Se chegou aqui, certamente estava em busca de Psicóloga perto de mim, psicóloga SP, Psicóloga.
Página inicial
Comprometida em ajudar seus pacientes a alcançar seu bem-estar emocional e evoluir emocionalmente para identificar seus sentimentos e comportar-se respeitando seus limites e os dos outros indivíduos
Visão
Construir um futuro onde o ser humano consiga evoluir emocionalmente para identificar seus sentimentos, e comportar-se respeitando os seus limites e dos outros indivíduos;
Valores
• Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos e perspectivas.
• Respeito e Sensibilidade cultural: tratando todos os pacientes com respeito e dignidade, independentemente das diferenças ou desafios.
• Ética: agindo com integridade e seguindo padrões éticos em todas as interações profissionais.
• Responsabilidade: sendo responsável pelos próprios atos e pelo impacto que eles têm nos pacientes e na comunidade em geral.
• Comunicação efetiva: sendo capaz de comunicar de forma clara e eficaz com os pacientes, famílias e outros profissionais de saúde.
• Autenticidade: agindo com sinceridade e honestidade em todas as interações profissionais.
• Competência profissional: mantendo-se atualizado com os avanços da Psicologia e fornecendo serviços de alta qualidade aos pacientes.
Na prática, a primeira sessão começa com uma recepção acolhedora e amigável.
É uma oportunidade para que o paciente conheça a Psicóloga, tire dúvidas sobre o processo terapêutico e compartilhe preocupações, desafios e objetivos de vida.
Durante essa sessão, a Psicóloga sp geralmente busca estabelecer uma relação de confiança com o paciente, entendendo história de vida, experiências passadas, relacionamentos e estado atual de saúde mental.
A partir daí, Maristela pode traçar um plano de trabalho individualizado, que considere as necessidades específicas do paciente e as técnicas mais adequadas para o seu caso.
É importante ressaltar que o plano de trabalho pode ser flexível e ser adaptado conforme as necessidades do paciente surgirem ao longo do processo terapêutico.
No Final, ela costuma resumir o que foi conversado e fazer algumas considerações, indicando possíveis caminhos de intervenção e dando uma perspectiva sobre o tratamento e formas de restabelecer Saúde mental.
Acolher a queixa do paciente,
promovendo a escuta empática, oferecer ajuda emocional
Coletar o histórico de evolução
emocional, cognitivo e clínico;
Verificar o que precisa ser tratado
em primeiro momento (aspectos que estão impedindo a evolução emocional e e
restringindo a qualidade de vida, bem como a retomada do otimismo e alegria de
viver);
Esboçar uma hipótese diagnóstica e
planos de tratamento;
Realizar encaminhamentos para outras
especialidades (se houver necessidade);
Fazer orientações e aconselhamentos
que possam ser úteis no alívio das questōes momentâneas;
Estabelecer a frequência dos
atendimentos: (Semanais, quinzenais mensais ou esporádicos) e as formas de
pagamento.
1. Acolhimento.
Isto é básico. Acolher o paciente é se colocar à disposição para ouvi-lo do começo ao fim.
2. Atenção
É dever profissional de uma Psicóloga sp prestar atenção ao que o paciente traz, fala; da forma como ele demonstra seus sentimentos.
3. Compreensão.
Nós Psicólogos somos treinados para compreender todos os tipos de pessoas.
Caso você não esteja entendendo o porquê de algumas perguntas, fique a vontade para perguntar. Não saia do consultório com dúvidas.
4. Clareza.
Psicólogos devem falar em linguagem clara; sem usar tecnicismos ou "psicologuês" com o cliente.
5. Pontualidade.
Embora moremos em São Paulo, SP, uma cidade marcada pelo caos no trânsito e nos transportes públicos, o esperado é que as sessões comecem e terminem no horário marcado.
6. Sigilo
O Sigilo profissional está no nosso código de Ética em muitos capítulos, mas cá entre nós, é algo que o bom senso dita.
Obrigada por vir até este Site de Psicologia.