16/05/2018

Não carregue uma culpa que não é sua

Não carregue uma culpa que não é sua


*Psicologa Bradesco*


Quando for vítima de acusações, verifique se lhe cabe alguma culpa sobre os danos causados aos outros. Em muitos casos, as pessoas tendem a assumir culpa pelo mau comportamento do outro, sem refletir muito, e desta maneira levam uma vida sobrecarregada de traumas e tristezas, sentindo-se culpadas por muita coisa que não lhe diz respeito.

Existem (infelizmente) muitas pessoas que não aprenderam, ou não querem assumir seus erros e acham mais fácil colocar esta carga no ombro alheio. É importante  que saibamos discernir este tipo de atitude para que não nos comprometamos com demandas que não nos pertencer.

Cada um de nós deve assumir seus erros de forma clara e transparente, buscando repará-los sempre que possível. Mas apenas os nossos erros, não os erros alheios. 

Portanto, evite se culpar  por algo que deu errado na vida alheia. Compreenda que cada um de nós precisa lidar com seus erros e suas falhas. Ao assumir culpa pelos erros alheios, você está tirando do outro a oportunidade de mudar de postura. 

Avalie este conteúdo

Aviso


© 2014-2016 |Todos os direitos reservados|
É proibida a reprodução parcial ou integral do conteúdo deste website, em qualquer forma, sem autorização expressa dos autores| O compartilhamento nas redes sociais é permitido.

Textos de Psicologia