Redes Sociais

A síndrome do Super-Herói


Você é do tipo de pessoa 


  • Que acredita que possa ajudar todo mundo?
  • Que tem poder para solucionar problemas que não são teus?
  • Que pode prever desgraças e propor soluções antecipatórias para os outros mesmo quando não há nenhum indício de que  tais desgraças poderão efetivamente ocorrer?

Se você respondeu SIM a estas perguntas pode ser que esteja sofrendo da "Síndrome do Super-Herói".

Esta síndrome é caracterizada pela vontade extrema de solucionar os problemas que estão a sua volta, evitando sofrimento para os outros. 

No entanto, para que consigam equilibrar todas as demandas a sua volta, acabam ficando estressados muito além da conta, muitas vezes, deixando os próprios problemas de lado, ou negando-os, como se sua própria vida fosse o "mar de rosas"


Se este for o seu caso, é importante que você passe a limpo a própria vida e revisite os próprios conflitos. 

As vezes cuidar excessivamente do outro pode ser uma fuga dos próprios problemas; Outras vezes pode ser uma forma "boazinha" de controlar o que o outro faz, a fim de evitar problemas futuros.

Observe que o controle obsessivo sobre o comportamento do outro pode levar à paranoia, além de não ajudar o comportamento do outro, visto que ele não terá espaço para agir de modo a errar e desenvolver formas de reparação.

Pense nisso.



Leia também


  1. A Arte de dizer NÂO
  2. A conexão que desconecta
  3. Os erros mais frequentes na comunicação social









Referências

Godoy Maia, Leandro Dias, Nicácio Dieger Silva, and Patrícia Helena Costa Mendes. "Síndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde: aspectos de sua formação e prática." RBSO 36.123 (2011): 93-102.