Amor idealizado: você pode não ser tão amado (a) quanto parece

Se você tem certeza absoluta que é amado (a) por alguém, fique atento (a). Muitas vezes, você pode ser vítima da sua própria idealização, ou seja, por querer demais que o(a) outro (a) te ame, pode cometer o engano de acreditar-se amado(a).

Podemos exemplificar isto tratando das pessoas que confundem amizade com amor, cordialidade com paquera, elogios com "cantadas".

A idealização

Amor não pode ser categorizado em "correspondido" e "não correspondido".

Existem vários sentimentos entre o amor e a indiferença que devem ser avaliados racionalmente, não só para evitar desilusões futuras, mas também cobranças exageradas. Algumas pessoas amam demais...outras amam pouco. É sobre elas que iremos falar neste tópico.

As vezes, insistir para que o outro demonstre sentimentos que não possui, pode levar o relacionamento à falência em pouco tempo, e os bons sentimentos que restam podem transformar-se em aversão/repugnância, o que irá dificultar até mesmo a manutenção de uma simples amizade no futuro.



💗Amor idealizado:
Entre o amor correspondido e o não correspondido existe uma gama de sentimentos menores, mas nem por isso, menos nobres.

Porém, algumas pessoas confundem a atenção que recebem com amor, paixão ou flerte, colocando a outra pessoa em situações de "saia-justa". Por isso é importante conhecer as intenções da outra parte, para evitar situações constrangedoras ou desilusões amorosas
É possível que alguém demonstre admiração, amizade, desejo sexual, comprometimento, cuidado, sem que isso implique em amor romântico, que é o idealizado pela maioria das pessoas. 


Na psicologia, amor é a mistura de três elementos:
💜Paixão
💚Intimidade
💙Comprometimento

A mistura destes elementos pode originar diversos tipos de amor

psicologa bradesco| psicologa amil|



💕Amor correspondido:

Para que haja correspondência perfeita é necessário que cada um dos envolvidos dê e receba afeto na mesma medida.



Mas a ausência de correspondência perfeita não impede que a relação seja feliz, desde que haja respeito, admiração e compreensão, o que pode favorecer o surgimento dos elementos que faltam, ou a diminuição dos que sobram.




💔Amor não correspondido é percebido quando o esforço para chamar a atenção do outro for enorme e desproporcional. É caracterizado pela falta de reciprocidade em pontos importantes, abrindo espaço para a frustração e a tristeza. 
  
Quando isto ocorre, não há muito o que fazer. 
As tentativas de fazer com que o outro mude de comportamento ou ceda as chantagens emocionais, pressões ou imposições farão com que o afastamento seja cada vez maior e definitivo, uma vez que ela (ele) tem sua individualidade e seus limites.
 
Sugere-se que o indivíduo não-correspondido reflita sobre os motivos que o levam a vivenciar uma relação desigual em termos de afetividade e busque formas mais saudáveis de se relacionar. Caso esta tarefa seja difícil, acima das suas forças, procure ajuda psicológica.

 

Textos de Psicologia


Canal Youtube