TDAH, Hiperatividade, Dislexia infantil - Psicóloga SP

TDAH, Hiperatividade, Dislexia infantil - Psicóloga SP

TDAH, Hiperatividade, Dislexia infantil - Psicóloga SP


O Transtorno do Défict de Atenção e hiperatividade (TDAH): trata-se da dificuldade de manter o interesse e a sequenciação em uma  única atividade, seja escolar ou não.

Percebe-se esta disruptura comportamental mesmo em atividades que, em teoria, deveriam manter a criança concentrada, como por exemplo: brincadeiras, filmes, jogos, etc.

Até mesmo na alimentaçao: uma criança com TDAH raramente senta pra comer, e termina de consumir os alimentos.

Em uma festa, pode se servir de vários tipos de doces e não comer, "esquecendo-os" em algum lugar.

A criança muda de atividade constantemente, sem conseguir se concentrar em uma delas. 

Segundo a Dra. Ana Beatri Barbosa, a criança com TDAH "parece estar “a mais”, mais agitada, mais bagunceira, mais impulsiva, mais dispersa" (Fonte:  Criança com TDAH e a sua Integração com a família e a escola).

Principais Sintomas

O simples fato de uma criança não conseguir manter o foco em algo, não é, nem de longe, suficiente para disgnosticar um quadro de TDAH.

É preciso muito mais, como por exemplo, que a criança apresente um conjunto de sinais:

Comportamentais:

Tendência à exibir comportamentos agressivos, às vezes violentos, exagerados e impulsivos, inquietação, tendência a começar atividades e não concluí-las. Hiperatividade (Fazer muitas coisas ao mesmo tempo); Explosões de raiva.

Cognitivos:
Dificuldade de atenção, concentração e memorização.

Afetivos/emocionais:
Ansiedade, raiva


(Fonte: Einstein: TDAH em adultos o que fazer?)

Consequências do TDAH

  • Dificuldades escolares;
  • Dificuldade de conciliar o sono;
  • Dificuldade em relacionamentos sociais;
  • Irritabilidade;
  • Isolamento.


Hiperatividade 

É esperado que toda criança seja ativa.

O que não é esperado é que esta hiperatividade lhe traga prejuízos físicos, emocionais e sociais. 

Nestes casos, podemos cogitar um quadro de hiperatividade.

A partir de certa idade, a criança passa a introjetar as normas sociais, compreendendo que em determinados locais e momentos, deve permanecer em silêncio. 

A criança hiperativa é aquela que compreende estas regras, mas não as segue. 

E não deixa de segui-lás porque "quer" mas simplesmente não consegue ficar parada.


Dificuldades escolares:

São as difculdades que a criança apresenta exclusivamente no âmbito escolar, sem que isso, encessariamente reflita em TDAH.

Infelizmente muitos profissionais da Educação e da Psicologia confundem este problema com TDAH.

Por isso é importante que seja feita uma avaliação, de preferência com um Neuropsicólogo para que o diagnóstico seja feito de maneira correta.

Dentre as principais dificuldades escolares, a mais conhecida é a:

Dislexia:

Trata-se de uma dificuldade exclusivamente de aprendizado, sem que isso caracterize TDAH, embora algumas crianças com o Transtorno do Defict de atenção, possam também apresentar Dislexia.

A Dislexia foi subdividida em 6 tipos específicos de Desordem de aprendizado:
Dificuldades:
  • na leitura de palavras;
  • na fluência de leitura;
  • na compreensão da leitura;
  •  na expressão escrita;
  • no cálculo matemática;(Discalculia)
  • na resolução de problema de matemática
  • (fonte Wikipédia)


Diagnóstico da Dislexia:


A criança que apresenta dislexia geralmente escreve de forma espelhada, trocando letras parecidas, como o b e d, o p e q, etc.

Desmotivação Infantil:


Mas, e quando a criança não apresenta nenhum problema psicológico e ainda assim, está desmotivada? 

Desmotivação na escola:


Muitas crianças alegam que a escola é um lugar "chato", que a lição "é difícil" etc. 

Em alguns casos, esta pode ser a chave do problema, mas ainda não é a resposta definitiva. 

Se o aluno está apresentando dificuldades em acompanhar a aula, isto pode em alguns casos se relacionar com o ambiente escolar, bullying, deslocamento social, etc.

Este quadro exige mais atenção dos pais e dos educadores neste sentido.

Porém, em outros casos, o ambiente escolar é favorável, e ainda assim, a criança não quer ir.

Nestes casos, convém verificar se:

1) Existem problemas familiares que estejam bloqueando o interesse da criança; Não é regra geral, pois algumas crianças aprendem, mesmo com problemas, enquanto outras não tem problema algum e ainda assim, não aprendem;

2) O ambiente escolar é opressivo. Para algumas crianças a simples troca de escola, ou de horário é suficiente para resolver o problema. Mas é importante conversar com os educadores e a criança conjuntamente.

Desmotivação generalizada.


Depressão infantil


Segundo a Fiocruz


"Ao contrário do que muitos pensam, criança também sofre de depressão. A depressão que sempre pareceu um mal exclusivo dos adultos hoje em dia afeta cerca de 2% das crianças e 5% dos adolescentes do mundo.

Diagnósticar depressão é mais difícil nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com malcriação, pirraça ou birra, mau humor, tristeza e agressividade. O que diferencia a depressão das tristezas do dia-a-dia é a intensidade, a persistência e as mudanças em hábitos normais das atividades da criança."



Outros casos:

Existem casos em que acriança não tem transtorno, não tem problema em casa, tem saúde, está bem alimentada, não é "mimada", tem material, e ainda assim, apresenta dificuldades. 


Diagnóstico

O diagnóstico para os transtornos infantis é sempre feito por um Neuropsicólogo, ou um Psicólogo cuja experiência e formação seja em Avaliação Psicológica.

É feita uma bateria de testes, e emitido um Laudo Psicológico.

Vale ressaltar que o Psicólogo que faz a Avaliação não deve ser o memso que fará o tratamento, pois são práticas diferentes, o que exige posturas profissionais diferentes.


Como tratar o TDAH e outros problemas psicológicos infantis.


Com Psicoterapia, afinal, a criança precisa aprender que alguns padrões de seu comportamento estão trazendo prejuizos.

A Psicopedagogia também pode auxiliar nas questões específicas de aprendizado e dislexia, mas não abrange os problemas psicológicos inconscientes.

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