencia afetiva, carencia afetiva infantil, carencia afetiva no casamento, carencia afetiva psicologia, carencia afetiva tratamento, carencia infantil, carencia psicologia, choque de realidade psicologia, cirurgia bariatrica pelo convenio bradesco, clinica de psicologia vila mariana, clinica para depressão, como funciona o reembolso da sulamerica, como lidar com a culpa, como lidar com a frustração no trabalho, como manter relacionamento, como manter um relacionamento feliz, como tratar a ansiedade, como tratar ansiedade, consulta com psicóloga, consulta com psicologa como funciona, consulta com psicologa preço, consulta com psicólogo, consulta com psicologo como funciona, consulta com psicologo preço, consulta psicologica , consulta psicológica, consulta psicólogo, consultar psicólogo, consultorio psicológico, convenio allianz, convenio amil, convenio amil psicóloga, convenio amil psicólogo, convênio bradesco, convenio bradesco guia medico, convenio bradesco marcar consulta, convenio bradesco marcar consulta com psicóloga, convenio bradesco psicóloga, convênio bradesco valor, convenio bradesco valores, convenio psicóloga, convenio psicologia, convenio psicólogo, convenio sulamerica marcar consulta, convenio sulamerica marcar consulta, convenio sulamerica preço, convenio sulamerica valores, convenios psicologia, convenios psicologia, convenios sulamerica, conversa com psicologa , conversa com psicóloga, dependência afetiva, dependência afetiva psicologia, desejo de ser aceito, Psicologa Amil sp, Psicologo Amil sp, psicóloga Amil,psicólogo Amil,reembolso,Psicologa bradesco sp,Psicologo bradesco sp,psicóloga saúde bradesco sp,psicólogo saúde bradesco sp,Psicologa bradesco,Psicologa bradescopsicóloga bradesco saúde sp,psicólogo bradesco saúde sp,reembolso,Psicologa Sulamerica sp,Psicologo Sulamerica sp,psicóloga saúde Sulamerica sp,psicólogo saúde Sulamerica sp,Psicologa Sulamerica,Psicologa Sulamerica,psicóloga Sulamerica saúde sp,psicólogo Sulamerica saúde sp,Psicologa Sul america sp,Psicologo Sul america sp,psicóloga saúde Sul america sp,psicólogo saúde Sul america sp,Psicologa Sul america,Psicologa Sul america,psicóloga Sul america saúde sp,psicólogo Sul america saúde sp,Psicologa convenio Sulamerica sp,Psicologo convenio Sulamerica sp,psicóloga  convenio saúde Sulamerica sp,psicólogo  convenio  saúde Sulamerica sp,Psicologa convenio  Sulamerica,psicóloga  convenio Sulamerica saúde sp,psicólogo  convenio Sulamerica saúde sp,reembolso,Psicologa Golden cross sp,Psicologo Golden cross sp,psicóloga Golden cross  psicólogo Golden crossreembolso,Psicologa allianz sp,Psicologo allianz sp,psicóloga allianz  psicólogo allianzreembolso,Psicoterapia Amil sp,Psicoterapia Amil,reembolso,Psicoterapia allianz sp,Psicoterapia allianz,  reembolso,Psicoterapia Golden cross sp,Psicoterapia Golden cross,  reembolso, Psicoterapia Sulamerica sp,Psicoterapia saúde Sulamerica sp,Psicoterapia Sulamerica,Psicoterapia Sul america, spPsicoterapia Sul america,Psicologa Amil sp,Psicologo Amil sp,psicóloga Amilpsicólogo Amil,reembolso,Terapia de casal bradesco sp,Terapia de casal bradesco sp,Terapia de casal saúde bradesco sp,Terapia de casal saúde bradesco sp,Terapia de casal bradesco,Terapia de casal bradescoTerapia de casal bradesco saúde sp,Terapia de casal bradesco saúde sp,reembolso,Terapia de casal Sulamerica sp,Terapia de casal Sulamerica sp,Terapia de casal saúde Sulamerica sp,Terapia de casal saúde Sulamerica sp,Terapia de casal Sulamerica,Terapia de casal Sulamerica,Terapia de casal Sulamerica saúde sp,Terapia de casal Sulamerica saúde sp,Terapia de casal Sul america sp,Terapia de casal Sul america sp,Terapia de casal saúde Sul america sp,Terapia de casal saúde Sul america sp,Terapia de casal Sul america,Terapia de casal Sul america,Terapia de casal Sul america saúde sp,Terapia de casal Sul america saúde sp,Terapia de casal convenio Sulamerica sp,Terapia de casal convenio Sulamerica sp,Terapia de casal  convenio saúde Sulamerica sp,Terapia de casal  convenio  saúde Sulamerica sp,Terapia de casal convenio  Sulamerica,Terapia de casal convenio Sulamerica,Terapia de casal  convenio Sulamerica saúde sp,Terapia de casal  convenio Sulamerica saúde sp,reembolso,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross  Terapia de casal Golden crossreembolso,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz  Terapia de casal allianzreembolso,Terapia de casal Amil sp,Terapia de casal Amil,reembolso,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz,  reembolso,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross,  reembolso,primeira consulta grátis, Terapia de casal Sulamerica sp, Terapia de casal saúde Sulamerica sp, Terapia de casal Sulamerica, Terapia de casal Sul america, sp Terapia de casal Sul america, Reembolso, primeira consulta grátis, vila mariana, Psicoterapia Amil sp,Psicoterapia Amil,reembolso,Psicoterapia allianz sp,Psicoterapia allianz,  reembolso,Psicoterapia Golden cross sp,Psicoterapia Golden cross, reembolso, psicologa online- psicologa sp - psicologa bradesco amil sulamerica, Psicologa Sulamerica sp,Psicologo Sulamerica sp,psicóloga saúde Sulamerica sp,psicólogo saúde Sulamerica sp,Psicologa Sulamerica,Psicologa Sulamerica,psicóloga Sulamerica saúde sp,psicólogo Sulamerica saúde sp,Psicologa Sul america sp, Psicologa Golden cross sp,Psicologo Golden cross sp,psicóloga Golden cross  psicólogo Golden cross reembolso,Psicologa allianz sp,Psicologo allianz sp,psicóloga allianz  psicólogo allianz reembolso,


Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento ❖Psicologa SP

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

O que é a dificuldade de relacionamento? ❖Psicologa SP

Psicóloga que atende convênio Bradesco

Preço | Reembolso |Terapia

Plantão Psicológico Online Gratuito ❖Psicologa SP

09 dicas de psicólogos para identificar relacionamentos abusivos

❖Terapia Online: uma alternativa excelente

Psicóloga por Whatsapp: sempre com você

A síndrome do Super-Herói

Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento ❖Psicologa SP

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

Psicóloga por Whatsapp: sempre com você

Você tem medo da rejeição? Por Psicóloga SP Maris

Psicóloga que atende convênio Bradesco

Psicologa em São Paulo, Convênio Unimed

05 fases do luto afetivo

Plantão Psicológico Online Gratuito ❖Psicologa SP

Remover âncoras do passado - Psicóloga SP Vila Mariana

A dificuldade de relacionamento

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Você precisa de terapia?


Existem algumas regras para saber se você precisa ou não de terapia:

Todos precisamos de terapia. Porém não precisa ser a todo momento. Existem situações que é possível atravessar sozinho(a), mas em outras a ajuda emocional oferecida por um psicólogo pode ser muito bem vinda.

  • Quando a ansiedade, o estresse, a depressão, ou a dificuldade de relacionamento estiverem provocando muitos danos emocionais;
  • Quando você estiver perdido em seus pensamentos, sem conseguir achar uma direção, uma resposta para sua vida;
  • Quando o medo estiver maior que a coragem de enfrentar as dificuldades;
  • Quando estiver com vergonha de ser quem você é;
  • Quando a dor da for muito insuportável;
  • Quando seu sono, seu apetite e seu desejo sexual estiver comprometidos;
  • Quando você for vítima de abuso psicológico....
  • Sim, Talvez seja a hora de buscar Terapia.
Leia mais sobre Terapia




Nunca Passou na Psicóloga?

Você nunca passou na Psicóloga? Se gostaria de passar, fique tranquilo porque é normal que você tenha muitas dúvidas.

Algumas pessoas que nunca passaram por consulta com psicólogos tendem a idealizar a consulta as vezes de forma negativa e isto causa bastante ansiedade.
Relaxe e venha. Traga para a Psicóloga apenas o que achar válido, afinal o momento é seu. O Psicólogo é um ego auxiliar, alguém que vai te ajudar a pensar nas questões da tua vida.
A primeira Consulta psicológica dura de 30 a 50 minutos, tempo que o paciente tem para expor seus pensamentos, suas dúvidas, seus anseios, suas dores, etc.

Se você nunca passou na psicóloga e gostaria de passar agende uma consulta psicológica gratuita